Rui Pinto acusado de crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada (e fica na prisão)

cv (YouTube)

O hacker Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada no caso Doyen.

A par de Rui Pinto foi também acusado Aníbal Pinto, advogado que intermediou as conversações com vista ao pedido de uma verba de cerca de 500 mil euros (depois reduzida para 300 mil) em troca da não divulgação de informação comprometedora para aquele fundo. O jurista vai responder por coautoria de crime de extorsão, na forma tentada.

Rui Pinto estava em prisão preventiva desde 22 de março e teria de ser libertado no próximo domingo se não fosse acusado pelo Ministério Público. Agora mantém-se em prisão preventiva, na cadeia da Polícia Judiciária de Lisboa, onde foi notificado esta quinta-feira.

Apesar de publicamente a sua defesa ter garantido que Rui Pinto estava disponível para colaborar com a investigação, nunca o terá chegado a concretizar. Esta “falta de arrependimento”, assinala uma fonte judicial que acompanha o inquérito, citada pelo Diário de Notícias, “só veio agravar a situação penal do arguido”.

Rui Pinto foi detido por suspeitas de acessos ilegítimo, violação de segredo, ofensa à pessoa coletiva e extorsão na forma tentada.

Com o hacker, veio também para Portugal todo o material informático apreendido no âmbito do processo, na Hungria: computadores, discos externos e telemóveis. As autoridades francesas chegaram a fazer uma cópia destes discos rígidos por receio de que fossem destruídos, em Portugal.

Para Patrícia Barão, a procuradora responsável pela acusação, “a dimensão da atuação do arguido Rui Pinto, demonstradamente, não se cingiu ao SCP e à Doyen, nem tão pouco a atividades desportivas”. Razão pela qual foi pedido um alargamento da instrução criminal devido à complexidade do caso. No entanto, este mesmo pedido foi negado.

O hacker é suposto de ter acedido ilicitamente a informações confidenciais do antigo diretor do Departamento Central de investigação e Ação Penal, Amadeu Guerra, e o procurador da República Pedro Verdelho. Rui Pinto também pirateou a PLMJ, a sociedade de advogados que defendeu o Benfica no caso “E-Toupeira”.

Na área do futebol, o Ministério Público menciona ainda o acesso ilegal a “organismos do meio futebolístico, tal como FIFA, Confederação Sul-americana de Futebol, Clube Desportivo Nacional e Futebol Clube do Porto”.

Em julho passado, a ex-eurodeputada Ana Gomes, que tem sido uma das maiores apoiantes de Rui Pinto, insistiu que “por várias vezes, e até por escrito, Rui Pinto manifestou-se interessado em colaborar com a justiça portuguesa“, mas que “as autoridades apenas querem encarniçar-se contra ele ou querem a sua cooperação na medida em que Rui Pinto possa dar mais dados para se incriminar”.

Os defensores de Rui Pinto aplaudem o seu papel no caso da FootballLeaks e consideram-no, não um hacker, mas um “denunciante” (whistleblower), criticando a justiça portuguesa por o ter detido e manter preso.

De acordo com legislação de 2003, a pessoa entregue em cumprimento de um mandado de detenção europeu “não pode ser sujeita a procedimento penal, condenada ou privada de liberdade por uma infracção praticada em momento anterior à sua entrega e diferente daquela que motivou a emissão do mandado de detenção europeu”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este Cidadão, com uma MORALIDADE altamente filantrópica, desde o inicio agio para bem da Justiça e predisposto a entregar de livre vontade a PGR, o resultado das suas “descobertas”. Tudo isto seria, elogiável se este ilustre mestre do teclado, não tivesse como segunda intenção de arrecadar uns trocos (chantagem) em troca de sigilo. Mas como condenar, este simples mortal a pena de prisão, quando temos na praça Publica casos de corrupção e gestão danosa praticados por altas patentes Politicas e Outras com processos sem fin a vista ???… É certo que un caso não justifica nem legitima outro. Portanto, talvez tenha o mesmo direito a Liberdade como os celebres colarinhos brancos, que se destacam por as piores razões na C.S Diariamente, e continuam a sua vida regalada. Como diz o ditado “enquanto o pau vai e vem folgam as costas” !

  2. A sua mentora Dra Ana Gomes deve continuar e se tiver só uma cara a bajular este hacker. Cada vez gosto mais do meu cão, este está dentro e deviam dar-lhe um portátil para começar a trabalhar nas offshores dos salgados e sócrates deste país, recuperava-mos rapidamente o que esses roubaram sem julgamentos e sem processos. Deem trabalho aos dedinhos do hacker do FC Porto.

RESPONDER

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …