Rui Pinto acusado de crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada (e fica na prisão)

cv (YouTube)

O hacker Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada no caso Doyen.

A par de Rui Pinto foi também acusado Aníbal Pinto, advogado que intermediou as conversações com vista ao pedido de uma verba de cerca de 500 mil euros (depois reduzida para 300 mil) em troca da não divulgação de informação comprometedora para aquele fundo. O jurista vai responder por coautoria de crime de extorsão, na forma tentada.

Rui Pinto estava em prisão preventiva desde 22 de março e teria de ser libertado no próximo domingo se não fosse acusado pelo Ministério Público. Agora mantém-se em prisão preventiva, na cadeia da Polícia Judiciária de Lisboa, onde foi notificado esta quinta-feira.

Apesar de publicamente a sua defesa ter garantido que Rui Pinto estava disponível para colaborar com a investigação, nunca o terá chegado a concretizar. Esta “falta de arrependimento”, assinala uma fonte judicial que acompanha o inquérito, citada pelo Diário de Notícias, “só veio agravar a situação penal do arguido”.

Rui Pinto foi detido por suspeitas de acessos ilegítimo, violação de segredo, ofensa à pessoa coletiva e extorsão na forma tentada.

Com o hacker, veio também para Portugal todo o material informático apreendido no âmbito do processo, na Hungria: computadores, discos externos e telemóveis. As autoridades francesas chegaram a fazer uma cópia destes discos rígidos por receio de que fossem destruídos, em Portugal.

Para Patrícia Barão, a procuradora responsável pela acusação, “a dimensão da atuação do arguido Rui Pinto, demonstradamente, não se cingiu ao SCP e à Doyen, nem tão pouco a atividades desportivas”. Razão pela qual foi pedido um alargamento da instrução criminal devido à complexidade do caso. No entanto, este mesmo pedido foi negado.

O hacker é suposto de ter acedido ilicitamente a informações confidenciais do antigo diretor do Departamento Central de investigação e Ação Penal, Amadeu Guerra, e o procurador da República Pedro Verdelho. Rui Pinto também pirateou a PLMJ, a sociedade de advogados que defendeu o Benfica no caso “E-Toupeira”.

Na área do futebol, o Ministério Público menciona ainda o acesso ilegal a “organismos do meio futebolístico, tal como FIFA, Confederação Sul-americana de Futebol, Clube Desportivo Nacional e Futebol Clube do Porto”.

Em julho passado, a ex-eurodeputada Ana Gomes, que tem sido uma das maiores apoiantes de Rui Pinto, insistiu que “por várias vezes, e até por escrito, Rui Pinto manifestou-se interessado em colaborar com a justiça portuguesa“, mas que “as autoridades apenas querem encarniçar-se contra ele ou querem a sua cooperação na medida em que Rui Pinto possa dar mais dados para se incriminar”.

Os defensores de Rui Pinto aplaudem o seu papel no caso da FootballLeaks e consideram-no, não um hacker, mas um “denunciante” (whistleblower), criticando a justiça portuguesa por o ter detido e manter preso.

De acordo com legislação de 2003, a pessoa entregue em cumprimento de um mandado de detenção europeu “não pode ser sujeita a procedimento penal, condenada ou privada de liberdade por uma infracção praticada em momento anterior à sua entrega e diferente daquela que motivou a emissão do mandado de detenção europeu”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este Cidadão, com uma MORALIDADE altamente filantrópica, desde o inicio agio para bem da Justiça e predisposto a entregar de livre vontade a PGR, o resultado das suas “descobertas”. Tudo isto seria, elogiável se este ilustre mestre do teclado, não tivesse como segunda intenção de arrecadar uns trocos (chantagem) em troca de sigilo. Mas como condenar, este simples mortal a pena de prisão, quando temos na praça Publica casos de corrupção e gestão danosa praticados por altas patentes Politicas e Outras com processos sem fin a vista ???… É certo que un caso não justifica nem legitima outro. Portanto, talvez tenha o mesmo direito a Liberdade como os celebres colarinhos brancos, que se destacam por as piores razões na C.S Diariamente, e continuam a sua vida regalada. Como diz o ditado “enquanto o pau vai e vem folgam as costas” !

  2. A sua mentora Dra Ana Gomes deve continuar e se tiver só uma cara a bajular este hacker. Cada vez gosto mais do meu cão, este está dentro e deviam dar-lhe um portátil para começar a trabalhar nas offshores dos salgados e sócrates deste país, recuperava-mos rapidamente o que esses roubaram sem julgamentos e sem processos. Deem trabalho aos dedinhos do hacker do FC Porto.

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …