Este robô compõe e canta (e já vai fazer uma digressão)

Shimon é um robô que canta, dança, escreve letras e até compõe melodias. Agora, vai fazer uma digressão para promover o seu novo álbum – tal como outro músico qualquer.

O novo álbum de Shimon terá entre oito a dez músicas que Shimon escreveu com o seu criador, Gil Weinberg, professor da Escola de Música e diretor fundador do Center for Music Technology no Georgia Institute of Technology, onde lidera o grupo de música robótica. O álbum de Shimon será lançado no Spotify ainda esta primavera.

“Shimon renasceu como cantor e compositor”, disse Weinberg, em comunicado. “Agora colaboramos entre humanos e robôs para fazer músicas juntos.”

Para criar músicas, Weinberg começará com um tema e Shimon escreverá letras em torno do tema. Weinberg reúne-os e compõe melodias para ajustá-los. Shimon também consegue criar algumas melodias para Weinberg usar enquanto monta uma música. Depois, com uma banda de músicos humanos, Shimon toca as músicas e canta.

Se o tema for “tempestade”, o bot irá gerar um lote de palavras associadas, como “chuva”, e depois juntará essas palavras para construir uma letra. Shimon também pode decidir que palavras são mais relevantes e gerar mais letras com base nisso.

“Eu sempre quis escrever músicas, mas não consigo escrever letras”, disse Weinberg. “Esta é a primeira vez que realmente escrevi uma música, porque tinha inspiração: tinha Shimon a escrever letras para mim.”

Weinberg e os seus alunos treinaram Shimon com conjuntos de dados de 50 mil letras de jazz, pop rock e hip-hop. Shimon usa a tecnologia de aprendizagem profunda, uma classe de algoritmos de aprendizagem, para criar as suas próprias palavras.

“A forma como o significado semântico se move pelas letras é diferente. Além disso, rima e ritmo são obviamente super importantes para as letras, mas isso não está presente noutros geradores de texto. Portanto, usamos a aprendizagem profunda para criar letras, mas também é combinado com o conhecimento semântico”, explucou Richard Savery, um estudante de doutorado que trabalha com Shimon.

Quando Shimon canta músicas, canta mesmo com uma voz única criada por colaboradores da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, que desenvolveram a voz e treinaram-na em centenas de músicas.

Juntamente com as suas novas habilidades, Shimon também possui um novo hardware que muda a forma como toca e se move no palco. O robô está parado, mas tem uma boca, novas sobrancelhas e novos movimentos da cabeça projetados para ajudar a transmitir emoções e interagir com os colegas de banda. Também tem novas “mãos”, que mudaram totalmente a forma como toca marimba – semelhante ao xilofone.

Shimon consegue contar no início das músicas para dar o sinal de entrada à banda e, às vezes, agita os seus martelos ao ritmo da música.

Porém, este robô não vem roubar o lugar aos humanos. Ensinar novas habilidades a Shimon não é mesmo coisa que substituir músicos. A parceria com as pessoas é fundamental para Weinberg.

“Vamos precisar de músicos e haverá mais músicos capazes de fazer mais e novas músicas, porque os robôs os ajudarão, gerarão ideias, ajudarão a ampliar a forma como pensam sobre música e tocam música”, disse Weinberg.

Shimon, Weinberg e toda a banda estão a criar uma digressão com o objetivo de levar a sua mistura única de músicas criadas por robôs e humanos a mais pessoas. Weinberg afirmou que espera que esses programas sejam mais do que inovação. “Acho que alcançamos um nível em que espero que o público apenas aprecie a música pelo bem da música”.

“Esta é uma música que os humanos, por si mesmos, não teriam escrito. Quero que o público pense: Há algo único nesta música e quero voltar a ouvi-la, mesmo que não olhe para o robô”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …