O mais recente robô subaquático é inspirado numa estrela do mar

Uma equipa de cientistas da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, desenvolveu o PATRICK, um robô subaquático autónomo que replica artificialmente a estrutura e o comportamento do ophiura, um invertebrado marinho muito parecido com uma estrela do mar.

O objetivo da equipa da universidade norte-americana era criar um robô flexível para  missões subaquáticas simples e que ajudasse os cientistas a entender o comportamento da ophiura e o seu comportamento debaixo de água.

Para ser o mais fiel possível à estrela marinha, os cientistas entenderam que o robô não devia estar conectado a qualquer software externo, de modo a permitir que o equipamento se movesse mais livremente.

Graças a um controlo de retroalimentação, o robô escolhe a direção que deve tomar para atingir o seu objetivo e determina os atuadores ativos com base nessa mesma direção.

De acordo com o portal EurekAlert, PATRICK conta com cinco pontas alimentadas por bobinas de SMA (shape-memory alloy), um tipo de metal com várias propriedades vantajosas, incluindo alta flexibilidade à temperatura ambiente. Quando está ligado à corrente elétrica, o metal SMA aquece rapidamente e retorna à forma original.

“Usamos estas bobinas que mudam de forma para replicar uma espécie de músculo, fazendo com que as pernas do robô se dobrem nas direções desejadas”, explicou Zach Patterson, um dos investigadores que participou no estudo. Os resultados estão disponíveis no arXiv.

O robô é composto por silicone, um material que o torna altamente flexível e impermeável. “Para controlar o PATRICK, desenvolvemos várias primitivas de movimento: padrões específicos de forma coordenada que alternam entre os membros e movem o robô como um todo”, explicou o investigador ao Tech Explore.

Este robô autónomo de rastreamento suave subaquático pode ter inúmeras aplicações: além de poder ser usado em explorações geológicas, poderá obter ainda amostras ecológicas ou biológicas invasivas e ajudar no estudo dos mecanismos de locomoção da ophiura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …