/

Rui Pinto encriptou dez discos externos. PJ não consegue descodificá-los

23

cv (YouTube)

A Polícia Judiciária não consegue aceder a dez discos externos encriptados pelo hacker Rui Pinto. Desta forma, as autoridades podem estar a não conseguir obter provas essenciais à investigação.

Em janeiro, as autoridades apreenderam doze discos externos e dois computadores na casa de Rui Pinto, na Hungria. Desses discos externos, dez deles estão encriptados e a Polícia Judiciária não consegue aceder a eles. Segundo a notícia avançada esta sexta-feira pelo Público, dezenas de milhares de gigabytes que não estão ao alcance da PJ.

Rui Pinto é acusado de 175 crimes de acesso ilegítimo, violação de correspondência, tentativa de extorsão e de sabotagem informática pelo Ministério Público. No entanto, caso as autoridades consigam aceder à informação nos restantes discos rígidos, o número de crimes dos quais o jovem é acusado, pode aumentar ainda mais.

A Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ acredita que os discos externos encriptados sirvam de “repositórios de informação exfiltrada”. Tendo em conta a “quantidade, complexidade e diversidade da informação disponível nos volumes de armazenamento de massa”, a unidade queixa-se do curto prazo até ao limite da fase de inquérito.

Ao investigar os restantes discos externos, a Polícia Judiciária descobriu que o hacker acedeu a 488 contas de email de organizações públicas e privadas.

Além disso, a polícia húngara encontrou um papel, escrito à mão, que descreve um possível plano de contingência que seria posto em prática caso Rui Pinto fosse apanhado pela polícia. Em buscas feitas à cela do hacker, foi confiscado um bloco de notas, que pode provar que a caligrafia trata-se da mesma.

A defesa do português alega que a revista à cela “excede o âmbito da busca e apreensão” e, por isso, pedem que seja considerada nula. Entretanto, o bloco de notas já foi devolvido ao pirata informático.

ZAP //

23 Comments

  1. Ai se ele “bota a boca no trombone”… ! Deve haver por aí muita gente tao apertadinha que nem um feijao chicharo lhe cabe no sitio. E entao lá para os lados da “lavandaria da luz” nem se diz nada…

      • Eu nao tenho club nem me identifico com quaisquer partidos.
        Nao precisa ser ordinario nem descaradamente ofensivo para o “pinto”… se tem provas de algo, cumpra o seu dever civico.
        Referi-me ao que é badalado nos diversos orgaos de comunicacao e que nitidamente é afabado pela quadrilha “iluminada” constituida por politicos de elevada craveira, boys de mao e até juizes. E o sistema já os protege desde o estado novo.
        Quanto aos seus conhecimentos de informatica, basta ver aqui os seus comentarios e a resposta que lhe dá quem percebe da materia para concluir que é muito modesto no conhecimento, e perde boas oportunidades de se remeter ao silencio.

    • Altamente correcto e pior não colabora com a policia… E já agora a PJ mete me dó. Alguém leve os discos a uma loja chinesa de pc (na China) que por umas centenas de euros em poucas horas esta descodificado.

      • Dó mete a tua ignorância!..
        China? Poucas horas?!
        Se não percebes NADA de encriptação, porque mandas bitaites?!

      • Onde o FBI foi a uns anos com um telemóvel? Então deixa o álcool que te faz mal a cabeça.

      • Entao e estamos por acaso nos EUA? Entao para que percebas, nos por cá na tugalandia, nao recorremos (as nossas autoridades) a produtos criados sem algum tipo de certificaçao de idoneidade (Celebrite, a empresa a quem o FBI nos EUA pediu ajuda é o exemplo mais conhecido). As nossas autoridades querem empresas que sejam de confiança e possam garantir que nao ha cenas obscuras no codigo dos programas que entram pelos telemoveis a dentro. Pode ser manipulado de uma forma que a nossa lei nao permite. Mas TELEMOVEIS e nao discos rigidos.
        AGORA, e como diz muito bem o sr Eu!, a malta nao percebe é que a encriptaçao de um disco rigido depende de uma chave complexa e que, se o tipo de encriptaçao for poderoso, esquece la a hipotese de uma colisao ao tentar via brute force. Isto tudo porque encriptamos a info la armazenada e nao o sistema operativo.
        Nos teleles, é um problema inerente aos aparelhos que se quer entrar. E nestes a encriptaçao na maior parte dos aparelhos tem sido ao nivel do sistema operativo, salvo a Apple que encripta o armazenamento por defeito.
        Acho que vai ter um desfecho tramado para o Rui, isto porque se se provar o acesso a info do governo, tem de ser legalmente responsabilizado mas, tambem, coloco em questao o quao seguro sao os sistemas de comunicaçao eletronica do nossos serviços governamentais. E acham que as exposiçoes ja acabaram? Entao a PJ esta senta em terabytes de info que nao consegue ler. Triada e esposta, vai provocar emorroidas a tanta gente. Ah ah

