///

Rotas Solidárias reinventam a forma de fazer turismo

Prepare-se para fazer as malas, arregaçar as mangas e abraçar uma experiência turística que pretende deixar marcas no seu álbum de viagens.

O Turismo Solidário é um conceito ainda recente em Portugal e vem revolucionar o conceito habitual de viajar.

Esta nova forma de turismo, trazida para Portugal pela mão da InComunidade, uma cooperativa de solidariedade social com raízes no Porto, é uma experiência preparada para receber o turista que dispõe de tempo e vontade de se dedicar a causas solidárias e nelas trabalhar durante a sua estadia turística numa cidade: uma forma de viajar, envolvendo-se em projectos da comunidade local no seu destino turístico.

O projecto da InComunidade tem o nome de Rotas Solidárias e associa o trabalho voluntário, o lazer, a solidariedade e a responsabilidade social com o objectivo de apoiar associações que necessitem de apoio voluntário e ao mesmo tempo, proporcionar aos turistas a possibilidade de se envolver na comunidade local.

Rotas Solidárias

A primeira experiência das Rotas Solidárias aconteceu este mês, de 3 a 7 de Março, e acolheu um grupo de jovens oriundos de França e Espanha que se envolveram em projectos desenvolvidos com a Quercus e a Associação de Paralisia Cerebral.

A limpeza do Rio Tinto foi a iniciativa apoiada pela Quercus, que contou com a participação de dez voluntários.

À Associação de Paralisia Cerebral juntaram-se quatro jovens que participaram em oficinas de trabalhos manuais e de expressão dramática, educação física adaptada e jardinagem, participando na ocupação dos tempos livres de pessoas com deficiência.

No projecto das Rotas Solidárias, o dia dos voluntários está dividido entre uma manhã ou tarde destinadas às actividades nas associações, e o restante tempo passado a conhecer os pontos turísticos da cidade e conviver com diferentes culturas.

Nestes dias, os percursos contaram com a colaboração do projecto Terramote,  uma visita ao Bairro do Lagarteiro e a outras organizações sociais.

Os próximos programas das Rotas Solidárias vão ter lugar na Páscoa e no Verão. Quer experimentar dar um passeio solidário? Mantenha-se a par no site ou Facebook da InComunidade.

 

RC , ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE