/

“Toca a reunir” no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

10

Mário Cruz / Lusa

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos quanto ao assunto, havendo seis clínicos que admitem, num inquérito, já ter praticado eutanásia.

O Parlamento debate, nesta quinta-feira, 5 projectos de despenalização da eutanásia apresentados por PS, Bloco de Esquerda, PAN, PEV e Iniciativa Liberal. Contando os votos de todos estes partidos e ainda o voto previsivelmente favorável de Joacine Katar-Moreira, a aprovação da morte medicamente assistida está à vista, com uma maioria confortável de 135 deputados.

Espera-se também que alguns deputados do PSD votem a favor, mas há ainda deputados socialistas que podem votar contra. O Expresso conta 12 deputados do PS que se opõem à despenalização da eutanásia.

Desta forma, no PS “há um toca a reunir para o dia da votação”, com o apelo a deputados que estão em missão no estrangeiro para que voltem a tempo da votação no Parlamento, para que não haja surpresas e a despenalização da eutanásia avance mesmo, segundo destaca o semanário.

Em 2018, as propostas apresentadas no Parlamento não passaram por apenas 5 votos, numa votação nominal dos deputados, em que se manifestaram um a um, com PS e PSD a darem liberdade de voto. Os dois partidos devem manter essa liberdade de voto para a votação desta quinta-feira.

Deputados do PSD avançam com iniciativa de referendo

Um conjunto de deputados do PSD vai avançar com uma iniciativa de referendo sobre a despenalização da eutanásia. O primeiro subscritor da iniciativa é o ex-líder da JSD Pedro Rodrigues, o segundo subscritor é o líder da distrital do Porto, Alberto Machado, e o terceiro é Cristóvão Norte, numa iniciativa à qual já aderiram também o ex-líder da distrital de Lisboa Pedro Pinto, os deputados eleitos pela capital Carlos Silva e Sandra Pereira, bem como os parlamentares e líderes das distritais de Coimbra e Viseu, Paulo Leitão e Pedro Alves, respectivamente.

Pedro Rodrigues defende que não pode ser “uma maioria conjuntural” a decidir uma “questão civilizacional que divide a sociedade”, conforme nota enviada à Lusa.

Entretanto, os jovens ligados aos centros universitários da Companhia de Jesus vão entregar, nesta quarta-feira, uma carta aberta contra a eutanásia, com cerca de 2.000 assinaturas.

Intitulada “Prevenir o que não se pode remediar”, os jovens jesuítas, com idades entre os 16 e os 30 anos, consideram que aprovar a eutanásia é “um irremediável erro que ainda é possível prevenir” e reiteram o apelo aos deputados para que votem contra.

Seis médicos admitem já ter praticado eutanásia

Um estudo feito pelo director do serviço de cuidados paliativos do IPO do Porto, o oncologista José Ferraz Gonçalves, aponta que 51% dos 1148 médicos que responderam ao inquérito são favoráveis à legalização da eutanásia, 32% são contra e 17% não têm posição definida.

Neste inquérito realizado apenas a médicos inscritos no Norte e que é divulgado pelo Público, também houve seis médicos que, mantendo o anonimato previsto no estudo, admitiram que já praticaram eutanásia e outros dois que estiveram envolvidos em casos de suicídio assistido.

Quando questionados sobre se estariam dispostos a praticar eutanásia no caso da sua legalização, mais de um terço dos inquiridos admitem fazê-lo, enquanto 44% garantem que não o farão e 19% não sabe.

Comentando os resultados do inquérito, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que o estudo não é representativo, já que só “o Norte tem cerca de 20 mil médicos inscritos”, como refere ao Público.

Em declarações a este jornal, José Ferraz Gonçalves considera que “os médicos que têm maior contacto com doentes em fim de vida [que vêem mais de 30 pacientes nestas circunstâncias por ano] são mais frequentemente desfavoráveis a essas práticas do que os que têm menor ou nenhum contacto”.

ZAP // Lusa

10 Comments

  1. O que aqui se esta a discutir não é nada sobre casos de pessoas que estão em situações deploráveis de vida e que eventualmente proporcionar-lhe um fim digno e humanamente aceitável poderia (ou não!) conduzir ao fim da sua vida de forma mais prematura (eutanásia).
    O que aqui se esta a debater é um meio, legal de se poder num futuro próximo, reduzir os custas do estado:

    -> tens dinheiro és tratado com ele e com todas as regalias possíveis
    -> não tens dinheiro, o estado arranja uma solução simples, sem dor e gratuita… EUTANÁSIA.

    Ou acreditam que o atual sistema económico esta pensado para uma sociedade com cidadãos com mais de 70/75 anos?
    É uma ilusão, pois quando o sistema atual colapsar (que infelizmente já faltou mais, basta ver as dívidas dos países e das suas populações sempre à aumentar), reformas, cuidados paleolíticos, etc serão cortados ao mínimo, levando inevitavelmente à “necessidade” de recorrer à eutanásia para controlar os custos.
    Este é o fim triste que espera a uma grande maioria das pessoas…

      • Desta vez até concordo com o Eu!.
        Ninguém falou em “abater” pessoas mas sim no direito de as pessoas desesperadas com as suas maleitas terem o direito de pedir o fim do sofrimento.
        Ninguém falou em obrigar os médicos a “matar” pessoas mas sim em lhes dar o direito de assistir a quem sente a vida insuportável sem que a justiça os condene.
        Este tipo de comentários apoiados em fantasias e mentiras só desvirtuam a verdade dos assuntos tratados, livrem-nos destes comentários nada sérios.

      • Ó Eu, essas palavras que proferes, também são aplicadas a ti, antes de dizeres asneiras ignorantes e que são muitas.

      • Se tu, que até comunicas com espíritos, o dizes; é porque deve ser!…
        Curiosamente não apontaste nenhuma dessas minhas “asneiras ignorantes”!…
        Sobre a notícia, também NADA…

  2. Cuidados paleolíticos referem-se à pré história não é verdade? Ó Alves, e que tal falar do que sabe e não andar por aí a atropelar as palavras? Lembro ainda, que é de ficar doido c/ as pessoas que ao emitirem certos comentários, vão para defronte do espelho, depois, sabemos o que acontece.

  3. O Eu é tão ignorante quanto os outros. Olha demasiado para o espelho e julga-se a si próprio! Vais ser julgado por quem é superior a ti! Quando o teu filho ou o teu neto te disser “quero morrer porque não pedi para nascer” darás palmadas no peito, mas de nada te valerão! Terás o que mereces!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.