/

Rússia diz que ataque foi feito por serviços de inteligência de outros países

Yulia Skripal / Facebook / EPA

Sergei Skripal, de 66 anos, e a filha Yulia, de 33, foram envenenados por uma substância neurotóxica

O embaixador da Rússia na ONU afirmou que Moscovo assume, com “alto grau de probabilidade”, que os serviços de inteligência de outros países estão por trás do envenenamento do ex-espião e da sua filha, na Grã-Bretanha.

Vassily Nebenzia, embaixador da Rússia na ONU, disse esta quinta-feira, numa reunião convocada pela Rússia, que “tudo confirma que esta é uma campanha coordenada e muito bem planeada”, com o objetivo de “desacreditar e até deslegitimar a Rússia”.

Embora não tenha especificado, o embaixador afirmou que Moscovo assume, “com alto grau de probabilidade”, que os serviços de inteligência de outros países estejam por trás do envenenamento do ex-espião russo e da sua filha, na Grã-Bretanha, com o grande objetivo de usar “uma arma horrível e desumana e de esconder o arsenal dessa substância”.

Segundo o Jornal de Notícias, Nebenzia defendeu que esta situação coloca em causa o papel da Rússia tanto na procura de uma solução para a Síria, “como em qualquer outro lugar”.

Além disso, o embaixador Vassily Nebenzia afirmou que a Grã-Bretanha é obrigada a permitir que a Rússia participe na investigação do ataque, que ocorreu o dia 4 de março, a Sergei Skripal e à sua filha, Yulia, que foram encontrados inconscientes num banco perto de um centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra.

As autoridades britânicas afirmaram que ambos tinham sido envenenados com um agente neurotóxico do tipo militar, o gás Novitchok. Os dois foram encontrados desmaiados.

Entretanto, Yulia Skripal, filha do ex-espião russo, fez esta quinta-feira a primeira declaração desde que foi vítima do envenenamento. A russa de 33 anos diz que foi alvo de um incidente “desconcertante” mas que a sua “força aumenta de dia para dia” e pede respeito à sua privacidade neste momento de recuperação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.