/

Robô de quatro pernas adapta-se a qualquer tipo de superfície (e pode ser útil em operações de resgate)

Um grupo de investigadores desenvolveu um novo tipo de sistema de locomoção reativa para robôs. Conhecido como adaptação motora rápida, permite que um dispositivo robótico atravesse vários tipos de terreno, aprendendo com experiências anteriores.

O robô, construído pela startup chinesa Unitree, tem quatro pernas, move-se como um cão e não consegue ver para onde está a caminhar. Em vez disso, avança ajustando-se às características únicas da superfície que está a atravessar.

Os investigadores projetaram o software como um sistema de autoaprendizagem, ou seja, colocaram uma versão simulada do robô da Unitree numa variedade de ambientes simulados, sendo que o treino inicial do robô reduziu bastante os tempos de aprendizagem.

Após estar apto, o robô foi lançado em superfícies diferentes numa ampla variedade de ambientes do mundo real.

Numa das situações, o robô optou por um caminho onde seguiu por uma praia rochosa. Noutro caso, desceu por uma pequena cascata, reagindo instantaneamente ao repentino mergulho em declive.

A equipa também fez com que o robô caminhasse sobre plástico escorregadio para testar as suas habilidades neste tipo de superfícies.

Os investigadores indicam que a nova técnica de treino é inteiramente baseada em tentativa e erro. Esta abordagem permite reações muito mais subtis do que outros sistemas de aprendizagem, escreve o TechExplore.

Os especialistas envolvidos no trabalho sugerem que a tecnologia pode ser útil em operações de busca e resgate em que o terreno é notoriamente imprevisível.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.