Rui Moreira não declarou “interesse explícito” na Selminho

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O caso Selminho continua a embaraçar Rui Moreira e, desta feita, porque o presidente da Câmara do Porto não terá revelado, em nenhuma das três declarações de rendimentos entregues no Tribunal Constitucional, que detinha “interesse explícito” na imobiliária que está em litígio com a autarquia da Invicta.

Este dado é avançado pelo Diário de Notícias (DN) que refere que, nas três declarações de rendimentos entregues no Tribunal Constitucional, Rui Moreira só referiu ter uma participação na Morimor, SGPS, SA, empresa que detinha 95% da Selminho que é propriedade da mãe e de sete irmãos do autarca.

O jornal refere que Rui Moreira declarou, simplesmente, ter acções ou participações na Morimor Prestação de Serviços, na Expoconser – Exportadora de Conservas, na Essência do Vinho Brasil – Organização de Eventos, SA, e na tal Morimor, SGPS, SA.

A Selminho mantém com a autarquia um conflito desde 2005 e Rui Moreira nunca declarou ao Tribunal Constitucional ter “interesse explícito” na imobiliária, por via da participação na Morimor, conforme sustenta o DN.

Entretanto, o jornal refere que a Morimor foi dissolvida nesta segunda-feira, tendo os respectivos activos passado para os accionistas. Assim, esta decisão faz com que Rui Moreira tenha agora, uma participação direta de 17.812,50 euros na Selminho, de acordo com o mesmo jornal.

Em reacção a estes dados, uma fonte do Gabinete de Comunicação de Rui Moreira nota ao DN que este “não tinha, em 2013, qualquer participação directa na empresa e nunca fez parte dos seus órgãos sociais”, quando enviou ao Tribunal Constitucional a declaração de rendimentos.

O porta-voz do autarca acrescenta ainda que “se tivesse declarado que era sócio da Selminho teria mentido ao Tribunal”.

A mesma fonte recorda que Rui Moreira nunca escondeu publicamente a associação familiar à imobiliária e que manifestou o seu impedimento para intervir na decisão do conflito. “Logo, quer a declaração do Tribunal Constitucional, quer todas as declarações públicas, são verdade e inatacáveis“, aponta o Gabinete de Comunicação do presidente da Câmara do Porto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …