Rui Rio já escolheu novo secretario-geral do PSD

PSD / Flickr

José Silvano, novo secretário-geral do PSD

O deputado José Silvano foi indicado, esta segunda-feira, como o novo secretário-geral do PSD, na sequência da demissão de Feliciano Barreiras Duarte.

“O deputado José Silvano é o novo secretário-geral do PSD e começará a exercer funções de imediato no partido. Esta nomeação deverá ser ratificada na próxima Comissão Política Nacional, agendada para 28 de março, e, posteriormente, no Conselho Nacional do PSD”, é referido num comunicado do partido.

José Maria Lopes Silvano é deputado na atual legislatura, cargo que já tinha desempenhado entre 1995 e 1999, ambas as vezes eleito pelo círculo de Bragança. Advogado de 61 anos, natural de Vila Real, foi apoiante de Rui Rio na campanha interna, presidiu à Câmara Municipal de Mirandela e liderou a distrital de Bragança do partido.

Durante a sua passagem pela Universidade de Coimbra, José Silvano foi vice-presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra, em 1982. No PSD, foi vogal da Comissão Política Nacional social-democrata e membro do Conselho Nacional.

Na atual legislatura, integra a Comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, da qual é vice-presidente, é coordenador do PSD na Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas e é ainda membro da Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da “Estratégia Portugal 2030”.

Novo secretário-geral envolvido na lei que Rio contestou

José Silvano foi também o coordenador social-democrata no grupo de trabalho que alterou a polémica lei do financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais, aprovada no Parlamento a 21 de dezembro.

A lei, que retirava os limites à angariação de fundos por parte dos partidos e previa que estes podiam pedir a devolução total do IVA sobre todas as despesas, foi vetada, no início de janeiro, pelo Presidente da República, “com base na ausência de fundamentação publicamente escrutinável quanto à mudança introduzida no modo de financiamento dos partidos políticos”.

Na altura, Rui Rio, ainda candidato à liderança do PSD, criticou o decreto-lei, considerando que foi efetuado “um bocado às escondidas” e que a isenção de IVA “não faz sentido”.

Face ao veto do Presidente, os partidos concordaram em fazer alterações no decreto-lei e, no início deste mês, chegaram a uma nova versão, tendo sido excluída a medida que atribuía isenção total de IVA nas atividades partidárias. Tirando este ponto, Marcelo Rebelo de Sousa vai receber uma lei quase idêntica à que vetou inicialmente.

Já sob a liderança de Rio, os sociais-democratas voltaram atrás no consenso obtido com o PS e votaram contra esse alargamento.

Silvano não tem “receio” de ir a votos

Feliciano Barreiras Duarte anunciou no domingo, em comunicado, que apresentou a sua demissão de “forma irrevogável” ao presidente do partido, depois de uma semana de notícias sobre irregularidades no seu currículo e de uma alegada falsidade na morada que indicou no Parlamento, considerando que os “ataques” de que estava a ser alvo o prejudicaram gravemente e à sua família, bem como a direção do PSD.

Numa nota enviada às redações, José Silvano admite que ficou “surpreendido” com o convite mas garante que aceitou com “espírito de missão”. Ao Observador, o deputado diz não ter “receio” de não ter o apoio da maioria dos conselheiros e deixa um aviso: “Se querem ganhar eleições, regionais, europeias e legislativas, temos de nos unir. Se querem jogos de outra forma, então votem contra”, afirmou.

De acordo com o Público, Rui Rio não se decidiu por nenhum dos nomes que estavam a ser falados no partido e optou por uma figura que suscita reações diversas. Do lado dos santanistas, há quem considere difícil que Silvano tenha uma votação confortável no Conselho Nacional e outras fontes partidárias sustentam que o nome “não hostiliza” nenhum setor do PSD e que também não pertence à “corte de Lisboa”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …