Crescem os rumores de um golpe de Estado na Rússia, levado a cabo por ex-agentes da KGB, para matar Vladimir Putin e acabar com a guerra na Ucrânia.
O Kremlin tem garantido que Vladimir Putin não tem qualquer problema de saúde, mas o presidente da Rússia deverá ser operado em breve, segundo relatos do canal de Telegram General SVR. A justificação é que o Presidente russo está a lutar contra um cancro.
Novos rumores sugerem agora que vários ex-generais e funcionários da KGB estão a preparar-se para derrubar Vladimir Putin e acabar com a guerra na Ucrânia. Um golpe de Estado parece-lhes ser a melhor solução numa altura em que começam a ver a invasão da Ucrânia como um erro de julgamento por parte do líder russo.
Vários analistas e relatos dos órgãos locais dizem que o chefe do FSB está frustrado com a falta de progresso militar na Ucrânia e que está a juntar forças para o golpe de Estado. No cerno deste movimento está o grupo Siloviki, que é composto por ex-oficiais do FSB ativos na política russa.
“Esta é a primeira vez que os Siloviki estão a distanciar-se do Presidente. O que abre todo o tipo de possibilidades”, disse o especialista em segurança russo Andrei Soldatov.
Durante a operação de Putin, será Nikolai Patrushev quem vai passar a liderar a Rússia e todo o processo da guerra na Ucrânia. Patrushev foi chefe da polícia federal russa e é o líder do Conselho de Segurança da mesma entidade.
Nikolai Patrushev é descrito como a “pior opção” possível para ocupar o cargo de Putin. “É um vilão absoluto e não é melhor do que Putin. Além disso, é mais astuto e mais traiçoeiro. Se chegar ao poder, os problemas dos russos só se vão multiplicar”, lê-se no canal General SVR.
O antigo general norte-americano Jack Keane disse que Putin “fará qualquer coisa” para permanecer no poder, pois sabe que a alternativa seria a sua “morte”.
Segundo o The Sun, Putin já está a preparar-se para um possível golpe militar depois de expurgar 150 espiões devido à invasão da Ucrânia.
O analista russo Alexey Muraviev já tinha alertado que Putin enfrenta um potencial golpe dentro dos seus serviços militares e de inteligência. Muraviev disse à Sky News Australia que o golpe pode acontecer porque querem tentar vencer a guerra — e não para travar a agressão na Ucrânia, ao contrário de outros relatos.
“Acho que houve tensões entre a Rússia e a comunidade de inteligência e o presidente da Rússia, Vladimir Putin”, disse Muraviev.
“Acho que este tipo de narrativa falsa foi-lhes apresentada pelo Comandante Supremo e, depois de o tiro sair pela culatra quando os russos começaram a sofrer fortes perdas, Putin começou a culpar silenciosamente os serviços de segurança”, acrescentou.
Na SIC Notícias, José Milhazes explicou que se vive um clima de paranoia na Rússia. O jornalista argumenta que um hipotético golpe de Estado na Rússia poderia colocar na liderança alguém muito mais eurocético e anti-Ocidente que Vladimir Putin.
Milhazes apontou também que a onda de desinformação e forte opressão policial e mediática tem levado a uma proliferação de teorias sobre uma queda hipotética de Putin.
“Forma-se uma grande paranoia terrível, que leva agora ao aparecimento das mais diversas teses. Que Putin está doente, que vai haver um golpe de Estado… Tenta ver-se quem está a organizar um golpe de Estado e começa-se a entender que, se for aquele que indicam, valha-nos nossa senhora porque é pior que o Putin”, atirou.
Guerra na Ucrânia
-
6 Outubro, 2024 A Rússia “tornou-se totalmente dependente” da China
-
28 Setembro, 2024 Zelenskyy, um “corpo estranho” na Trump Tower
O putin pôs-se a jeito, mas mesmo com rumores deve ser muito dificil chegar até ele. Só se for alguém da confiança dele.
Pode ter sido um rumor lançado pelo Putin, para justificar algumas “acções” dentro da Rússia!…
Mas não deveria de ser o Primeiro-Ministro a assumir no lugar do Putin, em caso de ausência ?
Numa guerra em que a desinformação e a mentira mais descarada é rainha talvez seja melhor esperar pela realidade e não a realidade dos média.
A hipótese de Putin sair de cena só deverá assustar o mundo todo e não descansar ninguém pois tão armados como estão e com vontade de retaliar pelas enormes perseguições que tem sido alvo pelos ocidentais talvez venha alguém que faça parecer Putin um cordeirinho meigo.
oh Lopes, perseguições do ocidente?
deve ser do PCP você…
mais um que apoia a Guerra…
enfim, com o Mundo cheio de gente burra, não admira que a atualidade seja o que é..
Este, como outros do mesmo calibre fazem tanta falta no Mundo , como a Peste !
Crescem rumores de que a NATO está tão desesperada que não recuam perante nenhuma ideia, por muito absurda que seja. A última é que Zelensky foi convidado pelos militares russos para assumir a presidência da federação russa…Com Biden como vice-presidente…
… e o Papa onde entra nesta cena.
DJ convidado para dar musica ao ppl 🙂
Mais uma vez os EUA a tentarem dominar o mundo… Grande Putin que não se deixou enganar e soube reagir no momento certo. Só peca por tardio. Podia ter reagido mais cedo.
É as televisões não falam dos milhares de russos mortos nos últimos 8 anos na Ucrânia através dos ataques e bombardeamentos ucranianos às regiões de maioria russófona como são Lugansk e Donetsk?
Como já foi dito por Nuno Rogeiro, por Durão Barroso e por outras personalidades nesta guerra a leste não há Santos. Todos são culpados pois há muitos anos que se agridem mutuamente. Inclusive o Ocidente apoiou a anexação da Crimeia pois retirou benefícios disso. Agora servem-se da guerra para continuarem a aumentar o custo de vida das pessoas à semelhança do que fizeram e têm feito com a fraudemia Covid. Já vai sendo tempo das pessoas desligarem a televisão e ligarem o cérebro.
????????????
A acontecer poderíamos chamar-lhe guerra-santa!
Pode ser que adormeça na sala de operações e não volte a acordar!
Le roi est mort, vive le roi
Está é a demorar demasiado a acontecer!
Por menos já ouve assassinatos!