Robô de quatro pernas adapta-se a qualquer tipo de superfície (e pode ser útil em operações de resgate)

Um grupo de investigadores desenvolveu um novo tipo de sistema de locomoção reativa para robôs. Conhecido como adaptação motora rápida, permite que um dispositivo robótico atravesse vários tipos de terreno, aprendendo com experiências anteriores.

O robô, construído pela startup chinesa Unitree, tem quatro pernas, move-se como um cão e não consegue ver para onde está a caminhar. Em vez disso, avança ajustando-se às características únicas da superfície que está a atravessar.

Os investigadores projetaram o software como um sistema de autoaprendizagem, ou seja, colocaram uma versão simulada do robô da Unitree numa variedade de ambientes simulados, sendo que o treino inicial do robô reduziu bastante os tempos de aprendizagem.

Após estar apto, o robô foi lançado em superfícies diferentes numa ampla variedade de ambientes do mundo real.

Numa das situações, o robô optou por um caminho onde seguiu por uma praia rochosa. Noutro caso, desceu por uma pequena cascata, reagindo instantaneamente ao repentino mergulho em declive.

A equipa também fez com que o robô caminhasse sobre plástico escorregadio para testar as suas habilidades neste tipo de superfícies.

Os investigadores indicam que a nova técnica de treino é inteiramente baseada em tentativa e erro. Esta abordagem permite reações muito mais subtis do que outros sistemas de aprendizagem, escreve o TechExplore.

Os especialistas envolvidos no trabalho sugerem que a tecnologia pode ser útil em operações de busca e resgate em que o terreno é notoriamente imprevisível.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …