Robert Downey Jr. quer limpar o planeta com robôs e nanotecnologia

gageskidmore / Flickr

Robert Downey Jr.

Robert Downey Jr., a conhecida estrela de Holywood que dá vida a Homem de Ferro, anunciou o seu novo projeto que solucionará um dos problemas cada vez mais presentes no nosso planeta: a degradação ambiental.

Numa conferência da Amazon, realizada esta terça-feira em Las Vegas, nos Estados Unidos, Robert Downey Jr. anunciou a sua nova organização que tem como principal objetivo limpar o planeta Terra: a Footprint Coalition.

“Com a robótica e a nanotecnologia, poderíamos limpar o planeta de forma significativa, se não totalmente, em 10 anos. Eu adoro especialistas: são como a Wikipedia, mas com traços de caráter”, brincou o ator de Hollywood.

Os detalhes do projeto ainda não viram a luz do dia e Robert Downey Jr não revelou como irá atingir as suas ambiciosas metas nem tampouco com quem pretende fazer parcerias. Além disso, o site do projeto é, atualmente, uma página que pede às pessoas para se inscreverem para aprenderem os próximos passos desta “jornada ambiental“. Pormenores, para já, não existem.

Ainda assim, o ator adiantou que irá investir parte do seu tempo nos próximos meses a organizar a sua ideia e a dar corpo a esta nova aventura, avança o HiperTextual.

Ao logo da sua palestra, Downey Jr. defendeu a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) como um avanço tecnológico significativo que lhe deu esperança. Além disso, o ator mostrou-se alarmado com o estado do ambiente. “Eu tenho uma sensação silenciosa de crise”, disse, admitindo que contribuiu mais do que outros para a crise climática.

Esta não é a primeira vez que o ator fala sobre Inteligência Artificial e outras tecnologias avançadas, sem estar no papel de Tony Stark. Ele e a sua mulher, Susan Downey, produziram também uma série de oito episódios sobre Inteligência Artificial, um documentário disponível no YouTube.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Talvez por não ter o que fazer neste mundo a beira do caos, voltamos a era tribal, em que o menos favorecido através de pesadelos surreal comunica suas psicoses como uma grande descoberta que venha favorecer o planeta com uma limpeza completa cometida pelo seu próprio semelhante. Muito interessante né…

RESPONDER

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …