Rotas Solidárias reinventam a forma de fazer turismo

Prepare-se para fazer as malas, arregaçar as mangas e abraçar uma experiência turística que pretende deixar marcas no seu álbum de viagens.

O Turismo Solidário é um conceito ainda recente em Portugal e vem revolucionar o conceito habitual de viajar.

Esta nova forma de turismo, trazida para Portugal pela mão da InComunidade, uma cooperativa de solidariedade social com raízes no Porto, é uma experiência preparada para receber o turista que dispõe de tempo e vontade de se dedicar a causas solidárias e nelas trabalhar durante a sua estadia turística numa cidade: uma forma de viajar, envolvendo-se em projectos da comunidade local no seu destino turístico.

O projecto da InComunidade tem o nome de Rotas Solidárias e associa o trabalho voluntário, o lazer, a solidariedade e a responsabilidade social com o objectivo de apoiar associações que necessitem de apoio voluntário e ao mesmo tempo, proporcionar aos turistas a possibilidade de se envolver na comunidade local.

Rotas Solidárias

A primeira experiência das Rotas Solidárias aconteceu este mês, de 3 a 7 de Março, e acolheu um grupo de jovens oriundos de França e Espanha que se envolveram em projectos desenvolvidos com a Quercus e a Associação de Paralisia Cerebral.

A limpeza do Rio Tinto foi a iniciativa apoiada pela Quercus, que contou com a participação de dez voluntários.

À Associação de Paralisia Cerebral juntaram-se quatro jovens que participaram em oficinas de trabalhos manuais e de expressão dramática, educação física adaptada e jardinagem, participando na ocupação dos tempos livres de pessoas com deficiência.

No projecto das Rotas Solidárias, o dia dos voluntários está dividido entre uma manhã ou tarde destinadas às actividades nas associações, e o restante tempo passado a conhecer os pontos turísticos da cidade e conviver com diferentes culturas.

Nestes dias, os percursos contaram com a colaboração do projecto Terramote,  uma visita ao Bairro do Lagarteiro e a outras organizações sociais.

Os próximos programas das Rotas Solidárias vão ter lugar na Páscoa e no Verão. Quer experimentar dar um passeio solidário? Mantenha-se a par no site ou Facebook da InComunidade.

 

RC , ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bilionários norte-americanos querem pagar mais impostos (e Soros é um deles)

Dezanove bilionários norte-americanos, incluindo George Soros, divulgaram uma carta onde pedem aos candidatos às presidenciais dos Estados Unidos de 2020 que seja aplicado um imposto sobre as famílias do país com as maiores fortunas. “Escrevemos para …

Em Lisboa ganha-se mais 450 euros do que no resto do país

Os salários na região da grande Lisboa no setor público são superiores à média nacional, segundo apontam dados da Segurança Nacional relativos a 2017. Os números, que são esta terça-feira avançados pelo Jornal de Notícias na …

Pais já não precisam de entregar prova escolar para receberem abono. Processo vai ser automático

Os pais dos alunos do ensino básico, secundário e superior vão deixar de ter de entregar a prova escolar necessária para atribuição do abono de família. O processo vai ser automático. A prova escolar exigida para …

Vários enjoos “anormais” a bordo dos novos aviões da TAP

Vários episódios "anormais" de má disposição, enjoos e vómitos foram registados bordo dos novos aviões da TAP Airbus A330neo nos últimos meses, escreve a TSF. De acordo com a rádio, que avança com a notícia …

GNR detém suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos

Numa megaoperação levada a cabo pela GNR, foram detidos 13 suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos. As rusgas estão a ser feitas em Lisboa e na Margem Sul. A Guarda Nacional Republicana …

Atrasos no Cartão de Cidadão. Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir

A secretária de Estado da Justiça fala no "fenómeno" dos cidadãos que vão aos "mesmos serviços, à mesma hora" para pedir ou renovar o Cartão de Cidadão. Os problemas de atendimento nos registos para tratar do …

Irão acusa aliados de Trump de estarem "sedentos por uma guerra"

O Presidente dos EUA assinou esta segunda-feira um decreto que, referiu, impõe sanções "duras" dirigidas ao Guia Supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, e círculo próximo, além de um reforço generalizado das medidas punitivas à …

Maternidade Alfredo da Costa só tem anestesistas para cinco dias de urgências em agosto

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) só tem anestesistas para cinco dias de urgências no mês de agosto, escreve o Público esta terça-feira.   De acordo com o matutino, que ouviu várias fontes, a Administração Regional …

Funcionários judiciais querem paralisar tribunais. Inspetores da PJ fazem ultimato

A paralisação de cinco dias alternados começa esta terça-feira e vai até 12 de julho. Os inspetoras da PJ dizem que também fazem greve se não obterem resposta da ministra até ao fim de semana. Esta …

Eduardo regressa ao Sporting de Braga

O guarda-redes é o novo reforço do Sporting de Braga, tendo assinado por duas temporadas, informou esta segunda-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Eduardo, que completa 37 anos em setembro, regressa assim ao …