Volte-face no caso da morte de Luís Grilo. Rosa Grilo vai ser acusada como autora única do homicídio

António Pedro Santos / Lusa

Rosa Grilo (D), mulher e suspeita no envolvimento na morte do triatleta Luís Grilo, à chegada ao Tribunal de Vila Franca de Xira

O adiamento da leitura da sentença do caso da morte do triatleta Luís Grilo terá sido motivado por uma alteração na acusação que passa a colocar Rosa Grilo, a mulher da vítima, como a única autora do homicídio. O amante de Rosa Grilo, António Joaquim, deverá deixar de constar como suspeito do crime.

Este dado terá sido realçado pela juíza Ana Clara Batista aquando do adiamento da leitura da sentença, como apurou o Correio da Manhã (CM), frisando que a magistrada notou que “onde se lia que Rosa e António Joaquim decidiram tirar a vida a Luís Miguel Grilo deve agora ler-se que só a viúva o pretendeu fazer“.

Na acusação inicial, o Ministério Público (MP) atribuía a António Joaquim a autoria do disparo sobre Luís Grilo, alegando que Rosa Grilo estaria presente nesse momento, numa altura em que o triatleta estaria a dormir na casa que dividia com a mulher em Vila Franca de Xira.

Mas agora, a acusação não implicará António Joaquim no crime, segundo o CM. Um detalhe relevante e que pode ajudar a compreender porque é que António Joaquim acabou por sair em liberdade, em Dezembro passado, deixando o regime de prisão preventiva para ficar apenas com termo de identidade e residência. Já o pedido de Rosa Grilo que foi nesse sentido, na mesma altura, foi rejeitado pela Justiça.

Foi Rosa Grilo “quem foi buscar a arma e as munições”, de acordo com a nova acusação que é citada pelo CM.

A juíza também modificou a parte em que se fala da troca de mensagens de telemóvel entre o casal de amantes, notando que não se confirma que pretendiam combinar o crime.

Fica ainda aberta a possibilidade de António Joaquim ser absolvido no âmbito das armas apreendidas em sua casa que não estavam legalizadas.

Estas alterações levaram ao adiamento da sentença, devendo agora as defesas dos dois arguidos preparar-se para responder aos novos argumentos, nomeadamente pedindo mais elementos de prova e a inquirição de testemunhas.

O advogado de António Joaquim, Ricardo Serrano Vieira, salientou à saída do Tribunal que está certo de que o seu cliente “vai ser absolvido”, conforme declarações divulgadas pelo Expresso.

Rosa Grilo continua em prisão preventiva e o MP alega que ela planeou a morte do marido para ficar com meio milhão de euros dos Seguros de Vida do triatleta.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …