Rohani diz que queda dos preços do petróleo é uma conspiração

rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rohani

O presidente do Irão, Hassan Rohani, afirmou, numa reunião governamental, que a brusca quebra dos preços do petróleo se deve a uma conspiração organizada por certos países.

“A queda dos preços resulta de uma conspiração contra os povos da região e os muçulmanos em geral”, disse Hassan Rohani, citado pela agência russa Sputnik.

“Os habitantes da nossa região jamais esquecerão este conluio”, frisou o presidente iraniano.

Hassan Rohani assegurou no entanto que o governo iraniano será capaz de controlar a situação económica do país, desde que o Orçamento para o próximo ano seja menos baseado nos preços de petróleo.

Rohani realçou que para tal haverá necessidade de utilizar mais e melhor as capacidades de trânsito e as redes ferroviária e aérea do Irã.

OPEP revê previsões em baixas e atira petróleo para novos mínimos

Os preços do petróleo negociado em Londres (Brent) e nos Estados Unidos (West Texas Intermediate – WTI) estiveram na terça-feira nos valores mais baixos dos últimos cinco anos.

A quebra dos preços terá sido provocada pela pela expectativa de que os grandes investidores possam vir a desfazer-se das suas posições no mercado.

Esta terça-feira, o preço do petróleo voltou a cair no mercado de Nova Iorque, depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter revisto em baixa as previsões de procura para 2015.

Às 14:20 (hora de Lisboa), o preço do barril para entrega em Janeiro recuava 1,52 dólares e fixava-se em 62,30 dólares no mercado de Nova Iorque, um nível que não se registava desde 2009.

No relatório mensal divulgado pela a OPEP, a organização reviu em baixa para 28,9 milhões de barris por dia a procura de petróleo em 2015, apesar de manter a intenção de manter a sua quota de produção em 30 milhões de barris por dia.

O cartel também reviu em baixa as previsões de consumo em 70 mil barris por dia, uma redução de 0,07% em relação a 2014.

ZAP / LUSA / RVR

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É lamentável que, um jornalista ao redigir este artigo, dê um erro que não tem justificação, pois como sabemos o curso de jornalismo é muito for em português.
    Também sabemos que mandamos os nossos filhos lerem os jornais pois ali está uma boa fonte de ensino.
    Está ??? Ou ESTAVA?
    vejamos: No terceiro parágrafo a palavra é – CONLUIO – quando 2 ou mais pessoas se juntam para prejudicar alguém e NÃO, CONCLUIO – esta palavra nem sequer existe.
    Cuidado senhor jornalista há muitos miúdos a lerem notícias.
    NOTA: Não sou formado, apenas tenho o 5º ano antigo
    Cumprimentos

  2. Obviamente têm que arranjar um motivo qualquer para continuar a atacar o ocidente, senão eles próprios se auto classificariam facínoras…
    Mesmo assim, andaram a ganhar rios de dinheiro às custas do ocidente estes anos todos! Disso, obviamente, não se lamentam…

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …