Crescem rumores de um golpe de Estado na Rússia para matar Putin e acabar com a guerra

14

Yuri Kochetkov / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Crescem os rumores de um golpe de Estado na Rússia, levado a cabo por ex-agentes da KGB, para matar Vladimir Putin e acabar com a guerra na Ucrânia.

O Kremlin tem garantido que Vladimir Putin não tem qualquer problema de saúde, mas o presidente da Rússia deverá ser operado em breve, segundo relatos do canal de Telegram General SVR. A justificação é que o Presidente russo está a lutar contra um cancro.

Novos rumores sugerem agora que vários ex-generais e funcionários da KGB estão a preparar-se para derrubar Vladimir Putin e acabar com a guerra na Ucrânia. Um golpe de Estado parece-lhes ser a melhor solução numa altura em que começam a ver a invasão da Ucrânia como um erro de julgamento por parte do líder russo.

Vários analistas e relatos dos órgãos locais dizem que o chefe do FSB está frustrado com a falta de progresso militar na Ucrânia e que está a juntar forças para o golpe de Estado. No cerno deste movimento está o grupo Siloviki, que é composto por ex-oficiais do FSB ativos na política russa.

“Esta é a primeira vez que os Siloviki estão a distanciar-se do Presidente. O que abre todo o tipo de possibilidades”, disse o especialista em segurança russo Andrei Soldatov.

Durante a operação de Putin, será Nikolai Patrushev quem vai passar a liderar a Rússia e todo o processo da guerra na Ucrânia. Patrushev foi chefe da polícia federal russa e é o líder do Conselho de Segurança da mesma entidade.

Nikolai Patrushev é descrito como a “pior opção” possível para ocupar o cargo de Putin. “É um vilão absoluto e não é melhor do que Putin. Além disso, é mais astuto e mais traiçoeiro. Se chegar ao poder, os problemas dos russos só se vão multiplicar”, lê-se no canal General SVR.

O antigo general norte-americano Jack Keane disse que Putin “fará qualquer coisa” para permanecer no poder, pois sabe que a alternativa seria a sua “morte”.

Segundo o The Sun, Putin já está a preparar-se para um possível golpe militar depois de expurgar 150 espiões devido à invasão da Ucrânia.

O analista russo Alexey Muraviev já tinha alertado que Putin enfrenta um potencial golpe dentro dos seus serviços militares e de inteligência. Muraviev disse à Sky News Australia que o golpe pode acontecer porque querem tentar vencer a guerra — e não para travar a agressão na Ucrânia, ao contrário de outros relatos.

“Acho que houve tensões entre a Rússia e a comunidade de inteligência e o presidente da Rússia, Vladimir Putin”, disse Muraviev.

“Acho que este tipo de narrativa falsa foi-lhes apresentada pelo Comandante Supremo e, depois de o tiro sair pela culatra quando os russos começaram a sofrer fortes perdas, Putin começou a culpar silenciosamente os serviços de segurança”, acrescentou.

Na SIC Notícias, José Milhazes explicou que se vive um clima de paranoia na Rússia. O jornalista argumenta que um hipotético golpe de Estado na Rússia poderia colocar na liderança alguém muito mais eurocético e anti-Ocidente que Vladimir Putin.

Milhazes apontou também que a onda de desinformação e forte opressão policial e mediática tem levado a uma proliferação de teorias sobre uma queda hipotética de Putin.

“Forma-se uma grande paranoia terrível, que leva agora ao aparecimento das mais diversas teses. Que Putin está doente, que vai haver um golpe de Estado… Tenta ver-se quem está a organizar um golpe de Estado e começa-se a entender que, se for aquele que indicam, valha-nos nossa senhora porque é pior que o Putin”, atirou.

Daniel Costa, ZAP //

14 Comments

  1. O putin pôs-se a jeito, mas mesmo com rumores deve ser muito dificil chegar até ele. Só se for alguém da confiança dele.

  2. Numa guerra em que a desinformação e a mentira mais descarada é rainha talvez seja melhor esperar pela realidade e não a realidade dos média.
    A hipótese de Putin sair de cena só deverá assustar o mundo todo e não descansar ninguém pois tão armados como estão e com vontade de retaliar pelas enormes perseguições que tem sido alvo pelos ocidentais talvez venha alguém que faça parecer Putin um cordeirinho meigo.

    • oh Lopes, perseguições do ocidente?
      deve ser do PCP você…

      mais um que apoia a Guerra…
      enfim, com o Mundo cheio de gente burra, não admira que a atualidade seja o que é..

  3. Crescem rumores de que a NATO está tão desesperada que não recuam perante nenhuma ideia, por muito absurda que seja. A última é que Zelensky foi convidado pelos militares russos para assumir a presidência da federação russa…Com Biden como vice-presidente…

  4. Mais uma vez os EUA a tentarem dominar o mundo… Grande Putin que não se deixou enganar e soube reagir no momento certo. Só peca por tardio. Podia ter reagido mais cedo.
    É as televisões não falam dos milhares de russos mortos nos últimos 8 anos na Ucrânia através dos ataques e bombardeamentos ucranianos às regiões de maioria russófona como são Lugansk e Donetsk?
    Como já foi dito por Nuno Rogeiro, por Durão Barroso e por outras personalidades nesta guerra a leste não há Santos. Todos são culpados pois há muitos anos que se agridem mutuamente. Inclusive o Ocidente apoiou a anexação da Crimeia pois retirou benefícios disso. Agora servem-se da guerra para continuarem a aumentar o custo de vida das pessoas à semelhança do que fizeram e têm feito com a fraudemia Covid. Já vai sendo tempo das pessoas desligarem a televisão e ligarem o cérebro. 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.