      • Resumindo os gajos (PJ) não tem interesse… Se não conseguem paguem a quem consegue mas não…. Acho que o Rui esta a espera que lhe paguem e bem para dizer que a pass é qwerty123.

      • Sr modesto pires,
        Aqui nao seria dinheiro para fazer um ataque bruto a uma encriptaçao feita por quem sabe. Vamos supor que o sr. Rui Pinto decidiu usar rsa2024 asimetric blablabla por aí fora, e a chave até pdoe ser qwerty1234. Se tiver de se atacar a chave, usava-se oviamente uma rainbow table com palavras e combinaçoes comuns e mais complexas geradas aleatoriamente. mas se o rapaz soubesse como criar uma chave complexa, tipo isto:

        cZ/X5@:H9F.;6nFR+9cAbhXP6aj5T]yEwC}_U$PSM,~v”6=pQ2L*KqBM$Ls`2″8k7Ks@gF@<Fm;CSAz?AgP9eF:=NE]vhd*)2HJG9<"Hr]tr73"b&/*2PK#89Y9n4(Dt?+%u'K3y.y!D)"#G@Jf}8T6z_U`[D).&tYSb^T_]p:T_$w%%NNw}v=+S?G@YDHxC`3Pr^_?Xa3SH&.mYGG#yme%g//6+;<kCb$9A=V24[^d-wfW,:'nfq

        Bem podias esperar va, com o advento da computaçao quantica e possivelmente combinado com inteligencia articial dias, até lá decadas senao seculos. É realmente chato rebentar com encriptaçoes de quem sabe o que faz.
        Na volta é só ligar no portatil dele e ativa algo tipo bitlocker e tenta qwerty1234 e upa, entra (supra sumo da sorte mas completamente possivel, vá-se la saber) , mas ao mesmo tempo pode ter uma armadilha, tipo bomba logica, que se certa açao nao acontece, puf!
        Ou nada, tipo segurança via obscuridade e no fundo tá lá tudo escrito em pleno texto e a PJ tá a usar o programa mal! LOL

      • E se ele for mesmo craque, então se a chave de encriptação for descoberta o próprio disco autodestrói-se. Já vi disso.

      • O que o FBI fez há uns anos com ajuda de uma empresa externa, foi apenas ultrapassar o bloqueio de ecrã, onde o número de combinações possíveis são muito poucas (por volta de 10 000 se utilizarem um pin com 4 dígitos ou um padrão também com 4 posições), e a questão deve apenas ter-se tratado “apenas” de conseguirem que o dispositivo não ficasse bloqueado após algumas tentativas falhadas.

        Com a encriptação, se utilizou com 256 bit, só dá um número um bocadinho maior de combinações (um pouco mais de 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 (posso ter-me enganado a contar os 0, mas pretendia colocar 70))

      • Ah?!
        Tu não percebes mesmo nada disto, pois não?!
        O FBI foi com um telemóvel onde??!
        Hahahaaa… tu não tens mesmo noção dos disparates (nem sequer da organização geopolítica do mundo)!…
        Conclusão: és um ignorante sem noção e fazes questão em mostrar isso a todos!!

    • Cara Ana Isabel, certo, já julgado e pronto para a forca! Quase traiçao a patria tipo tancos né (isto sim, traiçao!)?
      Eu nao sei se a malta tem a noçao que estao a defender corporaçoes com negocios obscuros e que, dito até pelo “PIRATA Rui Pinto” (ai o tao aclamado PIRATA uuu que medo) está a destruir o desporto que ele ADORA! O tao amado FUTEBOL?
      Entao o pirata é o Rui?
      Olha esta hipotética, nós pensar-mos que afinal o Rui é que os teve no lugar porque nos mostrou o que nao conseguia-mos ver? Ele está na posiçao em que está para que soubesse-mos de transferências ruinosas, o nosso fisco enganado sabe-se lá em quanto (pensa lá no quanto podias-mos ter de iva se nao acontecessem estas fugas fenomenais com numeros astronomicos tipo distancia ao sol entre outras estrelas que nao do futebol lol).
      Defendem quem afinal? Nao dá para perceber o quanto a malta esta disposta a defender Doien, FCP, SLB, ETC, quando ESTAS nos estao a F na nossa cara! NA NOSSA CARA!
      Entao malta, fica para quando o bom senso?
      E depois, ha que ter calma, porque nem começou o julgamento. Isto tudo tem de ser provado e nao é tipo “ha altas suspeitas que”. Eu suspeito que vou terminar esta conversa de forma desagradavel. Mas nao vou na realidade! Falacias…
      A CS está a mandar cá para fora o que a malta quer ouvir porque “estatisticas” e a malta vai tipo “ya, tá fixe”.
      Por isso, por mim, Ya, tá fixe!

  2. Se o hacker fosse um dos banqueiros ou politicos que ajudou a trazer a tróika para Portugal davam-lhe uma pulseira electrónica e uma palmadinha nas costas. Como é um mero mortal (um plebeu) que desafiou as elites apressam-se a prendê-lo, mesmo antes de ser julgado, isto antes que viesse a trazer à tona mais algumas desgraças de corruptos. E o pior de tudo é ver as nossas autoridades a compactuar com isto e os nossos politicos a dizerem na TV que a justiça em Portugal funciona. É uma palhaçada e só telhados de vidro neste país! Uma infelicidade e triste realidade que nós vivemos! A justiça não funciona mesmo neste país!

      • Algo do tipo coreia do norte mas sem a parte nuclear da questao? Isto porque se volta-se-mos a tal era, neste momento, no mundo, só coreia do norte. Bora? La a questao social do ser ou nao ser é bem controlada! Se nao és, ja foste! Nao era assim antes do vinte e cinco barra quatro?

  3. Algo me diz que o conteúdo dos ditos discos, já são conhecidos do M.P. E que é preferível manter tudo em banho Maria por alguma razão que me escapa . Entretanto, este “Artista”, que se deu ao trabalho de piratear inúmeras Entidades não com objectivos puramente altruístas, mas com finalidade de tirar algum beneficio Financeiro, está mantido ao quente. Virá o momento em que terá que divulgar o que fez e o que sabe !

    • Explica lá aqui ao pessoal como se tivessemos 5 anos (eli5 no zap, top notch 🙂 )
      O que é que te escapa? uma conspiraçao doida para nao serem tornados publicos info (que ninguem quer saber, estou convencidissimo, nem ia sair na revista maria nem nada) sobre outros que nao o Pirata Pinto (hã? qual deles? aiii o tal piraaaaata que ja me escapava o meeedo) ? Ou o facto do “pirata” (aaai que meeedo, cada vez mais só de ler “pirata”) saber o que faz e como um hacker (bom ou mau nao vem a questao neste paragrafo) fez o que achou que tinha a fazer para se proteger e a sua informaçao, adquirida legal ou ilegalmente.
      Entao está tudo centrado na tal tentativa de extorçao (à Doyen, que tem de se falar mais e sempre associada a corrupçao, suspeita-se tá claro, tudo isto é só suspeitas tenho de ser claro. Mas associada). Tem de ser provada tambem. Entretanto acho (nota que escrevo ACHO) é ele diz ela diz. Como num outro comentario coloquei o Rui com eles no sitio, pode ser que ela seja…? Whaaat? E quanto a bom ou mau Hacker? Há um meio termo no mundo deles (hackers). Um tal de Ético, yaa, hacker éticos sao uma cena pá! Sabem o que fazem mas quando lançam bojardas destas cá para fora, as autoridades de cada país faz o que pode SEGUNDO O QUE PERMITE A LEI de cada desses países! Alemanha, França, Belgica, Reino Unido, etc, estao a lidar com esta info de forma saudavel. Nós não porque temos umas leis do seculo 20, desajustada à era digital! E quem é que se aproveita disso hã, quem quem? Nao é o PIRAAATA (aaai) do Rui não.
      Top notch ELI5 (explain like im 5) vá, manda bujardas!

      (NOTA: todos os meus comentarios nao certificam nada nem sei do que estou a falar caso venha a força da lei caír em cima do je por expeculação, pseudo acusaçoes de sofá, etc. Nao precisam acusar-me legalmente (visto ser doido) por verborreica explicita exposta ao publico de forma isenta de filtros. E obrigado ao Zap por nao os filtrar! 🙂 )

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.