Robô realiza a primeira cirurgia intraocular para recuperar visão de um paciente

(dr) Bart Van Overbeeke

-

Cirurgiões usaram pela primeira vez um robô numa operação intraocular para recuperar a visão de um paciente.

Uma equipa médica do Hospital John Radcliffe, em Oxford, no Reino Unido, usou pela primeira vez um robô numa cirurgia intraocular, escreve a BBC.

As cirurgias com robôs já são frequentes hoje em dia mas nunca tinha acontecido numa cirurgia dentro do olho.

“Operar na região da parte de trás dos olhos requer muita precisão, e o desafio foi criar um sistema robótico que fizesse isso através de um orifício minúsculo na parede ocular sem causar danos enquanto se move”, explicou o professor Robert MacLaren, da Universidade de Oxford, que liderou a investigação.

O robô cirúrgico Preceyes foi desenvolvido por uma empresa holandesa, aliada da Universidade de Tecnologia de Eindhoven.

O cirurgião usa um comando e uma tela sensível para guiar uma agulha dentro do olho, enquanto monitoriza o progresso através de um microscópio.

Já o robô, que funciona como uma mão mecânica, tem sete motores e é capaz de eliminar os tremores comuns da mão de um cirurgião humano.

“Normalmente quando fazemos esta operação de forma manual, tocamos na retina e há sempre hemorragia. Mas, com o uso do robô, a membrana foi retirada de forma limpa”, disse ainda MacLaren.

O paciente usado nesta cirurgia, Bill Beaver, de 70 anos, disse que se sentiu numa espécie de “conto de fadas”.

“Tenho muita sorte em ser o primeiro a passar por esta cirurgia”, afirmou à emissora birtânica.

Doze outros pacientes vão passar por procedimentos médicos com o mesmo robô, num teste financiado pelo Centro de Pesquisas Biomédicas NIHR Oxford.

A outra parte do financiamento vem da Zizoz, uma ONG holandesa que apoia pacientes que sofrem de coroidermia – uma espécie de cegueira genética que deve ser o próximo alvo de tratamento deste robô.

Os médicos responsáveis pela cirurgia esperam que este feito abra caminho para cirurgias oculares mais complexas.

“Não há dúvidas de que presenciamos uma cirurgia ocular do futuro. Esperamos que o robô nos permita realizar cirurgias ainda mais complexas, que continuam a ser impossíveis com as mãos humanas”, afirma MacLaren.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …