Rui Rio vai votar a favor da despenalização da eutanásia

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O presidente do PSD vai votar a favor da despenalização da morte medicamente assistida, na votação agendada para esta quinta-feira, no Parlamento.

Como o partido deu liberdade de voto, a bancada destacou quatro deputados para falar, dois a favor e dois contra, durante o debate dos cinco projetos de lei do BE, PAN, PS, PEV e Iniciativa Liberal, esta quinta-feira à tarde, na Assembleia da República.

Pelo “sim” vão falar Sofia Matos e André Coelho Lima, vice-presidente de Rio, e o “não” vai ser defendido por Cláudia Bento e António Ventura, acrescentou a mesma fonte.

Ao longo dos últimos anos, Rui Rio tem dito ser “tendencialmente favorável” à despenalização da eutanásia, mas, esta terça-feira, após uma audiência com o Presidente da República, não disse o que faria amanhã. “Eu já decidi o meu sentido de voto, mas não vou mais longe que isso”, afirmou.

Porém, de acordo com uma contabilização feita pela agência Lusa, há pelo menos sete deputados do PSD que votam favoravelmente alguns dos diplomas em debate, entre os quais Rui Rio, Adão Silva, Hugo Carvalho, Duarte Marques, Sofia Matos, André Coelho Lima e Cristovão Norte.

Um conjunto de deputados do PSD decidiu avançar com uma iniciativa de referendo, encabeçada pelo ex-líder da JSD, Pedro Rodrigues. No entanto, segundo a TSF, a direção da bancada do PSD acha inoportuno falar de um referendo agora e, por isso, o vice-presidente da bancada, Adão Silva, assegurou que a iniciativa não será agendada.

O social-democrata considerou “completamente inaceitável” que uma iniciativa deste tipo surja de “um deputado ou grupo de deputados” sem que seja articulada com a direção.

Ao Expresso, Pedro Rodrigues promete não baixar os braços e garante que vai levar o tema ao Conselho Nacional do PSD. “Por muito que me tentem isolar estou confortável com a minha convicção”.

De acordo com a agência Lusa, no decorrer da tarde, os deputados Alberto Machado, Sandra Pereira, Cristóvão Norte e Carlos Silva demarcaram-se da iniciativa, alegando que o seu nome foi “abusivamente utilizado” como subscritores.

A Assembleia da República debate e vota, na quinta-feira, os cinco projetos de lei para a despenalização da morte assistida que preveem essa possibilidade, mas sob diversas condições.

Todos os diplomas preveem que só podem pedir a morte medicamente assistida, através de um médico, pessoas maiores de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável.

Propõem também a despenalização de quem pratica a morte assistida, nas condições definidas na lei, garantindo-se a objeção de consciência para os médicos e enfermeiros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu voto a favor da eutanásia governativa, isto é, em situações em que manifestamente ficasse demonstrado que o governo é incapaz dever-se-ia desligá-lo da máquina. É de resto o que eu proponho para o atual desgoverno do saque do lítio das panelinhas nas grandes obras públicas e da politização da justiça.

  2. Dar a cara, no voto desta solução, é assumir a responsabilidade da mesma. Pode ser chumbada, claro !……….. mas certo é que ficaremos, não só sem a liberdade individual de a solicitar, como ao nível do País, continuara a haver Cuidados Paliativos só para os que mais posses económicas tem . Exemplos não faltam em termos de inexistência de apoio a pessoas em fim de vida moribundas, que são a grande maioria. Uns morrem beneficiando de excelentes cuidados, graças a capacidade financeira de os pagar, e outros desgraçados são puramente reduzidos a um fim de vida indigno no sofrimento e SÓS !……..Será isso a continuidade que já temos ! Os que estão contra esta solução, tem todo o direito de a chum bar, privando dez milhões de Portugueses da livre decisão. Esta solução com o devido enquadramento criterioso, permite uma decisão puramente INDIVIDUAL !…..nem todos são endinheirados, para se dirigirem a Clínicas e Hospitais Privados e poderem acabar por morrer CONFORTAVELMENTE!…. Admitir a realidade e menos hipocrisia seria um grande passo, para fins de Vida dignos, com cuidados de qualidade acessíveis a todos, e a liberdade de escolha de acabar com o sofrimento que é individual a cada um em situação extrema!

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …