Rui Rio é o novo líder do PSD

Fernando Veludo / Lusa

De acordo com os primeiros resultados, os militantes do PSD deram hoje, nas eleições diretas, a vitória ao antigo autarca do Porto, que disputou o lugar com o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

De acordo com os resultados preliminares das eleições diretas, o novo líder social-democrata será Rui Rio, que sucede a Pedro Passos Coelho.

Quando estavam apuradas 156 mesas de voto e havia 168 por apurar, Rui Rio liderava com 60% e 8.415 votos. Santana tinha 40% e apenas cinco mil votos.

No concelho de Lisboa, um dos resultados mais esperados — onde Rui Rio tinha um forte apoio –, Santana Lopes, que já presidiu ao município, ganhou por poucos votos com 1.124 militantes a votar no lisboeta e 1.070 a votar no portuense.

Por outro lado, no Porto, e como já era esperado, foi Rui Rio a ganhar. O ex-presidente da Câmara portuense somou 4.571 votos contra os 3.311 de Santana Lopes. Em todo o distrito, Santana venceu apenas nos concelhos da Trofa e de Lousada.

À saída da sede distrital do partido no Porto, depois de votar, o candidato a líder do PSD tinha considerado que o partido está “mais mobilizado” e em melhores condições “de se relançar” do que “há dois ou três meses”. “Estas eleições revitalizaram o partido e isso é importante”, afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre a grande afluência às urnas, Rio defendeu que isso é prova de “que as eleições diretas são positivas” apesar de darem “muito mais trabalho”.

“Esta participação dos militantes é o que dá vida ao partido. Antigamente era um congresso. Havia um fim de semana que era uma festa, mas não passava de um fim de semana. Agora não, houve uma participação muito maior”, disse, defendendo, contudo, que estas eleições “não são de vida ou de morte”.

Sobre o futuro, o ex-presidente da Câmara Municipal do Porto defendeu que “vai ser fácil manter o partido unido”. “Do meu ponto de vista e do ponto de vista do meu adversário, não há problema nenhum. Não tenho qualquer problema com ele e ele não tem qualquer problema comigo. O relacionamento que tínhamos no passado é o relacionamento que temos hoje”, afirmou. “E espero que entre os apoiantes seja a mesma coisa”, afirmou.

Passos Coelho sai de bem “consigo e com os outros”

“Saio de bem comigo e de bem com os outros. ” Foi assim que Pedro Passos Coelho respondeu aos jornalistas que o questionaram sobre o fim de uma liderança de oito anos.

“Há pessoas que saem arreliadas, às vezes frustradas por acharem que deixaram muito por fazer ou fizeram mal – no fundo, quando se arreliam muito com os outros é com elas próprias que estão arreliadas — e não é o meu caso. Não quer dizer que tenha feito tudo bem, não há ninguém que faça sempre tudo bem, mas saio de bem comigo e de bem com os outros”, afirmou.

Quanto ao futuro mais imediato, o ex-primeiro-ministro diz que por agora não estará obviamente na linha da frente da intervenção partidária. Mas ressalvou: “Tenho 53 anos, tenho muita coisa para fazer na vida“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …