Rui Rio pode estar prestes a ganhar um novo rival à liderança do PSD

Manuel de Almeida / Lusa

Pedro Rodrigues, antigo presidente da Juventude Social Democrata, está a ponderar avançar com uma candidatura à liderança do PSD, podendo rivalizar com Rui Rio já nas próximas eleições internas, daqui a três ou quatro meses.

O deputado social-democrata Pedro Rodrigues está a ponderar avançar com uma candidatura à liderança do PSD. O antigo presidente da Juventude Social Democrata (JSD) lançou um movimento de “alternativa política” ao PS, apurou o Expresso.

Ao semanário, o deputado reconheceu que quando “a questão da liderança se colocar” não deixará de “a ponderar seriamente”.

A relação entre Pedro Rodrigues e Rui Rio não é a melhor desde há algum tempo. Um dos principais pontos de desacordo foi a resolução para um referendo sobre eutanásia que Rodrigues enviou aos deputados.

Na altura, o primeiro vice-presidente da bancada do PSD, Adão Silva, qualificou a iniciativa como um “exercício inconsequente” e assegurou que não seria agendada se não estivesse articulada com a direção do partido.

Duas semanas antes, no final de um encontro com o líder do CDS-PP, Rui Rio já tinha dito que o referendo “não está em cima da mesa” e que só no final do processo parlamentar se verá “se a sociedade o quer”.

Pedro Rodrigues garante que não está a pensar em eventuais resultados nas autárquicas, focando-se apenas na “necessidade de construir uma alternativa que lidere uma nova maioria em Portugal que afirme uma classe média robusta e sólida” e que permite ao país “crescer de forma sustentada, ao contrário do que tem acontecido nos últimos 20 anos”.

O ex-presidente da JSD lançou o think tank “Compromisso para um Novo Projeto Político para Portugal”, que de acordo com o Expresso é uma espécie de pré-manifesto eleitoral. Nos próximos meses, promoverá um ciclo de debates, que serão sistematizados num documento político, que deverá ser apresentado antes das autárquicas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eles não páram… eles não desistem. Desde Durão Barroso e Santana Lopes que os Neoliberais estavam convencidos de que tinham tomado o PSD de assalto. Desde então que eles acham que “Social Democrata” passou a ser só um rótulo sem significado.

    Agora que Rui Rio restituiu o PSD à ideologia Social Democrata, eles não desistem. Isto é ridículo… Em apenas dois anos, desde que Rio venceu Santana Lopes de forma avassaladora, que os fascistas dentro do PSD já vão na quarta tentativa para o tentar tirar de lá. Quatro tentativas de o contestar em dois anos! Uma de seis em seis mêses!!… Isto só demonstra a flata de mentalidade democrática dos gebos que estão na política. Se internamente eles têm tanta dificuldade em aceitar uma derrota democrática, imagine-se no poder central o que seria.

    Enfim… Lá vai mais um ser humilhado e reforçar a posição de Rio. Por este andar vão fortalecer tanto a posição de Rui Rio que ele só de lá sai quando morrer.

    • Tem razão. Quando o Dr. Rui Rio chegar a primeiro ministro não deverá dar “leitinho” aos mamões do costume, por isso deve ser um inútil para essa manada.

  2. Pedro Rodrigues tem toda a razão.
    Rio é incapaz, inconsequente, alheado e incompetente.
    O PSD está de rastos. A maioria dos simpatizantes (já nem falo dos militantes, visto que apenas têm demonstrado uma total incapacidade de escolha após Passos Coelho) não se revê num partido sósia do PS.
    Espero que nas próximas presidenciais o rapazito de Belém não consiga ganhar à 1ª volta. Se isso acontecer, e caso André Ventura ou Ana Gomes passem à 2ª volta das eleições, será um claro sinal de que o PSD morreu. E o PS sabe que também vai chegar a sua hora de deixar o poder.
    Pessoalmente acho que este PSD não serve o país. Tal como o PS, servem ambos apenas e só para promover compadrios e esquemas de corrupção.
    Dos outros partidos de esquerda nem vale a pena falar…de tão reles que são.

