Rotas Solidárias reinventam a forma de fazer turismo

Prepare-se para fazer as malas, arregaçar as mangas e abraçar uma experiência turística que pretende deixar marcas no seu álbum de viagens.

O Turismo Solidário é um conceito ainda recente em Portugal e vem revolucionar o conceito habitual de viajar.

Esta nova forma de turismo, trazida para Portugal pela mão da InComunidade, uma cooperativa de solidariedade social com raízes no Porto, é uma experiência preparada para receber o turista que dispõe de tempo e vontade de se dedicar a causas solidárias e nelas trabalhar durante a sua estadia turística numa cidade: uma forma de viajar, envolvendo-se em projectos da comunidade local no seu destino turístico.

O projecto da InComunidade tem o nome de Rotas Solidárias e associa o trabalho voluntário, o lazer, a solidariedade e a responsabilidade social com o objectivo de apoiar associações que necessitem de apoio voluntário e ao mesmo tempo, proporcionar aos turistas a possibilidade de se envolver na comunidade local.

Rotas Solidárias

A primeira experiência das Rotas Solidárias aconteceu este mês, de 3 a 7 de Março, e acolheu um grupo de jovens oriundos de França e Espanha que se envolveram em projectos desenvolvidos com a Quercus e a Associação de Paralisia Cerebral.

A limpeza do Rio Tinto foi a iniciativa apoiada pela Quercus, que contou com a participação de dez voluntários.

À Associação de Paralisia Cerebral juntaram-se quatro jovens que participaram em oficinas de trabalhos manuais e de expressão dramática, educação física adaptada e jardinagem, participando na ocupação dos tempos livres de pessoas com deficiência.

No projecto das Rotas Solidárias, o dia dos voluntários está dividido entre uma manhã ou tarde destinadas às actividades nas associações, e o restante tempo passado a conhecer os pontos turísticos da cidade e conviver com diferentes culturas.

Nestes dias, os percursos contaram com a colaboração do projecto Terramote,  uma visita ao Bairro do Lagarteiro e a outras organizações sociais.

Os próximos programas das Rotas Solidárias vão ter lugar na Páscoa e no Verão. Quer experimentar dar um passeio solidário? Mantenha-se a par no site ou Facebook da InComunidade.

 

RC , ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …

Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

A Ciência determinou o pior ano da história da Humanidade

A Ciência determinou: 536 d.C foi o pior ano para a Humanidade. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Se alguém …