Robôs obedientes movem mobília (para tornar objetos virtuais reais)

A Realidade Virtual é uma tecnologia incrível, mas nada quebra a imersão como passar uma mão por uma parede. Enquanto algumas equipas estão a tentar simular a sensação do tato, um novo estudo tem uma alternativa inteligente: robôs que movem móveis físicos.

Chamada RoomShift, a tecnologia começa como a maioria das configurações de Realidade Virtual, com o utilizador a usar auscultadores Oculus Go e um sistema de rastreamento a vigiar uma sala com uma área de 10 por 10 metros.

Porém, a verdadeira diversão começa com uma frota de robôs Roombas modificados com elevadores tipo tesoura improvisados acoplados. Estes robôs podem deslizar sob a mobília, implantar os elevadores tipo tesoura para levantá-la do chão, carregá-la para um novo local e, depois, colocá-la no chão novamente.

De acordo com o NewAtlas, esta ideia tem algumas implicações importantes para a Realidade Virtual. É possível sentar numa cadeira ou colocar objetos em cima de uma mesa. Em vez de um pop-up virtual alertando-o para não andar mais para não partir uma janela, uma parede portátil pode disparar na frente da sua mão.

Um dos truques mais engenhosos pode ser a forma como as peças de mobília mais pequenas podem ser movidas constantemente para fazer com que os utlizadores pensem que há algo maior ali.

Num vídeo, a equipa move um pequeno segmento de parede ao lado de um utilizador enquanto caminha, de modo que sempre que estende a mão, haja uma superfície, dando a impressão distinta de que é uma parede contínua.

Noutro teste, uma mesa maior visível no espaço virtual é simulada movendo uma pequena.

O sistema RoomShift também pode lidar com alguns tipos diferentes de uso de Realidade Virtual. Os jogadores podem caminhar fisicamente pelo espaço em escala de sala ou, se usar o método comum de teletransporte de movimento, os robôs podem reorganizar a sala para combinar com a nova perspectiva do jogador. Por exemplo, se o utilizador teletransportar ao lado de uma cadeira, um robô obediente carregará uma até ele.

Os robôs são programados para se evitarem uns aos outros, aos utilizadores e às pernas dos objetos sob os quais estão a deslizar e foram testados a carregar objetos de até 11,2 quilogramas. Segundo a equipa, os robôs podem trabalhar juntos para levantar objetos mais pesados.

Esta é uma solução inteligente para um problema que já teve algumas soluções alternativas criativas. Perceção háptica é um tema comum, com motores estrondosos, bolsas infláveis ou pinos móveis embalados em botas, luvas, casacos ou outros dispositivos que se pode tocar ou usar.

O RoomShift pode ser perfeito para locais de entretenimento públicos como Zero Latency ou AutronVR. Por enquanto, porém, é apenas um estudo de prova de conceito.

A investigação foi publicada em abril nos Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …