Rui Pinto deve vir a enfrentar novo “processo explosivo”

cv (YouTube)

Rui Pinto vai ser alvo de um novo processo judicial. Segundo a Sábado, o hacker terá entrado nos sistemas informáticos de, pelo menos, mais 33 entidades.

Em setembro, o hacker Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada, num total de 147 crimes. Segundo a edição desta quinta-feira da Sábado, além dos 147 crimes de que Rui Pinto é acusado no âmbito do caso Doyen, o português vai ainda enfrentar um “processo explosivo” com uma dimensão bastante superior ao primeiro.

De acordo com a certidão extraída do inquérito no qual Rui Pinto foi recentemente acusado, os investigadores da Polícia Judiciária encontraram indícios de que o pirata informático entrou nos servidores de alguns dos maiores clubes mundiais como o Real Madrid, o Barcelona, a Juventus, o Manchester City, o Benfica e o FC Porto, mas também de empresas de Isabel dos Santos, à Rede Nacional de Segurança Interna, escritórios de advogados e da IURD.

A revista explica ainda que a Polícia Judiciária encontrou mais de 500 potenciais vítimas de Rui Pinto, ao analisar os discos externos e computadores apreendidos na casa do hacker, na Hungria.

Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público de um crime de extorsão na forma tentada, 75 crimes de acesso ilegítimo, um crime de sabotagem informática, 70 crimes de violação de correspondência, sendo sete destes agravados, num total de 147 crimes.

Na altura, o MP referiu que, “a partir do início do ano de 2015 e até 16 de janeiro de 2019, o principal arguido muniu-se de conhecimentos técnicos e de equipamentos adequados que lhe permitiram aceder, de forma não autorizada, a sistemas informáticos e a caixas de correio eletrónico de terceiros.”

O Ministério Público acrescentou ainda que “recolheu indícios de que o arguido, para além dos acessos indevidos às entidades e caixas de correio objeto da acusação, acedeu igualmente a sistemas informáticos e caixas de correio de muitas outras entidades, públicas e privadas.”

Se não tivesse sido agora acusado pelo MP, Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março, teria sido libertado no final de setembro. Agora, o pirata informático deverá continuar em prisão preventiva enquanto durar a fase de instrução, se esta for pedida, e o julgamento, se for essa a decisão do juiz de instrução.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Nunca te devias ter entregado rapaz. Sabías demais e sobre muitos poderes deste país. Incomodas muitos interesses e muitas agendas de poder e ganância. Vão arranjar maneira de te ir mantendo indefinidamente no xilindró

    • Ele não se entregou e, claramente, não é nenhuma santinho; antes pelo contrário!…
      A ganância foi exactamenete o que o tramou!!

  2. Este pilho é um criminosozinho comum, com algum conhecimento de informática. O que dá raiva nesta história é se armar em justiceiro sem fins lucrativos (engana-nos que a gente gosta). Prisão com ele !!!

      • Parece que não é assim. Antes de ser preso já colaborava com diversas forças policiais. Para enquadrar estes casos as leis europeias estão a mudar.

        • Colaborava?
          Com quem?
          Essas “diversas forcas policias” tem nome ou isso foi só mais mais uma estratégia do advogado para entreter a malta?
          Se isso era mesmo assim, certamente que as tais “forças”, virão confirmar a “estória”…
          O que me parece é que ele vivia de andar a “minar” tudo o que conseguia e, quando começou a ser apertado é que se lembrou de se armar em “bom samaritano”!…

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …