Rússia diz que ataque foi feito por serviços de inteligência de outros países

Yulia Skripal / Facebook / EPA

Sergei Skripal, de 66 anos, e a filha Yulia, de 33, foram envenenados por uma substância neurotóxica

O embaixador da Rússia na ONU afirmou que Moscovo assume, com “alto grau de probabilidade”, que os serviços de inteligência de outros países estão por trás do envenenamento do ex-espião e da sua filha, na Grã-Bretanha.

Vassily Nebenzia, embaixador da Rússia na ONU, disse esta quinta-feira, numa reunião convocada pela Rússia, que “tudo confirma que esta é uma campanha coordenada e muito bem planeada”, com o objetivo de “desacreditar e até deslegitimar a Rússia”.

Embora não tenha especificado, o embaixador afirmou que Moscovo assume, “com alto grau de probabilidade”, que os serviços de inteligência de outros países estejam por trás do envenenamento do ex-espião russo e da sua filha, na Grã-Bretanha, com o grande objetivo de usar “uma arma horrível e desumana e de esconder o arsenal dessa substância”.

Segundo o Jornal de Notícias, Nebenzia defendeu que esta situação coloca em causa o papel da Rússia tanto na procura de uma solução para a Síria, “como em qualquer outro lugar”.

Além disso, o embaixador Vassily Nebenzia afirmou que a Grã-Bretanha é obrigada a permitir que a Rússia participe na investigação do ataque, que ocorreu o dia 4 de março, a Sergei Skripal e à sua filha, Yulia, que foram encontrados inconscientes num banco perto de um centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra.

As autoridades britânicas afirmaram que ambos tinham sido envenenados com um agente neurotóxico do tipo militar, o gás Novitchok. Os dois foram encontrados desmaiados.

Entretanto, Yulia Skripal, filha do ex-espião russo, fez esta quinta-feira a primeira declaração desde que foi vítima do envenenamento. A russa de 33 anos diz que foi alvo de um incidente “desconcertante” mas que a sua “força aumenta de dia para dia” e pede respeito à sua privacidade neste momento de recuperação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …