Este robô compõe e canta (e já vai fazer uma digressão)

Shimon é um robô que canta, dança, escreve letras e até compõe melodias. Agora, vai fazer uma digressão para promover o seu novo álbum – tal como outro músico qualquer.

O novo álbum de Shimon terá entre oito a dez músicas que Shimon escreveu com o seu criador, Gil Weinberg, professor da Escola de Música e diretor fundador do Center for Music Technology no Georgia Institute of Technology, onde lidera o grupo de música robótica. O álbum de Shimon será lançado no Spotify ainda esta primavera.

“Shimon renasceu como cantor e compositor”, disse Weinberg, em comunicado. “Agora colaboramos entre humanos e robôs para fazer músicas juntos.”

Para criar músicas, Weinberg começará com um tema e Shimon escreverá letras em torno do tema. Weinberg reúne-os e compõe melodias para ajustá-los. Shimon também consegue criar algumas melodias para Weinberg usar enquanto monta uma música. Depois, com uma banda de músicos humanos, Shimon toca as músicas e canta.

Se o tema for “tempestade”, o bot irá gerar um lote de palavras associadas, como “chuva”, e depois juntará essas palavras para construir uma letra. Shimon também pode decidir que palavras são mais relevantes e gerar mais letras com base nisso.

“Eu sempre quis escrever músicas, mas não consigo escrever letras”, disse Weinberg. “Esta é a primeira vez que realmente escrevi uma música, porque tinha inspiração: tinha Shimon a escrever letras para mim.”

Weinberg e os seus alunos treinaram Shimon com conjuntos de dados de 50 mil letras de jazz, pop rock e hip-hop. Shimon usa a tecnologia de aprendizagem profunda, uma classe de algoritmos de aprendizagem, para criar as suas próprias palavras.

“A forma como o significado semântico se move pelas letras é diferente. Além disso, rima e ritmo são obviamente super importantes para as letras, mas isso não está presente noutros geradores de texto. Portanto, usamos a aprendizagem profunda para criar letras, mas também é combinado com o conhecimento semântico”, explucou Richard Savery, um estudante de doutorado que trabalha com Shimon.

Quando Shimon canta músicas, canta mesmo com uma voz única criada por colaboradores da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, que desenvolveram a voz e treinaram-na em centenas de músicas.

Juntamente com as suas novas habilidades, Shimon também possui um novo hardware que muda a forma como toca e se move no palco. O robô está parado, mas tem uma boca, novas sobrancelhas e novos movimentos da cabeça projetados para ajudar a transmitir emoções e interagir com os colegas de banda. Também tem novas “mãos”, que mudaram totalmente a forma como toca marimba – semelhante ao xilofone.

Shimon consegue contar no início das músicas para dar o sinal de entrada à banda e, às vezes, agita os seus martelos ao ritmo da música.

Porém, este robô não vem roubar o lugar aos humanos. Ensinar novas habilidades a Shimon não é mesmo coisa que substituir músicos. A parceria com as pessoas é fundamental para Weinberg.

“Vamos precisar de músicos e haverá mais músicos capazes de fazer mais e novas músicas, porque os robôs os ajudarão, gerarão ideias, ajudarão a ampliar a forma como pensam sobre música e tocam música”, disse Weinberg.

Shimon, Weinberg e toda a banda estão a criar uma digressão com o objetivo de levar a sua mistura única de músicas criadas por robôs e humanos a mais pessoas. Weinberg afirmou que espera que esses programas sejam mais do que inovação. “Acho que alcançamos um nível em que espero que o público apenas aprecie a música pelo bem da música”.

“Esta é uma música que os humanos, por si mesmos, não teriam escrito. Quero que o público pense: Há algo único nesta música e quero voltar a ouvi-la, mesmo que não olhe para o robô”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …