Ronald Reagan ficaria “horrorizado” com América de Trump

Patti Davis​​​​​​​, filha do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, criticou duramente o Partido Republicano e Donald Trump, afirmando que o presidente está a pôr em risco a democracia americana e a “agredir” a Constituição.

“O que acha que Reagan pensaria sobre este momento?”, perguntou Zainab Salbi, apresentador do Through Her Eyes, do Yahoo News. “Acho que ele ficaria horrorizado”, respondeu Davis. E acrescentou: “Acho que ele ficaria de coração partido porque amava muito este país e acreditava nele. Ele acreditava na bondade das pessoas.”

Patti Davis atirou-se ainda ao seu partido. “O Partido Republicano agora – particularmente os republicanos neste governo – está apenas sentado à margem e deixa a administração Trump destruir este país. Quero dizer que não dizem nada, não resistem”, disse.

Salvi ainda a questionou se estava a sugerir que Trump está “a pôr em risco a nossa democracia”. A resposta foi clara: “Claro que estou.”

Davis também questionou o slogan de Trump, “Make America great again”, uma frase que foi inventada pela primeira vez pelo seu pai. “Acho que ele a assumiu com um significado completamente diferente, porque parece significar agora ‘vamos tornar a América branca novamente e racista e de mente pequena‘”, afirmou.

Esta não é a primeira vez que a filha de Ronald Reagan critica o atual presidente americano. Em junho de 2018, afirmou num artigo no The Washington Post que o seu pai não teria apoiado o presidente e escreveu que ele se teria preocupado com a retórica descontraída de Trump sobre política externa, os seus constantes ataques aos media e a sua abordagem radical à imigração.

Em 2016, Davis lembrou a tentativa de assassínio do seu pai em 1981 como prova de que a sugestão de Trump que o “pessoal da Segunda Emenda” poderia fazer algo para impedir Hillary Clinton de nomear juízes simpatizantes de leis mais severas tem consequências no mundo real.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …