Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura.

Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco de superaquecer é um verdadeiro desafio. Aliás, este pode ser um verdadeiro problema para os robôs feitos de materiais sintéticos e maleáveis, porque, apesar de serem mais flexíveis, os materiais de que são feitos retêm o calor.

Ainda que haja soluções como as técnicas tradicionais de refrigeração interna, a verdade é que este tipo de equipamentos ocupam muito espaço e aumentam o peso e o consumo de energia do robô.

Para mitigar o problema, os cientistas criaram uma pele robótica capaz de transpirar e, assim, regular a sua própria temperatura.

“A biologia forneceu um excelente guia para nós, como engenheiros. A capacidade de transpirar é uma das características mais notáveis dos seres humanos,” disse Thomas Wallin, coautor do trabalho, cujos resultados foram recentemente publicados na Science Robotics.

Para criar os materiais poliméricos necessários, que precisam de ter estruturas internas em escala nanoscópica, a equipa usou uma técnica de impressão 3D chamada estereolitografia de materiais múltiplos, que usa luz para curar a resina em formas pré-projetadas. O material resultante consiste em atuadores compostos por dois tipos de hidrogel capazes reter água e responder à temperatura – uma espécie de esponjas termorresponsivas.

A camada base é feita de poli-N-isopropilacrilamida e reage a temperaturas acima de 30°C. Perante esta temperatura, o material encolhe, comprimindo a água rumo à camada superior de poliacrilamida, que é perfurada com poros na escala dos micrómetros. Os poros são sensíveis à mesma temperatura e dilatam automaticamente para liberar o “suor”.

De acordo com o Laboratory Equipment, a evaporação desta água reduz a temperatura da superfície do atuador em 21°C, em apenas 30 segundos. Este processo de arrefecimento é três vezes mais eficiente do que nos seres humanos, uma vez que a nossa pele não foi feita apenas para suar.

Depois de a água evaporar, os robôs têm a necessidade de se reabastecerem, o que pode ser um grande inconveniente. Por esse motivo, a equipa está agora a trabalhar na criação de robôs flexíveis capazes de transpirar e de beber – como se de um mamífero se tratasse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …