RTP recua e assegura frente-a-frente entre Tino de Rans e restantes candidatos

Fernando Veludo / Lusa

Tino de Rans

A RTP vai alargar a sua grelha de debates televisivos de forma a incluir Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, em debates com os restantes seis candidatos a Belém.

Depois de o presidente do partido Reagir, Incluir, Reciclar (RIR) ter sido deixado de fora dos 15 debates originalmente agendados, o diretor de informação da RTP, António José Teixeira, adiantou ao Público que Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, será incluído nos debates com os restantes seis candidatos.

A decisão deverá ser conhecida ainda esta terça-feira e aumentará o número de debates de 15 para 21, uma vez que a entrada de Vitorino Silva acrescentará mais seis debates aos já previstos.

“Todos os candidatos terão oportunidade de debater com todos os candidatos na RTP”, assegurou António José Teixeira em resposta ao diário. “Em circunstância alguma, [a RTP] deixará de marcar a diferença, pela positiva, no alargamento do debate público.”

O presidente do RIR tinha sido excluído dos debates na RTP, SIC e TVI. Apesar de a candidatura ter sido legitimada pelo Tribunal Constitucional, as televisões argumentaram que tinham decidido descartar o candidato presidencial com base em critérios editoriais.

A RTP recuou agora na sua decisão e, se nenhuma das outras estações mostrar disponibilidade, a RTP vai assumir a transmissão dos seis frente-a-frente com o candidato.

A calendarização dos debates será conhecida nos próximos dias.

A decisão surge após vários candidatos terem lamentado a exclusão de Vitorino Silva, que conseguiu 3,28% dos votos nas últimas eleições presidenciais. Marcelo Rebelo de Sousa, Marisa Matias, Ana Gomes, João Ferreira e Tiago Mayan Gonçalves disponibilizaram-se a debater com o candidato e alguns apelaram aos três canais que reavaliassem a decisão.

Uma vez que o calendário dos debates arranca a 2 de janeiro e termina no dia 9, as televisões podem aplicar critérios editoriais que não impliquem tratamento absolutamente igualitário entre todas as candidaturas, isto porque a campanha oficial só arranca a 11 de janeiro.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …

Koeman: "O que se passou comigo é um problema social"

Treinador do Barcelona teve dificuldades em sair do Camp Nou, depois de perder frente ao Real Madrid. A contestação à volta de Ronald Koeman em Barcelona já se verifica há algum tempo (começou em alguns momentos …

Mais de 100 mil doentes podem ter covid longa e sobrecarregar o SNS

Com o crescimento do número de pacientes que reportam sintomas de covid prolongada, os especialistas receiam que o Serviço Nacional de Saúde não tenha capacidade de resposta. Segundo avança o Expresso, os directores e coordenadores de …

O serial killer John Wayne Gacy

Vítima de serial killer identificada 40 anos depois através do ADN de um dente

Os restos mortais de Francis Wayne Alexander foram encontrados há mais de 40 anos na casa do infame serial killer John Wayne Gacy. Mas só agora se conseguiu verificar a sua identidade. Segundo conta a cadeia …

Nem Salah, nem Mané: "Vão escrever livros sobre o Firmino"

Elogios públicos de Jürgen Klopp, depois da goleada do Liverpool contra o Manchester United. O Liverpool silenciou Old Trafford ao vencer por 5-0 na casa do rival Manchester United, graças aos golos de Keïta, Diogo Jota …