Roubou 50 dólares e foi condenado a perpétua. Agora, 36 anos depois, foi libertado

Beth Shelburne / Twitter

Alvin Kennard no tribunal do Alabama onde foi a sua audiência

Alvin Kennard foi condenado a uma pena de prisão perpétua quando tinha 22 anos, por ter roubado de cerca de 50 dólares (45 euros) de uma padaria, num assalto que não fez vítimas. Agora, aos 58, a sua pena foi revista por um tribunal do Alabama, nos Estados Unidos (EUA), e irá sair em liberdade.

Perante o juiz, o norte-americano pediu desculpa pelos seus crimes: “Aceito a responsabilidade pelo que fiz no passado. Quero uma oportunidade para corrigir as coisas”, noticiou o Observador esta sexta-feira. Antes disso, Alvin Kennard tinha sido condenado por outro roubo a uma estação de serviço, que estava totalmente vazia.

Em causa está uma antiga lei do estado do Alabama (EUA), entretanto revista, conhecida por three strikes law em que, após três condenações, uma quarta condenação resultaria em prisão perpétua, sem possibilidade de saída antecipada, explicou o Guardian.

No caso de Alvin Kennard, o norte-americano declarou-se culpado de três crimes relacionados com o assalto à estação de serviço vazia, quando tinha 18 anos, e foi condenado a três anos de pena suspensa. Durante esse período foi condenado por um quarto crime – o do assalto à padaria, levado a cabo com uma faca, mas sem causar feridos -, que resultou na condenação a prisão perpétua.

Na quarta-feira, Alvin Kennard teve uma audiência para revisão de pena, onde teve de comparecer algemado. A defesa reforçou que, ao longo destas mais de três décadas, este teve um “comportamento exemplar” na prisão, que não recebe nenhuma ação disciplinar há mais de 14 anos e que é bem visto pelos guardas, segundo contou o site local AL.

A advogada Carla Crowder afirmou que o condenado foi “verdadeiramente reabilitado”, reforçou que tem apoio familiar e pediu a sua libertação imediata. Ainda segundo o mesmo site, o procurador afirmou não se opor à alteração de pena. “Mas deixem-me ser claro: isto não é por causa de 50 dólares”, acrescentou o procurador Lane Tolbert.

O juiz David Carpenter decidiu, assim, aceder ao pedido da defesa e alterou a condenação de Alvin Kennard de prisão perpétua para os 36 anos de prisão que já cumpriu. O condenado, que tem trabalhado como carpinteiro na prisão, declarou ao juiz que tenciona seguir essa profissão em liberdade.

A decisão foi recebida em tribunal com aplausos e gritos de alegria de familiares e amigos de Alvin Kennard, contou o Washington Post. “Lancei as minhas mãos ao alto e disse ‘Deus, obrigada, obrigada'”, contou a sua sobrinha Patricia Jones à rádio WBRC.

Carla Crowder referiu que o seu cliente ficou “assoberbado” com a decisão. “Aquilo que é extraordinário sobre o senhor Kennard é que, mesmo quando pensava que ia ficar na prisão para o resto da vida, mudou a sua vida”, disse. “Está assoberbado com esta oportunidade, mas mantém-se próximo da sua família, portanto tem um apoio incrível”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O quêêê?… Prisão perpétua por roubar uma estação de serviço e 50 dólares de uma padaria, sem causar um ferido?!.. E ainda há dúvidas de que dentro do mundo moderno ocidental, os EUA são o império do mal?…

  2. Pois… está certo. Foi lhe dado 3 oportunidades para acertar o passo. Como desperdiçou-as todas, a lei foi comprida. À 3ª perpétua.

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …