/

Riscos do 5G em Portugal encerrados a sete chaves (relatório é demasiado “sensível”)

69

O Gabinete Nacional de Segurança já fez a análise aos riscos de cibersegurança que as redes de quinta geração, o chamado 5G, representam em Portugal. Mas o relatório foi classificado como “reservado” e não deverá ser divulgado publicamente.

O documento com os riscos do 5G em Portugal está guardado a sete chaves por ser “sensível do ponto de vista geopolítico”, como destaca o Eco.

Uma fonte oficial do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) confirma à publicação económica que o relatório está classificados como secreto e que não será divulgado publicamente.

“Na sequência da Recomendação (UE) n.º 534/2019, da Comissão, de 26 de Março de 2019, relativa à cibersegurança das redes 5G, foi criado um grupo de trabalho que promoveu a realização de uma avaliação de risco nacional e participou na avaliação de risco a nível europeu. Esse relatório foi classificado com a marca RESERVADO, pelo que não poderá ser divulgado”, aponta a dita fonte.

O Eco apurou que o relatório já foi entregue à ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, mas repara que nem a própria subsidiária da Huawei em Portugal tem conhecimento do seu teor.

As redes 5G são um tema controverso devido ao eventual acesso ou não da marca chinesa Huawei ao processo.

Os EUA acusam a tecnológica de ser uma ferramenta de espionagem ao serviço do Partido Comunista Chinês.

Nos últimos dias, a diplomacia dos EUA tem pressionado Portugal para assumir um dos lados da contenda, ou o chinês ou o norte-americano.

O Embaixador dos EUA em Portugal deu a ideia de que o seu país está preocupado com vários negócios de empresas chinesas em Portugal, sendo a questão da Huawei e do 5G um dos temas sensíveis.

Nesta semana, espera-se a visita a Lisboa do sub-secretário de Estado dos EUA, Keith Krach. Além de encontros com elementos do Governo, Krach vai reunir-se com executivos de empresas da área das telecomunicações e a os riscos do 5G estarão certamente em cima da mesa.

A NOS, a Altice e a Vodafone já terão decidido não recorrer à tecnologia da Huawei no ‘core’ das redes 5G, mas isso não coloca automaticamente a operadora chinesa fora do processo.

O arranque do leilão de frequências do 5G deve ser já neste mês de Outubro. A ANACOM está a ultimar os detalhes finais.

ZAP //

69 Comments

    • E são quais? O Paulo sabia que a radiação visível, a que é exposto diariamente, é 400 milhões (isso mesmo, leu bem) de vezes mais potente que a da tecnologia 5G? Com a ferramenta Internet à mão e só procuram informação em fontes de m€rd@ e acreditam em tudo o que ouvem e lêem…

      • Na realidade o Zé Couves tem toda a razão. A nível científico, a grande maioria dos estudos, e sobretudo todos os meta-estudos, mostram que o impacto do 5G a nível de radiação no corpo humano é, essencialmente, desprezável. É inclusive menor que as gerações anteriores. Os pouquíssimos estudos que existem que defendem o algum tipo de risco são tipicamente publicados em revistas um pouco à margem e mais baseados em opiniões do que em dados concretos (na prática, ignoram os dados). Facebooks e YouTubes é ignorar. Não representam os factos nem a realidade.

      • Zé Couves, tens razão em parte, mas maioritariamente não. Eu explico… a radiação natural a que és exposto: solar, espacial e irradiação de solos… o ser humano teve alguns milhões de anos para se adaptar (mas em quantidades concentradas é prejudicial), a radiação 5G é completamente diferente e o ser humano nunca teve evolução natural de protecção.
        Mesmo as actuais sempre houve a desconfiança que são prejudiciais… mas a 5G é muito mais concentrada e daí o medo.
        Da mesma forma que a tal entidade não partilhou, pouca coisa se sabe dos laboratórios que fizeram testes antes… as grandes empresas de comunicação são demasiado poderosas!

    • Na verdade , comecei a ler e pensei que pela primeira vez fossem falar sobre esses perigo afinal, é mais do mesmo, o perigo reside mesmo na ganancia da elite mundial, o resto é o resto !

      Todos lêem informação de m€rd@, os defensores têm acesso a informação privilegiada!

    • É…. a principal preocupação será com saúde mental de certos seres que não nasceram para pensar… se, com a largura de banda actual a Internet é uma bandalheira (com o milhões de carneiros ignorantes a “semear” disparates, mentiras e lixo), imagino como será quando a largura de banda for muito maior!!

    • Viver é perigoso, porque acarreta morrer.

      Só é chato é (durante) estar permanentemente doente, perseguido, insultado, roubado (às vezes sem o saber) etc.
      Se isso do #G facilitar qualquer dessas coisas podem ir à tal parte, e metê-las no tal sitio onde o sol não brilha e receber o troco.
      Ou então dizer aos “responsáveis” : “Sim papá, o Papá é quem sabe”. Eu nada sei.

      • Ah, pois.
        Mas há uma grande diferença, que reside no fscto da China ser um rege totalitário.

    • … não é a tecnologia que espia mas sim o software (firmware + apps) instalado.
      O stress com o 5G é apenas político, dado o elevado valor de capital implicado nos equipamentos e infraestruturas.
      O que me assusta sim é o novo sistema operativo Harmony (…o OS não o outro) que não vai ser esmiuçado mundialmente como é o Android e vai conter muita bicheza indetectável.
      E se confirmar o bloqueio Google e Android esse software tanto pode vir a estar no 5G como no 4G (como até no SG se vier com tabaco martelado da China)

  1. Já Trump tinha avisado há vários meses atrás da ameaça do 5G. Chamaram-no, como sempre, de xenofóbico e “chinofóbico” (tal como quando em fevereiro, sim fevereiro, quis fechar viagens da China, e mais tarde da Europa, para depois lhe darem razão, que nunca deram claro, pois a narrativa passou a ser que “agiu tarde”). Passadas umas semanas, o tema 5G veio à baila na Europa, e Reino Unido decidiu que não ía implementar o 5G. Agora a questão coloca-se a Portugal. É muito simples. “Pé atrás” de tudo o que é “made in China”. Pé atrás sobre tudo o que tem o carimbo comunista.

    • Há uns que só vêm o que querem ver… e você parece ser um deles. Claro que havendo receios (compreensíveis considerando o regime opressivo e de espionagem constante existente na China) há que ter cuidados acrescidos, certo. Agora, considerar que na Terra do Tio Sam (com ou sem o ridículo Trump) só chegam avisos altruístas na preocupação da população geral, defensores dos habitantes do planeta, desenganem-se… Basta conhecer os motivos que levaram o Snowden a tornar-se um ‘whistleblower’ (informe-se bem) e a campanha que logo lançaram contra ele… isto na terra da “justiça” e da “liberdade”… Não me façam rir…

    • Discurso típico de ovelhinha!…
      Os ingleses são os cães dos americanos na Europa e por isso, depois da visita do Pompeo, mudaram logo radicalmente de ideias em relação à Huawei!
      .
      A Huawei é o maior fornecedor de equipamento de redes do mundo (incluindo 5G) – tal como boa parte da população mundial, aposto que tu tens ou usas diariamente equipamentos da Huawei para acerder à Internet!
      Atualmente eles tem o melhor equipamento 5G!!
      A culpa da Huawei estar onde está é precisamente dos EUA (e UE) que ficaram à sombra da bananeira, enquanto abriam as portas do mundo aos chineses … claro que o facto da China ser o maior credor da dívida americana também ajudou (a China “só” tem mais de 1 bilião (1.000.000.000.000) de dólares em títulos do Tesouro dos EUA)!
      Coisa pouca…
      A Huawei já tem 5G está a funcionar em países como a Alemanha – aquele país onde a chanceler Merkel (etc) foram espiados pelos grandes “aliados” dos EUA!!
      Também já tem 47 contratos para fornecimento de equipamento 5G só em países europeus.
      A Irlanda e a Suíça tem redes 5G da Huawei já a funcionar em pleno!
      .
      De qualquer modo, isto é conversa para carneiros porque na Europa devem preveligiar equipamento europeu (Nokia, Ericsson) e diminuir cada vez mais a exposição e dependência de equipamento vindo de fora – seja da China, dos EUA, etc!…

      • Pois…mas a Alemanha não utilizará os Cores Huawei nem
        o Harmony como OS. Estão só um pouco mais a frente que o nosso governo incompetente.

      • Não?? Tens a certeza que não estão já a utilizar?!…
        .
        Não sei quem é esse “vosso” “governo incompetente”; em Portugal, o governo ainda não decidiu nada – disse apenas (e bem!) que não tem problemas com nenhum dos fabricante!
        Além disso, as 3 operadoras nacionais já disseram que não vão usar Huawei no core 5G – a Vodafone vai usar equipamento da Ericsson.
        .
        E a Irlanda (com as sedes europeias das tecnológicas americanas) ou a Suiça (com a banca manhosa/dinheiro “desviado” um pouco de todo o mundo), que já tem 5G da Huawei a funcionar – também tem “governos incompetentes”??
        Se calhar precisam de experts como o Strange IDE ou o Trump para os aconselhar!…

      • A sua informação é correta.
        Mas, muitos só conhecem uma fracção mínima da realidade.
        Força, faça mais comentários esclarecedoreas para ver se o rebanho abre os olhos.

  2. É uma questão de escolha, ou se escolhe a espionagem dos Chineses ou continuamos a ser espionados em exclusivo pelos americanos, os maiores e mais persistentes espiões do mundo que espiam tudo de todas as formas e feitios e que não querem concorrência.
    Uma questão de gostos.

  3. Será que o PCP e BE vão obrigar o PS a aceitar os chineses? Seria a descredibilização total de Portugal enquanto país perante os seus aliados. Passamos a ser um franchizing da China na Europa. Parece que não sabem como funcionam as coisas na China, olhem para Hong Kong, olhem para a forma como a china trata os seus proprios cuidadãos, devem pensar que tratam os estrangeiros melhor …

      • Outro…
        Então o PDS e o CDS andaram a vender o país o desbarato à China; o BE foi o único partido que criticou abertamente o regime chinês e recusou integrar a comitiva que visitou a China, e, tu achas que BE tem alguma coisa a ver com a China??!
        Brilhante!…

      • Ah, ok… e viste isso no Facebook; foi??
        Por isso é que os outros andaram a vender tudo ao chinocas enquanto o BE foi o único partido português que criticou abertamente a China!…
        O BE sempre foi dos maiores críticos relativamente à China, desde o próprio regime chinês até à venda (ao desbarato) de património português as empresas chinesas!
        No ano passo foi o ÚNICO partido que recusou integrar a Comitiva do PR na visita à China:
        “BE diz que rejeitou visita à China “porque não dança na roda onde não há direitos humanos”O Bloco não visitou a China por considerar que o país não respeita os direitos humanos. Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a ausência do BE na visita “é um sinal da liberdade que existe em Portugal”.”
        observador.pt/2019/04/30/be-diz-que-rejeitou-visita-a-china-porque-nao-danca-na-roda-onde-nao-ha-direitos-humanos/
        .
        A China, de comunista, também só tem o nome do partido… o mais correcto para o PCC seria Partido Capitalista Chinês!
        .
        Agora pensa!…

      • Você realmente gosta de ser iludido. Porque me pergunta se eu vi isso no facebook? acha que você está a tentar se esconder através das pessoas, não será você que consulta as suas informações no facebook. “…o único partido português que criticou abertamente a China!…” você realmente acredita em tudo, que fantochada.

        Os comunistas e suas ramificações não mudam para melhor, só pioram, os seus objetivos não mudam, a únicas coisas que mudam são as estratégias.

      • Eu nunca usei o Facebook, mas, cada vez mais, há um comportamento padrão nos “infomados” do Facebook: são ignorantes que acreditam em palermas/vigaristas e depois só dizem dispartes e espalham mentiras!!
        Daí eu ter referido o Facebook…
        Também não sou crente, portanto, não acredito…
        .
        “Os comunistas e suas ramificações não mudam para melhor….”
        Quais comunistas??
        Onde estão eles?
        Não serão ET’S??
        Agora estão mais na moda os ET’s e os terraplanistas…
        .
        Bem… o que é certo é que, depois disto tudo, continuo à espera de saber qual a relação do BE com a China!….

      • O seu ataque é tão característico que já vi quem você é. Quais comunistas? os seus camaradas, onde estão? um pouco por todo o lado, Et’s? não, isso não existe, Terraplanistas? penso que não. Qual é a relação do BE com a China? Fazem parte do mesmo e defendem o mesmo, a diferença são as estratégias, uns como já dominam mostram os dentes, os outros mostram-se como ovelhas cheias de boas intenções.

      • Já viste, já!…
        Hahahahaaa… essa cabecinha prega-te cada partida…
        Meus camaradas?!
        Bons tempos mas já não sou militar….
        Não existem ET’s?
        Essas certezas…
        .
        Os que “já mostram os dentes” são aqueles a quem certos partidos estenderam a passadeira vermelha para lhes vender o país ao desbarato e para quem até criaram os vistos gold??
        Interessante…
        ..
        Mas, mais uma vez, além das considerações, de delírios e de disparates, até agora apresentaste ZERO argumentos/evidências sobre a relação do BE com a China!!
        Está difícil…

      • Se aminha cabeça faz muito filmes como escreveste então é sinal que penso.
        Chamas-me de ignorante só porque não tens conversa para mim, estás perdoado, eu sei que não sou o que escreveste por isso não me afecta.
        Se escreveste alguma coisa que não está certa? Não deves ler o que escreves por isso me fazes essa pergunta.
        Não estás a denfender nada?
        Acreditas no que acabaste de afirmar? Sinceramente, abre os olhos e lê o que escreves.
        Gostas muito de pensar que és superior aos outros, mas não és, tu tentas disfarçar-te muito bem mas não me iludes com a tua conversa de sabichão, chamas os outros de palermas porque na verdade o palerma és tu próprio, o teu pseudónimo denuncia o teu ego.
        Esperava que tivesses entendido que comentários não significa insultar e sim opinar, mas obrigaste-me a responder desta forma.
        Comenta à vontade mas não insultes e não te aches superior.

      • Gostas de mesmo de conversa. Falas de argumentos e os teus? Deixa estar não vale a pena, vais escrever mais do mesmo. Eu não estou a defender partidos ao contrário de ti, eu não estou a defender mentiras. MAs gostas de conviver com ilusões a escolha é tua. Eu sei que algumas coisas que escreveste estão certas mas nas que não estão certas não posso concordar e é nestas que tenho de bater na mesma tecla, não porque não saiba tocar piano mas porque ainda não aprendeste a tecla chamada dó, tem dó de mim e pára de te mostrar tão sabedor de tudo porque não sabes, só te mostras. Não sei e nem quero saber quais são as fontes em que te baseias para escreveres certo comentários, já me disseste que não é no facebook, até acredito. Se ainda não entendeste para que servem os comentários eu vou explicar, servem para comentar e não para debater, não para insultar, não para meninices, por isso aprende a estar no teu lugar porque os outros também tem direito às suas opiniões e sem insultos.

      • Bem… essa tua cabecinha faz mesmo muitos “filmes”!…
        .
        Eu escrevi alguma coisa que não está certa?
        Qual (e porque) não está certa?!
        Eu não estou a defender nada – nem mesmo o 5G – só estou a contrapor mentiras e dispares espalhados por ignorantes (ou pior) como tu!!
        .
        Exacto – toda a gente tem direito à sua opinião e, todos tem o direito de serem palermas à vontade – assim como eu tenho o direito a criticar/comentar todas as opiniões que são colocados num espaço público como este!!
        Os espaços de comentários servem para se comentar e, por alguma razão existe aqui a função de responder aos comentários!…

      • Bem… já chega de “chover no molhado” e por isso vou responder pela última vez.
        Eu comentei esta notícia (5G) e coloquei alguns dados sobre o assunto (assim como o fiz relativamente à relação BE-China).
        Também comentei/critiquei algumas mentiras e disparates escritos por outros comentadores…
        Tu, além das considerações pessoais, acrescentaste ZERO à conversa!!

      • Eu também vou responder pela última vez. O que tinha de escrever já escrevi. Espero que a partir e agora não te aches superior e nem insultes quem comenta de forma diferente da tua opinião.
        Eu acrescentei varios aspectos à conversa, tanto em relação 5G como em China-BE, tu é que não queres ver ou não consegues ver.

        ZERO tem de ser o teu limite em superioridade e insultos.

        Não custa nada ser humilde e aceitar as opiniões dos outros além da tua. O que tu muitas vezes consideras ser mentira não é, o problema é que pensas que sim e acreditas nisso com unhas e dentes e depois ofendes quem pensa de forma diferente da tua ou quem tem outras informações. Em alguns pontos tens razão total e aí ninguém pode dizer o contrário.

        Espero que esta conversa termine aqui e veja comentários teus mais equilibrados e ponderados.

      • Esse Eu passa a vida no ZAP a comentar notícias, basta ver as horas que publica os comentários, não deve ter muito que fazer… É o chamado “internet troll”.
        Deixe, os cães ladram e a caravana passa.

  4. Pois. A Huawey já está à muito a trabalhar no 6G, que não deve demorar muitos anos a vir para o mercado.
    Por cá a Huawey já está fora da corrida e de forma muito inteligente do Governo, já que quem aparece a decidir são os três operadores e o curioso é a Altice que em Portugal é contra e nos outros países a casa mãe (Altice Europa) vai instalá-lo.

  5. Quando o 8G estiver em uso corrente, o 9G vai ser um problema. Vamos ficar desconfiados de que somos espiados por seres ocultos, com misteriosas intenções e ganância de poder. Além disso, vamos ter medo da radiação terrível que nos vais deixar todos calvos, baixinhos e gordalhufos.

  6. Querem ver que o relatorio diz que a China vai ter acesso a tudo sem esforço ? Querem ver que o embaixador americano afinal tinha razão , e o Sr marques mendes prefere os chineses? Querem ver ?

  7. Não me parece que o 5G seja evitável, depois o 6G, 7G, 8G….eu acredito que estas tecnologias são prejudiciais à saúde e também farão parte do controlo cada vez mais acentuado da população.

    Há comentários aqui tão tristes e desprezíveis, como chamar de carneiros, outros acham que sabem mais que os outros, acabem com essas meninices, opinião todos podem e devem ter a sua. Ninguém aqui sabe da verdade a 100%, teorias qualquer um pode fazer baseado no que sabe, no que viu, ouviu, leu e no que imagina.

    • “eu acredito que estas tecnologias são prejudiciais à saúde e também farão parte do controlo cada vez mais acentuado da população.”
      Pois, mas “acreditar não é saber”!!
      Ou, como diz o outro: “quem estuda, sabe; quem não estuda, acredita”!!

      • Você sabe? não! Então porque respondeu ao meu comentário, só porque lhe apetece, para escrever nada que se aproveite como sempre.

      • Sim, sei!!
        Ao contrário de ti (e de outros “comentadores indignados” como tu) eu sei o que é o 5G e como funciona!
        Só para teres noção do ridículo, algumas frequências da rede 5G são as mesmas até agora estavam alocadas à TDT (e por isso a TDT está gradualmente mudar para frequências mais baixas) – com a agravante da TDT ter emissores MUITO mais potentes do que a rede 5G!!
        Curiosamente, nunca vi ninguém exaltado a dizer que a TDT (que também usa frequências que já antes eram usadas para os canais analógicos – em que, tal como acontece agora, os emissores analogicos eram muito mais poentes do que os actuais da TDT!!) iria “fritar o cérebro” do “povo” – como se quem diz/escreve esses disparates tivesse cérebro!…

  8. Este trump é como o D. Quixote vê monstros em todo o lado! Vê se que os Estados Unidos estão a ficar para trás, já não são os únicos a espiar o planeta.

  9. Eu cresci com a tv b/w dos meus pais a captar as comunicações todas das ambulâncias e táxis morando em frente a um hospital, com vizinhos rádio amadores com antenas nos telhados que comunicavam com o outro lado do mundo e estamos preocupados com a radiação do 5G? cuja frequência já era usada no TDT! antigamente no AM bastavam umas 4 antenas para cobrir o país todo…. É perigoso é a irradiação de empregos que o 5G vai proporcionar, fábricas, logísticas, transportes automatizados etc etc etc

  10. Mal será e grande, se Portugal negoceia com a CHINA, com Estados Unidos da América já sabemos, mas com a CHINA e para mais 5 G nos trás mais vírus, espionagem e levar á falência Empresas Portuguêsas e o caminho estará pronto para uma DITADURA COMUNISTA e assim o desemprego cada vez aumenta mais.
    Têm duvidas? Pois o caminho será aberto se Portugal aceitar a CHINA.
    A lembrar que estamos na UNIÃO EUROPEIA.
    Se assim for Portugal caminha em passos largos a cair no ABISMO, cuidado.
    Quem aprova a CHINA vir para Portugal são os inconscientes dos COMUNISTAS E EXTREMA ESQUERDA, porque querem a DITADURA COMUNISTA.
    Mas coitados deveriam era viver para a Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, Sibéria e outros muitas DITADURAS COMUNISTAS…
    Pois passaríamos a ser controlados, muito pior que a EXTREMA DIREITA, e nunca éramos donos de nada o que era teu passou para a DITADURA COMUNISTA…
    VIVA PORTUGAL SEM ABUTRES E HIENAS

    • Mas, só agora é que a China é um regime totalitário??!
      Ou já o era quando europeus e americanos lhes vendiam empresas (muitas delas de sectores estratégicos, como empresas de energia nos EUA, portos pela Europa fora, IBM’s, REN’s, Kuka’s, etc, etc) ou quando lhes vendiam vistos gold (que nos EUA custam aos chinocas metade do que custam os visto gold portugueses), etc, etc??
      .
      Eu acho que boa parte dos europeus (e aos americanos ainda menos), não fazem a mínima ideia das participações (ou empresas) que a China tem em empresas americanas e europeias!…
      Até a indústria de Hollywood (uma das maiores exportações dos EUA), onde boa parte já está nas mãos da China…

  11. Quem fornece a infrastrutura tem a oportunidade de criar um forma de a controlar ab-inicio. Pode ficar adormecida durante anos para ser utilizada quando for oportuno.
    E já sabemos que a comunicação em termos de defesa é fundamental.
    Lembrsn-se do Bush não ter cobseguido contactar com a mulher durante horas no 11 de setembro?! Imaginem agora que se tratava de um contcto indispensável para salvaguardar a defesa do país…!
    Decididamente, a China imperialista não e de confiança. Não quer dizer que os americanos sejam meninos de coro…
    Do mal, que seja o menor.

    • Ah? Oh anjinho… que países são esses??
      Enfim… nem por teres Internet para pesquisar…
      A Irlanda já tem 5G (da Huawei!) a bombar em pleno!
      A Noruega, Suécia e Finlândia também já tem redes de 5G a funcionar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.