Robôs obedientes movem mobília (para tornar objetos virtuais reais)

A Realidade Virtual é uma tecnologia incrível, mas nada quebra a imersão como passar uma mão por uma parede. Enquanto algumas equipas estão a tentar simular a sensação do tato, um novo estudo tem uma alternativa inteligente: robôs que movem móveis físicos.

Chamada RoomShift, a tecnologia começa como a maioria das configurações de Realidade Virtual, com o utilizador a usar auscultadores Oculus Go e um sistema de rastreamento a vigiar uma sala com uma área de 10 por 10 metros.

Porém, a verdadeira diversão começa com uma frota de robôs Roombas modificados com elevadores tipo tesoura improvisados acoplados. Estes robôs podem deslizar sob a mobília, implantar os elevadores tipo tesoura para levantá-la do chão, carregá-la para um novo local e, depois, colocá-la no chão novamente.

De acordo com o NewAtlas, esta ideia tem algumas implicações importantes para a Realidade Virtual. É possível sentar numa cadeira ou colocar objetos em cima de uma mesa. Em vez de um pop-up virtual alertando-o para não andar mais para não partir uma janela, uma parede portátil pode disparar na frente da sua mão.

Um dos truques mais engenhosos pode ser a forma como as peças de mobília mais pequenas podem ser movidas constantemente para fazer com que os utlizadores pensem que há algo maior ali.

Num vídeo, a equipa move um pequeno segmento de parede ao lado de um utilizador enquanto caminha, de modo que sempre que estende a mão, haja uma superfície, dando a impressão distinta de que é uma parede contínua.

Noutro teste, uma mesa maior visível no espaço virtual é simulada movendo uma pequena.

O sistema RoomShift também pode lidar com alguns tipos diferentes de uso de Realidade Virtual. Os jogadores podem caminhar fisicamente pelo espaço em escala de sala ou, se usar o método comum de teletransporte de movimento, os robôs podem reorganizar a sala para combinar com a nova perspectiva do jogador. Por exemplo, se o utilizador teletransportar ao lado de uma cadeira, um robô obediente carregará uma até ele.

Os robôs são programados para se evitarem uns aos outros, aos utilizadores e às pernas dos objetos sob os quais estão a deslizar e foram testados a carregar objetos de até 11,2 quilogramas. Segundo a equipa, os robôs podem trabalhar juntos para levantar objetos mais pesados.

Esta é uma solução inteligente para um problema que já teve algumas soluções alternativas criativas. Perceção háptica é um tema comum, com motores estrondosos, bolsas infláveis ou pinos móveis embalados em botas, luvas, casacos ou outros dispositivos que se pode tocar ou usar.

O RoomShift pode ser perfeito para locais de entretenimento públicos como Zero Latency ou AutronVR. Por enquanto, porém, é apenas um estudo de prova de conceito.

A investigação foi publicada em abril nos Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …