Liz Truss demite-se após 44 dias como primeira-ministra britânica

2

Truss considera que perdeu as condições para continuar no cargo, mas vai manter-se como primeira-ministra até ser escolhido o sucessor. É a chefe do Governo com o mandato mais curto da história do Reino Unido.

Após apenas cerca de seis semanas no cargo de primeira-ministra, Liz Truss anunciou hoje a sua demissão do cargo numa curta declaração à porta de Downing Street. Truss torna-se assim a chefe de Governo com o mandato mais curto na história do Reino Unido, tendo estado apenas 44 dias no posto.

No comunicado à nação, a primeira-ministra demissionária começou por dizer que assumiu o cargo “numa altura de grande instabilidade económica e internacional”. O Reino Unido tem sido “ficado para trás há muito tempo devido ao crescimento económico baixo”, continuou, afirmando que foi eleita para mudar esta situação.

Truss acrescenta que o seu Governo cumpriu a promessa de conter os aumentos nas facturas energéticas e que tinha esperança de “implementar uma visão de uma economia crescente à base de impostos baixos”, cita o The Guardian.

“Reconheço que, dada a situação actual, não consigo cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo partido Conservador”, admite.

A líder dos Conservadores revela que já falou com Carlos III para o notificar na demissão e que também já se encontrou com o presidente do Comité 1922, Graham Brady, tendo os dois acordado de que “haverá uma eleição para a liderança do partido na próxima semana”.

“Isto garantirá que permaneçamos no caminho para cumprir os nossos planos fiscais e manter a estabilidade económica e a segurança nacional do nosso país”, remata. Truss terminou a intervenção afirmando que se vai manter como primeira-ministra até que seja escolhido um sucessor.

Adriana Peixoto, ZAP //

2 Comments

  1. mas por que raio é que não convocam eleiçoes? Isso é que fazia sentido, era democrático e justo e contribuia para a estabilidade!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.