Chama-se Robin, é um robô e visita hospitais para ajudar as crianças a sentirem-se melhores

Uma simples visita de um robô controlado por humanos encoraja uma perspetiva positiva e melhora as interações médicas das crianças hospitalizadas.

Robin é um robô que se move, fala e brinca com as crianças enquanto é controlado remotamente por humanos. A máquina tem percorrido os corredores do Hospital Infantil Mattel da UCLA e os resultados são muito positivos.

Em comunicado, citado pelo EurekAlert, Justin Wagner, cirurgião pediátrico do Hospital Infantil Mattel da UCLA, explicou que a sua equipa “demonstrou que um robô companheiro social pode ir muito além das conversas em vídeo”, de forma a tornar um hospital um ambiente menos stressante.

“Os nossos pacientes sentem-se ansiosos e vulneráveis de várias formas, pelo que é fundamental que sejamos o mais criativos possível para facilitar as suas experiências quando precisam da nossa ajuda”, acrescentou o especialista.

Robin tem cerca de 1,2 metros de altura e pode mover-se, falar e brincar com as crianças. Segundo o IFL Science, o “corpo” conta com um ecrã no topo – uma espécie de cabeça – que mostra diversas expressões faciais.

Durante o período de estudo (de outubro 2020 até abril de 2021), o robô visitou as crianças durante sessões de uma hora. Os resultados foram comparados com os da utilização de um tablet, usado para conversas em vídeo, um método que se tornou muito comum nos hospitais numa altura em que a pandemia dá tréguas, mas não cessa.

O estudo mostrou que era “extremamente provável” que 90% dos pacientes pedissem uma segunda visita a Robin, o que sugere que o amigo robotizado teve uma resposta esmagadoramente positiva.

Além disso, registou-se um aumento de 29% no efeito positivo (descrito como a tendência para encarar o mundo de uma forma positiva) após a visita de Robin, e uma diminuição de 33% no efeito negativo.

As melhorias de humor nas crianças pareciam afetar os trabalhadores do hospital e as famílias, o que significa que Robin é uma opção muito melhor, se comparado com as atuais formas de visitas remotas.

O estudo foi apresentado na Conferência Nacional American Academy of Pediatrics (AAP).

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …