Rotas Solidárias reinventam a forma de fazer turismo

Prepare-se para fazer as malas, arregaçar as mangas e abraçar uma experiência turística que pretende deixar marcas no seu álbum de viagens.

O Turismo Solidário é um conceito ainda recente em Portugal e vem revolucionar o conceito habitual de viajar.

Esta nova forma de turismo, trazida para Portugal pela mão da InComunidade, uma cooperativa de solidariedade social com raízes no Porto, é uma experiência preparada para receber o turista que dispõe de tempo e vontade de se dedicar a causas solidárias e nelas trabalhar durante a sua estadia turística numa cidade: uma forma de viajar, envolvendo-se em projectos da comunidade local no seu destino turístico.

O projecto da InComunidade tem o nome de Rotas Solidárias e associa o trabalho voluntário, o lazer, a solidariedade e a responsabilidade social com o objectivo de apoiar associações que necessitem de apoio voluntário e ao mesmo tempo, proporcionar aos turistas a possibilidade de se envolver na comunidade local.

Rotas Solidárias

A primeira experiência das Rotas Solidárias aconteceu este mês, de 3 a 7 de Março, e acolheu um grupo de jovens oriundos de França e Espanha que se envolveram em projectos desenvolvidos com a Quercus e a Associação de Paralisia Cerebral.

A limpeza do Rio Tinto foi a iniciativa apoiada pela Quercus, que contou com a participação de dez voluntários.

À Associação de Paralisia Cerebral juntaram-se quatro jovens que participaram em oficinas de trabalhos manuais e de expressão dramática, educação física adaptada e jardinagem, participando na ocupação dos tempos livres de pessoas com deficiência.

No projecto das Rotas Solidárias, o dia dos voluntários está dividido entre uma manhã ou tarde destinadas às actividades nas associações, e o restante tempo passado a conhecer os pontos turísticos da cidade e conviver com diferentes culturas.

Nestes dias, os percursos contaram com a colaboração do projecto Terramote,  uma visita ao Bairro do Lagarteiro e a outras organizações sociais.

Os próximos programas das Rotas Solidárias vão ter lugar na Páscoa e no Verão. Quer experimentar dar um passeio solidário? Mantenha-se a par no site ou Facebook da InComunidade.

 

RC , ZAP

RESPONDER

Peixes estão a confundir plástico com comida e a introduzi-lo na cadeia alimentar

Um estudo norte americano divulga que várias espécies de peixes estão a "introduzir" na sua cadeia alimentar o plástico, por confundirem com comida. Todos os anos mais de oito milhões de toneladas de resíduos de …

Carrinha atropela várias pessoas nas Ramblas, em Barcelona. Imprensa local avança mais de dez mortes

Uma carrinha atropelou hoje dezenas de pessoas na zona turística das Ramblas, em Barcelona, fazendo vários feridos, anunciou a polícia espanhola. As autoridades já confirmaram que se trata de um atentado terrorista. Uma furgoneta branca atropelou …

Governo declara estado de calamidade pública

O Governo vai declarar o estado de calamidade pública face à "previsão do agravamento" nos próximos dias do risco de incêndio, nos distritos do interior das regiões Centro e Norte e alguns concelhos do distrito …

Cientistas criam teste sanguíneo que deteta cancro a partir de ADN

Investigadores anunciaram terem desenvolvido um teste sanguíneo capaz de detetar precocemente vários tipos de cancro, ao localizar material genético derivado de células tumorais. Investigadores anunciaram ter desenvolvido um teste sanguíneo capaz de detetar precocemente vários tipos …

Marcelo e Costa visitam Pedrógão, PSD quer é saber onde está o dinheiro

Dois meses depois do maior incêndio de Portugal, o Presidente da República e o primeiro ministro visitam o local. A oposição exige, por sua vez, saber "o que tem sido feito com o dinheiro doado". O …

Um ano depois, Rúben aguarda justiça (e nem o dinheiro aliviou a dor)

Um ano depois das agressões em Ponte de Sor, a mãe de Rúben Cavaco diz que o filho ainda espera justiça e que continua sem compreender porque razão os gémeos iraquianos tiveram imunidade diplomática. A mãe …

As bactérias percebem o ambiente como os humanos

As bactérias, assim como os seres humanos, sentem o ambiente, uma descoberta que pode levar ao desenvolvimento de melhores medicamentos contra infecções bacterianas, revelaram cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos. A descoberta, …

Sismo em Lisboa (o mais forte dos últimos 45 anos) não fez feridos

O sismo registado hoje pelas 07:44 em Sobral de Monte Agraço, Lisboa, não provocou danos pessoais ou materiais, e foi "sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli modificada", adiantou o Instituto Português do …

Sem-abrigo "herói de Manchester" acusado de roubar vítimas do atentado

Ficou conhecido como um dos "heróis de Manchester" depois de ter ajudado as vítimas do atentado terrorista que matou 22 pessoas, após um concerto de Ariana Grande, mas, afinal, terá roubado as vítimas do ataque. Chris …

"Dinossauro Frankenstein" pode ser o elo perdido entre herbívoros e carnívoros

Uma equipa de cientistas acredita ter resolvido o mistério sobre o chamado "dinossauro Frankenstein", um esqueleto encontrado no Chile, em 2015, que parecia ser composto por partes de espécies diferentes. Um novo estudo, publicado na Royal …