Rishi Sunak vai ser o novo primeiro-ministro britânico

3

Neil Hall / EPA

Rishi Sunak vai ser o próximo líder conservador e primeiro-ministro britânico.

Depois das desistências de Boris Johnson e Penny Mordaunt, Rishi Sunak é o único candidato à liderança dos tories e vai ser o novo primeiro-ministro britânico.

Rishi Sunak vai mesmo ser o próximo primeiro-ministro britânico, confirmando o favoritismo que lhe tem sido atribuído. Depois da desistência de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador, foi agora a vez do afastamento de Penny Mordaunt.

Boris teve o apoio público de apenas 60 deputados conservadores, o que é insuficiente. O mesmo destino teve Mordaunt, que não conseguiu o requisito mínimo de 100 deputados para participar na eleição.

Mordaunt divulgou um comunicado a explicar os motivos da desistência: “O nosso partido é a nossa filiação. São tempos sem precedentes. Apesar do horário pouco espaçado para a liderança, é claro que os nossos colegas percebem o que nós precisamos hoje. Eles tomaram a decisão em boa-fé para o bem do nosso país”.

“Como resultado, escolhemos o nosso próximo primeiro-ministro. É uma decisão histórica e mostra, mais uma vez, a diversidade e talento no nosso país”, acrescentou, manifestando o seu “apoio total” a Sunak.

Por sua vez, Sunak conseguiu o apoio de mais de 200 deputados. O ex-ministro das Finanças vai, assim, vencer a corrida interna dos tories para a escolha do sucessor de Liz Truss — que só aguentou pouco mais de um mês no cargo.

O líder do Comité 1922, Graham Brady, confirmou que o partido apenas recebeu uma candidatura válida, a de Rishi Sunak. Desta forma, “foi eleito enquanto líder do Partido Conservador”. Sunak vai falar ao país às 14h30.

Liz Truss também já congratulou Sunak e disse que o seu antigo adversário nas eleições pode contar com o seu “apoio total”.

Rishi Sunak anunciou este domingo a candidatura a líder dos conservadores e a primeiro-ministro do Reino Unido, através do Twitter.

“O Reino Unido é um grande país, mas enfrentamos uma profunda crise económica. É por isso que me candidato a líder do Partido Conservador e a primeiro-ministro”, escreveu na rede social.

O ministro das Finanças de Boris Johnson nunca conseguiu cativar o eleitorado tory, um fator que acabou por ser fatal para as suas aspirações ao cargo no passado. Agora, depois dos falhanços dos seus antecessores, pode-se ter um aberto uma brecha para Sunak.

O ministro da Defesa Ben Wallace também foi referido como potencial substituto de Truss, assim como Kemi Badenoch, ministra do Comércio no governo de Truss. No entanto, não formalizaram candidatura, uma vez que não reuniram o apoio necessário.

Oposição britânica critica “coroação”

A oposição britânica criticou hoje o que considerou a “coroação” de Rishi Sunak como primeiro-ministro britânico, ao ser declarado líder do Partido Conservador sem oposição.

“Os Conservadores coroaram Rishi Sunak como primeiro-ministro sem que ele dissesse uma única palavra sobre como governaria o país e sem que ninguém tivesse a oportunidade de votar”, criticou a vice-líder do Partido Trabalhista, Angela Rayner.

“Este é o mesmo Rishi Sunak que, como ministro das Finanças, não conseguiu fazer crescer a economia, não conseguiu controlar a inflação e não ajudou as famílias com a crise do custo de vida”, disse a dirigente do principal partido da oposição.

Rayner lembrou ainda que a família de Sunak, nomeadamente a esposa, Akshata Murty, filha de um magnata indiano co-fundador da multinacional Infosys, “evitou pagar impostos neste país antes de aumentar impostos sobre todos”.

Embora reconheça as diferenças políticas, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, prometeu esforçar-se “para construir com ele uma relação de trabalho construtiva no interesse daqueles a quem servimos”, escreveu na rede social Twitter.

A líder do Partido Nacional Escocês (SNP) também considerou “um momento verdadeiramente significativo” que torna “especial” o festival religioso hindu Divali em curso que Sunak seja o primeiro “asiático britânico” a tornar-se primeiro-ministro.

Porém, reiterou o apelo a que sejam convocadas eleições legislativas e urgiu Sunak a não aplicar políticas de austeridade porque “os nossos serviços públicos não vão aguentar”.

“Para a Escócia, claro, ele torna-se mais um primeiro-ministro que nós não votámos e certamente não votaríamos mesmo que tivéssemos oportunidade”, vincou Sturgeon.

Por seu lado, o líder dos Liberais Democratas não esquece que os “Conservadores destruíram a nossa economia” e agora “instalaram outro primeiro-ministro desligado da realidade sem dar uma palavra” aos britânicos.

“Precisamos de eleições nacionais já”, concluiu.

Rishi Sunak foi hoje declarado líder do Partido Conservador após a desistência da outra candidata, Penny Mordaunt, que não conseguiu recolher o apoio de 100 dos 357 deputados tory necessário para ser elegível.

Sunak, antigo ministro das Finanças, foi escolhido apenas sete semanas depois de ter perdido para Liz Truss numa outra eleição para a liderança do partido, quando 57% militantes de base preferiram a primeira-ministra demissionária.

Ao ser declarado diretamente, Sunak evitou ser sujeito a uma votação dos militantes Conservadores.

O novo líder do Partido Conservador será agora indigitado chefe do Governo pelo Rei Carlos III pois os tories mantêm uma maioria absoluta, mas ainda é incerto sobre se acontecerá hoje ou nos próximos dias.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

    • O assunto diz respeito ao UK , que raio vem fazer a Revolução Francesa no assunto ? ….. Ai …..Albertina estas toda baralhada , confundes o Ti Costa com o Sunak !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.