    • O PSD está de rastos porque os de quem você gosta (Ventura, Santana, Etc…) abandonaram o barco quando apareceu um gajo que não apara golpes e não dá mama a corruptos dentro do partido. Acharam que criando outro partido chegavam a algum lado mas a única coisa que conseguiram foi dividir o PSD. Agradeça-lhes… Eles estão à espera que Rui se vá embora para voltarem a mamar. Mas enquanto Rio lá estiver, mamam é na quinta pata do burro.

    • Se fosse verdade que você está preocupado com a corrupção, teria votado no Dr. Paulo de Morais. Ah já sei… Não estava filiado em nenhum partido e isso assim perturbava o seu futebolismo político. Se ele ganhasse nunca poderia dizer que tinha sido o seu partido a ganhar.

      • Miguel Queiroz, por acaso não votei nesta figura patética que está em Belém.
        Ainda bem!
        Mas o voto é secreto…não é? E o Dr. Paulo Morais é mais um ícone do sebastianismo bacoco que só vem á ribalta porque não gosta de memofante.
        MMQ, mamar na 5ª pata do burro…isso é coisa você lá sabe fazer.
        Mas quer falar de Arnault’s, Frasquilho’s, Mexias ou de quantos mais laranjas com recheio de melancia….?! É que de corrupção e compadrio….

  3. Se for alguém com propostas credíveis e dizer-nos como as pretende e pôr em prática será bem vindo sempre pode da ruma nova alma ao PPD, se for como tem sido só criticar sem apresentar soluções e como as pôr em prática nem vale a pena mudar de líder, mas sinceramente desejo que o novo líder consiga fazer melhor do que têm feito os anteriores ultimamente.

RESPONDER

Em plena pandemia, houve cinco setores que conseguiram faturar mais do que em 2019

Apesar de a pandemia ter levado muitos setores da economia para os piores resultados de sempre, nem todos perderam faturação durante os meses de março a novembro da crise sanitária, algum conseguiram mesmo aumentar. Neste sentido, …

Pesadelo de Özil no Arsenal chega ao fim com transferência para o Fenerbahçe

O futebolista alemão Mesut Özil, dos ingleses do Arsenal, confirmou que vai assinar pelos turcos do Fenerbahçe, depois de vários meses sem jogar pelos 'gunners'. "Estou muito feliz e muito animado, por Deus me ter dado …

Palácio mais antigo da China é descoberto perto de antiga capital. Tem mais de 5000 anos

Um Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas da China, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem atualmente cerca de 5.300 …

"Há exceções a mais". Marques Mendes defende que Governo deve reavaliar medidas de confinamento

No seu habitual espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, Luís Marques Mendes falou sobre as novas medidas de confinanento e das eleições presidenciais. Depois de uma semana a bater recordes em números de …

O cenário "é de guerra" e o medo é de a perder. Temido admite que "estamos muito próximos do limite"

Após uma visita ao Hospital Garcia de Orta, que alertava no sábado para um "cenário de pré-catástrofe", Marta Temido admitiu que o Serviço Nacional de Saúde, os operadores sociais e privados estão em "extremo sobreesforço". Marta …

Discutir sobre temas controversos requer mais atividade cerebral do que concordar

Uma nova investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirmou aquilo que o senso comum já vaticinava: discutir sobre temas controversos requer muito mais atividade cerebral do que simplesmente concordar. De acordo com a nova …

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …

"São dores de crescimento". CNE admite problemas no voto antecipado, mas promete solução no futuro

Domingo foi dia de voto antecipado para 246.880 eleitores, um número recorde desde que esta modalidade foi introduzida no país. As longas filas e alguns ajuntamentos, numa altura em que o país vive um novo …

Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário. Café ao postigo em risco (e ATL até 12 anos podem reabrir)

O Governo convocou um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas de confinamento. Em cima da mesa estará a hipótese de acabar com o café ao postigo e a possível abertura dos ATL até …

Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testam positivo e vão falhar clássico

Os três jogadores azuis e brancos testaram positivo à covid-19, este domingo, e falham assim o jogo frente ao Sporting na meia-final da Taça da Liga. De acordo com o jornal A Bola, os jogadores do …