Rui Rio é o novo líder do PSD

Fernando Veludo / Lusa

De acordo com os primeiros resultados, os militantes do PSD deram hoje, nas eleições diretas, a vitória ao antigo autarca do Porto, que disputou o lugar com o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

De acordo com os resultados preliminares das eleições diretas, o novo líder social-democrata será Rui Rio, que sucede a Pedro Passos Coelho.

Quando estavam apuradas 156 mesas de voto e havia 168 por apurar, Rui Rio liderava com 60% e 8.415 votos. Santana tinha 40% e apenas cinco mil votos.

No concelho de Lisboa, um dos resultados mais esperados — onde Rui Rio tinha um forte apoio –, Santana Lopes, que já presidiu ao município, ganhou por poucos votos com 1.124 militantes a votar no lisboeta e 1.070 a votar no portuense.

Por outro lado, no Porto, e como já era esperado, foi Rui Rio a ganhar. O ex-presidente da Câmara portuense somou 4.571 votos contra os 3.311 de Santana Lopes. Em todo o distrito, Santana venceu apenas nos concelhos da Trofa e de Lousada.

À saída da sede distrital do partido no Porto, depois de votar, o candidato a líder do PSD tinha considerado que o partido está “mais mobilizado” e em melhores condições “de se relançar” do que “há dois ou três meses”. “Estas eleições revitalizaram o partido e isso é importante”, afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre a grande afluência às urnas, Rio defendeu que isso é prova de “que as eleições diretas são positivas” apesar de darem “muito mais trabalho”.

“Esta participação dos militantes é o que dá vida ao partido. Antigamente era um congresso. Havia um fim de semana que era uma festa, mas não passava de um fim de semana. Agora não, houve uma participação muito maior”, disse, defendendo, contudo, que estas eleições “não são de vida ou de morte”.

Sobre o futuro, o ex-presidente da Câmara Municipal do Porto defendeu que “vai ser fácil manter o partido unido”. “Do meu ponto de vista e do ponto de vista do meu adversário, não há problema nenhum. Não tenho qualquer problema com ele e ele não tem qualquer problema comigo. O relacionamento que tínhamos no passado é o relacionamento que temos hoje”, afirmou. “E espero que entre os apoiantes seja a mesma coisa”, afirmou.

Passos Coelho sai de bem “consigo e com os outros”

“Saio de bem comigo e de bem com os outros. ” Foi assim que Pedro Passos Coelho respondeu aos jornalistas que o questionaram sobre o fim de uma liderança de oito anos.

“Há pessoas que saem arreliadas, às vezes frustradas por acharem que deixaram muito por fazer ou fizeram mal – no fundo, quando se arreliam muito com os outros é com elas próprias que estão arreliadas — e não é o meu caso. Não quer dizer que tenha feito tudo bem, não há ninguém que faça sempre tudo bem, mas saio de bem comigo e de bem com os outros”, afirmou.

Quanto ao futuro mais imediato, o ex-primeiro-ministro diz que por agora não estará obviamente na linha da frente da intervenção partidária. Mas ressalvou: “Tenho 53 anos, tenho muita coisa para fazer na vida“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Amazon inaugura loja que funciona sem funcionários ou caixas de pagamento

Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou a sua loja física sem caixas de pagamento. Entrar, pegar no que se quer e sair sem pagar - é esta a dinâmica da Amazon Go. Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou, …

"Quero representar a humanidade na máquina". A próxima meta de Ishiguro é a consciência artificial

https://vimeo.com/252082730 Hiroshi Ishiguro aliou a paixão pela arte ao fascínio pela robótica com o objetivo de "representar a humanidade na máquina". Deu à inteligência artificial um corpo. Agora, quer dar ao corpo uma consciência. Hiroshi Ishiguro …

Cidade do Cabo pode ficar sem água dentro de 90 dias

Numa bacia geológica por baixo da Montanha da Mesa e historicamente alimentada por forte precipitação no inverno, a capital sul africana tem sido conhecida como um paraíso de abundante água natural. Mas isso pode estar …

Adeus homens. Extinção já tem data marcada

O cromossoma Y, responsável pelo desenvolvimento das propriedades sexuais masculinas, vai desaparecer. Mas, podem os homens todos estar descansados, tal apenas acontecerá dentro dentro de 4,5 milhões de anos. Segundo um novo estudo de investigadores da …

Indiano está a abrir uma estrada de 8 km para os filhos irem à escola

Durante dois anos, Jalandhar Nayak usou uma enxada e uma picareta para construir sozinho uma estrada de 8 quilómetros num vilarejo remoto do Estado de Orissa, na Índia, para que os filhos conseguissem ir mais …

Supernanny perde patrocinador principal

Supernanny perdeu o patrocínio da Corine de Farme. A marca comercializada pelos Laboratórios Sarbec Portugal era a principal patrocinadora do controverso programa da SIC. A retirada do patrocínio, que já estaria a ser equacionada desde a semana passada, surge …

Supremo recusa pedido para emitir mandado europeu de detenção contra Puigdemont

O Supremo Tribunal de Justiça espanhol recusou o pedido do Ministério Público para voltar a emitir um mandado europeu de detenção contra o ex-presidente da Catalunha, que se deslocou à Dinamarca. A procuradoria-geral espanhola pediu esta …

Rui Rio mantém Hugo Soares na liderança da bancada do PSD até ao congresso

Rui Rio esteve reunido com Hugo Soares, esta segunda-feira, no Porto. O novo líder do PSD decidiu que vai manter o atual líder da bancada parlamentar até que se realize o Congresso Nacional do partido. Em …

Algoritmo vanguardista de investigadores portugueses supera o Google Brain

Um novo algoritmo de inteligência artificial que desenvolve "uma abordagem vanguardista para automatizar processos de aprendizagem no campo da visão computacional" foi criado por investigadores da Universidade de Coimbra. Quatro investigadores do Centro de Informática e …

Incêndios no Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa

A Polícia Judiciária de Leiria determinou que os dois incêndios que consumiram o Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa. O engenho explosivo foi encontrado no pinhal, mas ainda não foram identificados os autores. A Polícia Judiciária …