Rússia proíbe atividades educacionais de “influência estrangeira”

Konstantin Zavrajin / Kremlin / Sputnik / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

A Rússia proibiu atividades educacionais não aprovadas pelo estado e a cooperação com académicos estrangeiros. Estas foram algumas das mudanças na lei educacional russa que entrou em vigor na terça-feira.

Segundo os legisladores, a lei é baseada na necessidade de aumentar o poder estatal para permitir ou proibir atividades fora dos ambientes académicos formais.

Como avança o The Moscow Times, foi referido que a lei era essencial para conter a “influência estrangeira negativa no processo educacional”. “As forças anti-russas realizam propaganda sob o pretexto de atividades educacionais”, escreveram os autores do projeto de lei.

Duas disposições importantes da lei dizem respeito à exigência de obter permissão do estado para divulgação pública fora dos ambientes formais, bem como para acordos de parceria académica estrangeira. A lei também proíbe o incitamento ao ódio na divulgação pública.

Os observadores advertiram que as emendas à lei educacional da Rússia teriam um efeito inibidor nas atividades de divulgação pública entre cientistas e académicos russos. Alertaram ainda, que segundo a lei, cursos do YouTube, palestras online e até podcasts podem ficar sob o controlo do governo.

Entretanto, quase 250 mil pessoas assinaram uma petição da Change.org a pedir a revogação da lei, e quase 1.700 académicos assinaram uma declaração a condená-la.

O presidente Vladimir Putin assinou a legislação no início de abril, apesar da onda de críticas da comunidade científica e educacional da Rússia.

Com o agravamento das relações russo-ocidentais, vários cientistas e académicos russos foram presos nos últimos anos por “traição” e espionagem, sob acusações de passar informações confidenciais a estrangeiros.

Os críticos do Kremlin acusam as autoridades de “paranóia infundada” ao iniciar os processos criminais e conduzir os julgamentos à porta fechada.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Termos associados à pandemia foram os mais pesquisados no Google

Num ano marcado pela pandemia, os termos mais pesquisados no Google em Portugal estão relacionados com a covid-19, sendo a primeira vez em que a liderança do 'ranking' de pesquisas não está associada à meteorologia. "O …

Dois dos portugueses suspeitos de violarem jovens espanholas podem ficar em prisão preventiva

O Ministério Público (MP) espanhol pede que dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas fiquem em prisão preventiva. Os quatro jovens dizem que as relações sexuais foram consentidas. O Ministério Público (MP) espanhol quer …

Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. "É a equipa Roberto Leal". O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, …

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …