Rohani diz que queda dos preços do petróleo é uma conspiração

rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rohani

O presidente do Irão, Hassan Rohani, afirmou, numa reunião governamental, que a brusca quebra dos preços do petróleo se deve a uma conspiração organizada por certos países.

“A queda dos preços resulta de uma conspiração contra os povos da região e os muçulmanos em geral”, disse Hassan Rohani, citado pela agência russa Sputnik.

“Os habitantes da nossa região jamais esquecerão este conluio”, frisou o presidente iraniano.

Hassan Rohani assegurou no entanto que o governo iraniano será capaz de controlar a situação económica do país, desde que o Orçamento para o próximo ano seja menos baseado nos preços de petróleo.

Rohani realçou que para tal haverá necessidade de utilizar mais e melhor as capacidades de trânsito e as redes ferroviária e aérea do Irã.

OPEP revê previsões em baixas e atira petróleo para novos mínimos

Os preços do petróleo negociado em Londres (Brent) e nos Estados Unidos (West Texas Intermediate – WTI) estiveram na terça-feira nos valores mais baixos dos últimos cinco anos.

A quebra dos preços terá sido provocada pela pela expectativa de que os grandes investidores possam vir a desfazer-se das suas posições no mercado.

Esta terça-feira, o preço do petróleo voltou a cair no mercado de Nova Iorque, depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter revisto em baixa as previsões de procura para 2015.

Às 14:20 (hora de Lisboa), o preço do barril para entrega em Janeiro recuava 1,52 dólares e fixava-se em 62,30 dólares no mercado de Nova Iorque, um nível que não se registava desde 2009.

No relatório mensal divulgado pela a OPEP, a organização reviu em baixa para 28,9 milhões de barris por dia a procura de petróleo em 2015, apesar de manter a intenção de manter a sua quota de produção em 30 milhões de barris por dia.

O cartel também reviu em baixa as previsões de consumo em 70 mil barris por dia, uma redução de 0,07% em relação a 2014.

ZAP / LUSA / RVR

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É lamentável que, um jornalista ao redigir este artigo, dê um erro que não tem justificação, pois como sabemos o curso de jornalismo é muito for em português.
    Também sabemos que mandamos os nossos filhos lerem os jornais pois ali está uma boa fonte de ensino.
    Está ??? Ou ESTAVA?
    vejamos: No terceiro parágrafo a palavra é – CONLUIO – quando 2 ou mais pessoas se juntam para prejudicar alguém e NÃO, CONCLUIO – esta palavra nem sequer existe.
    Cuidado senhor jornalista há muitos miúdos a lerem notícias.
    NOTA: Não sou formado, apenas tenho o 5º ano antigo
    Cumprimentos

  2. Obviamente têm que arranjar um motivo qualquer para continuar a atacar o ocidente, senão eles próprios se auto classificariam facínoras…
    Mesmo assim, andaram a ganhar rios de dinheiro às custas do ocidente estes anos todos! Disso, obviamente, não se lamentam…

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …