Contrato válido até junho de 2026, com possibilidade de mais uma época. Técnico de 43 anos chega do Guimarães com qualidade que os sportinguistas conhecem bem, substituindo um João Pereira que “não correu bem”.
Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, foi apresentado esta quinta-feira como o novo técnico do Sporting.
O clube de Alvalade oficializou a contratação do transmontano, juntamente com os seus adjuntos, com contratos válidos até ao dia 30 de Junho de 2026, prorrogáveis até 30 de Junho de 2027, “em função da obtenção de objetivos desportivos ou por opção da Sporting SAD”, a troco de 4,1 milhões de euros pela cláusula que prendia o técnico aos vimaranenses.
É “um um homem que lidera pelo exemplo, pelo simples discurso”, disse Frederico Varandas em conferência de imprensa desta quinta-feira, na apresentação de Rui Borges, que confirmou por sua vez ser um homem de poucas palavras.
“Sou muito pouco de falar, muito tranquilo, honesto, sincero, puro, dada as minhas gentes de Trás-os-Montes“, fez questão de assinalar o novo comandante dos leões.
“Quero agradecer ao presidente pelas palavras, pela confiança, acima de tudo pela coragem de olhar para nós como equipa técnica capaz de liderar o Sporting, deixa-nos orgulhosos e felizes”, disse o treinador.
“Momento delicado? Para mim não há”
Sobre o momento menos bom em que assume o clube, Rui Borges não está preocupado: “não olho para o momento como delicado. O clube está em todas as frentes. Não sei qual é o momento delicado, para mim enquanto treinador não há.”
Sobre o mercado de transferências, que abre já em janeiro, também está descansado.
“Olho para o plantel e é o melhor. Nem é o momento para estar a falar em contratações. Estou feliz com os que estão disponíveis. Vamos ser competentes com quem temos, competitivos”, disse: “Em relação ao que o presidente pediu? Pede-se vitórias”.
O técnico de 43 anos falou ainda sobre a estreia diante do Benfica, já no dia 29 de dezembro.
“Para mim o momento é o certo, sempre. Sou muito positivo, acredito que as coisas acontecem quando têm de acontecer. Sou o líder do campeão nacional, não podia estar mais feliz”, garantiu.
João Pereira “não correu bem”
O português de 43 anos sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos.
“Entrou num momento que todos conhecemos, num desafio extremamente complicado e desafiante. A verdade é que, tanto nós Sporting, como o João, infelizmente, chegámos à conclusão que não correu bem“, disse Frederico Varandas esta quinta-feira, na apresentação do novo treinador.
“A única coisa que lamento foi não ter conseguido ajudar mais o João Pereira e vou carregar isso para sempre”, disse Varandas: “desejamos as maiores felicidades e não temos dúvidas de que João Pereira terá o seu devido sucesso pelo mérito, competências e carácter.”
“Também tenho de dizer que quando me sentei com João Pereira para negociar a sua rescisão, ele não quis nem um cêntimo de dois anos e meio de contrato. Apenas disse: ‘Este clube deu-me tudo. Jamais vai ter de pagar o que quer que seja’. Isto diz muito do que é o João e quero agradecer tudo o que ele tentou e não conseguiu no nosso clube”, sublinhou o presidente.
“Olhando para trás, o principal problema foi o João Pereira não poder ter sido o João Pereira. Inconscientemente, ele tinha de se adaptar e fazer com que uma máquina já montada continuasse a rolar à medida do ex-treinador. Fosse o João Pereira ou outro qualquer, infelizmente ia passar por isto”, realçou o dirigente da equipa sportinguista.
João Pereira, de 40 anos, orientou a equipa B dos ‘leões’ até ao passado dia 11 de novembro, quando sucedeu a Rúben Amorim, que saiu para o Manchester United, tendo desde então vencido três jogos (dois na Taça de Portugal e um na I Liga), somado um empate, no domingo em casa do Gil Vicente (0-0), e quatro derrotas como treinador da equipa principal.
“Um leão para sempre”, escreveu o Sporting na despedida do seu também ex-lateral direito.
Mudança para 4-3-3: “dá azo a muita coisa”
Aos 43 anos, Rui Borges chega a um grande, após ter iniciado a temporada no Vitória, que segue no sexto lugar, depois do quinto posto conquistado ao serviço do Moreirense. O transmontano de Mirandela treinou ainda clubes como Académico de Viseu, Académica, Nacional, Vilafranquense e Mafra.
Na apresentação, Frederico Varandas destacou o seu “excelente trabalho” ao longo dos anos.
“Começando no modesto Mirandela, subindo por vários projetos, vários clubes cada vez mais exigentes, e sempre com a sua ideia de jogo, sempre com a sua liderança, e foi crescendo e subindo a pulso, chegando ao Mafra, onde fez um excelente trabalho. Passando pelo Moreirense, onde chamou a atenção da estrutura do Sporting, e passou para um clube que tem uma pressão de um grande, de grande exigência, onde continuou com um excelente trabalho”, disse o presidente leonino.
Sobre a mudança do 3-4-3 para o 4-3-3 sistema que as suas equipas apresentam habitualmente, diz que “é muito subjetivo falar”.
“É muito subjetivo falar do sistema, porque, se olharem para o que têm sido as nossas equipas, ao longo do tempo, os sistemas têm sofrido mutações, com dinâmicas diferentes. É apenas uma estrutura que, depois, dá azo a muitas coisas. Não deixarei de ser o Rui Borges, sou o líder da equipa técnica que temos sido até hoje”, explicou, deixando ainda, “desde rouparia à cantina”, agradecimentos ao Vitória.
“Palavra de apreço, obrigado do tamanho do mundo, ao Vitória, acreditaram em nós, presidente, estrutura, desde rouparia à cantina, dentro academia, toda a gente foi importante no nosso trajeto, nestes meses de trabalho para conseguirmos realizar o sonho de chegar aqui, agradecimento a todos no Vitória e adeptos, pelo carinho”, sublinhou, “muito feliz e honrado” por representar agora o Sporting.
“Estou muito feliz, orgulhoso, honrado, não tenho muitas palavras para descrever o que tenho sentido nos últimos dias”, disse: “com uma confiança enorme de ser feliz aqui no Sporting, não tenho qualquer dúvida de que o futuro será risonho”.
é o novo treinador do #SportingCP
Bem-vindo ao reino do Leão, míster pic.twitter.com/QGh7c993yE
— Sporting CP (@SportingCP) December 26, 2024
O Sporting partilha o segundo lugar da Liga com o FC Porto, ambos com 37 pontos, a um do líder Benfica, próximo adversário da equipa de Alvalade, no domingo, em jogo da 16.ª jornada.
ZAP // Lusa