/

Robert Mallia vive há 14 meses sozinho num hotel de 5 estrelas. A culpa é da pandemia

Quando Nova Iorque entrou em confinamento, em março do ano passado, o corpo de bombeiros anunciou que as propriedades deveriam manter uma pessoa no local, em caso de emergência. Robert Mallia ficou confortavelmente acomodado no Chatwal, um hotel de cinco estrelas.

Robert Mallia, um norte-americano de 36 anos, mora sozinho num hotel de cinco estrelas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, desde o início da pandemia, conta o NY Post.

Em março de 2020, quando a cidade que nunca dorme adormeceu, o corpo de bombeiros anunciou que as propriedades deveriam manter uma pessoa no local, em caso de emergência.

Robert Mallia, solteiro e sem filhos, ofereceu-se para ser o zelador do hotel de luxo The Chatwal, localizado perto de Times Square. Antes, várias pessoas tinham recusado a missão: quer por medo, quer por preferirem ficar com as suas famílias.

“Ter a oportunidade de morar num prédio em que trabalhamos é porreiro”, disse Robert Mallia, designer arquitetónico do Dream Hotel Group, dono do The Chatwal.

Entre ficar confinado sozinho num apartamento no distrito de Long Island City ou num hotel espaçoso de cinco estrelas, a escolha foi feita rapidamente. “O meu apartamento é bastante modesto se comparado a um hotel de luxo”, afirmou.

O quarto 307 pertence a Mallia já há 14 meses. Com os 59 funcionários do hotel ausentes, o norte-americano admite que, no início, foi “estranho”. Atualmente, os seus únicos companheiros (ocasionais) são os seguranças e o engenheiro-chefe do prédio, que faz visitas semanais para verificar o cumprimento do sistema de prevenção de incêndios.

Apesar do luxo, nem tudo são rosas: Robert Mallia levanta-se todos dias às 5h30 para separar o correio, procurar potenciais fugas ou outros problemas de manutenção.

Uma vez por semana, o norte-americano descarrega o autoclismo de todas as sanitas do hotel e, duas vezes por mês, liga todos os chuveiros e torneiras durante dez minutos. O trabalho doméstico também está todo por sua conta.

Face à melhoria da situação pandémica, o hotel deverá reabrir portas breve. Mallia está feliz: “Sinto falta de estar em casa“, confessou.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.