Volte-face no caso da morte de Luís Grilo. Rosa Grilo vai ser acusada como autora única do homicídio

António Pedro Santos / Lusa

Rosa Grilo (D), mulher e suspeita no envolvimento na morte do triatleta Luís Grilo, à chegada ao Tribunal de Vila Franca de Xira

O adiamento da leitura da sentença do caso da morte do triatleta Luís Grilo terá sido motivado por uma alteração na acusação que passa a colocar Rosa Grilo, a mulher da vítima, como a única autora do homicídio. O amante de Rosa Grilo, António Joaquim, deverá deixar de constar como suspeito do crime.

Este dado terá sido realçado pela juíza Ana Clara Batista aquando do adiamento da leitura da sentença, como apurou o Correio da Manhã (CM), frisando que a magistrada notou que “onde se lia que Rosa e António Joaquim decidiram tirar a vida a Luís Miguel Grilo deve agora ler-se que só a viúva o pretendeu fazer“.

Na acusação inicial, o Ministério Público (MP) atribuía a António Joaquim a autoria do disparo sobre Luís Grilo, alegando que Rosa Grilo estaria presente nesse momento, numa altura em que o triatleta estaria a dormir na casa que dividia com a mulher em Vila Franca de Xira.

Mas agora, a acusação não implicará António Joaquim no crime, segundo o CM. Um detalhe relevante e que pode ajudar a compreender porque é que António Joaquim acabou por sair em liberdade, em Dezembro passado, deixando o regime de prisão preventiva para ficar apenas com termo de identidade e residência. Já o pedido de Rosa Grilo que foi nesse sentido, na mesma altura, foi rejeitado pela Justiça.

Foi Rosa Grilo “quem foi buscar a arma e as munições”, de acordo com a nova acusação que é citada pelo CM.

A juíza também modificou a parte em que se fala da troca de mensagens de telemóvel entre o casal de amantes, notando que não se confirma que pretendiam combinar o crime.

Fica ainda aberta a possibilidade de António Joaquim ser absolvido no âmbito das armas apreendidas em sua casa que não estavam legalizadas.

Estas alterações levaram ao adiamento da sentença, devendo agora as defesas dos dois arguidos preparar-se para responder aos novos argumentos, nomeadamente pedindo mais elementos de prova e a inquirição de testemunhas.

O advogado de António Joaquim, Ricardo Serrano Vieira, salientou à saída do Tribunal que está certo de que o seu cliente “vai ser absolvido”, conforme declarações divulgadas pelo Expresso.

Rosa Grilo continua em prisão preventiva e o MP alega que ela planeou a morte do marido para ficar com meio milhão de euros dos Seguros de Vida do triatleta.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …