Rotas Solidárias reinventam a forma de fazer turismo

Prepare-se para fazer as malas, arregaçar as mangas e abraçar uma experiência turística que pretende deixar marcas no seu álbum de viagens.

O Turismo Solidário é um conceito ainda recente em Portugal e vem revolucionar o conceito habitual de viajar.

Esta nova forma de turismo, trazida para Portugal pela mão da InComunidade, uma cooperativa de solidariedade social com raízes no Porto, é uma experiência preparada para receber o turista que dispõe de tempo e vontade de se dedicar a causas solidárias e nelas trabalhar durante a sua estadia turística numa cidade: uma forma de viajar, envolvendo-se em projectos da comunidade local no seu destino turístico.

O projecto da InComunidade tem o nome de Rotas Solidárias e associa o trabalho voluntário, o lazer, a solidariedade e a responsabilidade social com o objectivo de apoiar associações que necessitem de apoio voluntário e ao mesmo tempo, proporcionar aos turistas a possibilidade de se envolver na comunidade local.

Rotas Solidárias

A primeira experiência das Rotas Solidárias aconteceu este mês, de 3 a 7 de Março, e acolheu um grupo de jovens oriundos de França e Espanha que se envolveram em projectos desenvolvidos com a Quercus e a Associação de Paralisia Cerebral.

A limpeza do Rio Tinto foi a iniciativa apoiada pela Quercus, que contou com a participação de dez voluntários.

À Associação de Paralisia Cerebral juntaram-se quatro jovens que participaram em oficinas de trabalhos manuais e de expressão dramática, educação física adaptada e jardinagem, participando na ocupação dos tempos livres de pessoas com deficiência.

No projecto das Rotas Solidárias, o dia dos voluntários está dividido entre uma manhã ou tarde destinadas às actividades nas associações, e o restante tempo passado a conhecer os pontos turísticos da cidade e conviver com diferentes culturas.

Nestes dias, os percursos contaram com a colaboração do projecto Terramote,  uma visita ao Bairro do Lagarteiro e a outras organizações sociais.

Os próximos programas das Rotas Solidárias vão ter lugar na Páscoa e no Verão. Quer experimentar dar um passeio solidário? Mantenha-se a par no site ou Facebook da InComunidade.

 

RC , ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …