Robô realiza a primeira cirurgia intraocular para recuperar visão de um paciente

(dr) Bart Van Overbeeke

-

Cirurgiões usaram pela primeira vez um robô numa operação intraocular para recuperar a visão de um paciente.

Uma equipa médica do Hospital John Radcliffe, em Oxford, no Reino Unido, usou pela primeira vez um robô numa cirurgia intraocular, escreve a BBC.

As cirurgias com robôs já são frequentes hoje em dia mas nunca tinha acontecido numa cirurgia dentro do olho.

“Operar na região da parte de trás dos olhos requer muita precisão, e o desafio foi criar um sistema robótico que fizesse isso através de um orifício minúsculo na parede ocular sem causar danos enquanto se move”, explicou o professor Robert MacLaren, da Universidade de Oxford, que liderou a investigação.

O robô cirúrgico Preceyes foi desenvolvido por uma empresa holandesa, aliada da Universidade de Tecnologia de Eindhoven.

O cirurgião usa um comando e uma tela sensível para guiar uma agulha dentro do olho, enquanto monitoriza o progresso através de um microscópio.

Já o robô, que funciona como uma mão mecânica, tem sete motores e é capaz de eliminar os tremores comuns da mão de um cirurgião humano.

“Normalmente quando fazemos esta operação de forma manual, tocamos na retina e há sempre hemorragia. Mas, com o uso do robô, a membrana foi retirada de forma limpa”, disse ainda MacLaren.

O paciente usado nesta cirurgia, Bill Beaver, de 70 anos, disse que se sentiu numa espécie de “conto de fadas”.

“Tenho muita sorte em ser o primeiro a passar por esta cirurgia”, afirmou à emissora birtânica.

Doze outros pacientes vão passar por procedimentos médicos com o mesmo robô, num teste financiado pelo Centro de Pesquisas Biomédicas NIHR Oxford.

A outra parte do financiamento vem da Zizoz, uma ONG holandesa que apoia pacientes que sofrem de coroidermia – uma espécie de cegueira genética que deve ser o próximo alvo de tratamento deste robô.

Os médicos responsáveis pela cirurgia esperam que este feito abra caminho para cirurgias oculares mais complexas.

“Não há dúvidas de que presenciamos uma cirurgia ocular do futuro. Esperamos que o robô nos permita realizar cirurgias ainda mais complexas, que continuam a ser impossíveis com as mãos humanas”, afirma MacLaren.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …