Demitiu-se o único candidato a substituir Graça Freitas (e que sugeriu compota no Natal)

1

Rodrigo Antunes / Lusa

O subdiretor-geral de Saúde, Rui Portugal

Rui Portugal estava “totalmente preparado” para liderar a Direcção-Geral da Saúde mas deixou o cargo nesta quarta-feira.

O subdirector-geral da Saúde, Rui Portugal, que estava no cargo há quase três anos, demitiu-se nesta quarta-feira.

A SIC Notícias cita uma nota do gabinete do Ministério da Saúde, que “agradece a Rui Portugal toda a dedicação à causa da saúde pública, designadamente durante o exigente período da pandemia”.

Foi durante o primeiro ano da pandemia, mais concretamente pouco antes do Natal de 2020, que Rui Portugal sugeriu “visitas rápidas no quintal e patamar de escadas do prédio, com uma troca simbólica de uma compota”.

Assim sai “de cena” o único responsável que aparecia como candidato à liderança da Direcção-Geral da Saúde.

Recorde-se que, no final de 2022, foi anunciado que Graça Freitas que ia deixar de ser directora-geral da Saúde. Iria reformar-se no início deste ano mas aceitou continuar no cargo até ser encontrado o sucessor.

Já neste ano, em Fevereiro, Rui Portugal assegurou que estava “totalmente preparado” para ser o sucessor de Graça Freitas.

Aliás, o agora antigo subdirector já tinha substituído Graça Freitas, provisoriamente, quando a líder da instituição ficou isolada por estar infectada com COVID-19.

Rui Portugal, médico, é especialista em saúde pública e foi coordenador do Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da COVID-19 em Lisboa e Vale do Tejo.

Já foi, entre outras ocupações, director-executivo do Plano Nacional de Saúde 2012-2017, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo e administrador do Hospital de Pulido Valente.

Não foram divulgados os motivos desta demissão.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.