Robôs obedientes movem mobília (para tornar objetos virtuais reais)

A Realidade Virtual é uma tecnologia incrível, mas nada quebra a imersão como passar uma mão por uma parede. Enquanto algumas equipas estão a tentar simular a sensação do tato, um novo estudo tem uma alternativa inteligente: robôs que movem móveis físicos.

Chamada RoomShift, a tecnologia começa como a maioria das configurações de Realidade Virtual, com o utilizador a usar auscultadores Oculus Go e um sistema de rastreamento a vigiar uma sala com uma área de 10 por 10 metros.

Porém, a verdadeira diversão começa com uma frota de robôs Roombas modificados com elevadores tipo tesoura improvisados acoplados. Estes robôs podem deslizar sob a mobília, implantar os elevadores tipo tesoura para levantá-la do chão, carregá-la para um novo local e, depois, colocá-la no chão novamente.

De acordo com o NewAtlas, esta ideia tem algumas implicações importantes para a Realidade Virtual. É possível sentar numa cadeira ou colocar objetos em cima de uma mesa. Em vez de um pop-up virtual alertando-o para não andar mais para não partir uma janela, uma parede portátil pode disparar na frente da sua mão.

Um dos truques mais engenhosos pode ser a forma como as peças de mobília mais pequenas podem ser movidas constantemente para fazer com que os utlizadores pensem que há algo maior ali.

Num vídeo, a equipa move um pequeno segmento de parede ao lado de um utilizador enquanto caminha, de modo que sempre que estende a mão, haja uma superfície, dando a impressão distinta de que é uma parede contínua.

Noutro teste, uma mesa maior visível no espaço virtual é simulada movendo uma pequena.

O sistema RoomShift também pode lidar com alguns tipos diferentes de uso de Realidade Virtual. Os jogadores podem caminhar fisicamente pelo espaço em escala de sala ou, se usar o método comum de teletransporte de movimento, os robôs podem reorganizar a sala para combinar com a nova perspectiva do jogador. Por exemplo, se o utilizador teletransportar ao lado de uma cadeira, um robô obediente carregará uma até ele.

Os robôs são programados para se evitarem uns aos outros, aos utilizadores e às pernas dos objetos sob os quais estão a deslizar e foram testados a carregar objetos de até 11,2 quilogramas. Segundo a equipa, os robôs podem trabalhar juntos para levantar objetos mais pesados.

Esta é uma solução inteligente para um problema que já teve algumas soluções alternativas criativas. Perceção háptica é um tema comum, com motores estrondosos, bolsas infláveis ou pinos móveis embalados em botas, luvas, casacos ou outros dispositivos que se pode tocar ou usar.

O RoomShift pode ser perfeito para locais de entretenimento públicos como Zero Latency ou AutronVR. Por enquanto, porém, é apenas um estudo de prova de conceito.

A investigação foi publicada em abril nos Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Tottenham perde frente ao Antuérpia. Mourinho "rasga" equipa: "Queria fazer 11 substituições ao intervalo"

O Tottenham perdeu esta quinta-feira frente ao Antuérpia, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, levando o treinador português José Mourinho a criticar a sua equipa. "Queria fazer 11 substituições ao intervalo", admitiu. No …

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …