Risco máximo de incêndio em vinte concelhos

Steve Crane / Flickr

-

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto e Braga apresentam hoje risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje sob risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação (Santarém), Oleiros (Castelo Branco), Sabugal, Gouveia, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Cinfães (Viseu), Arouca, Castelo de Paiva (Aveiro), Valongo (Porto), Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa do Lanhoso (Braga).

De acordo com o IPMA, há também vários concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou na terça-feira 69 incêndios, os quais foram combatidos por 1.012 operacionais com o apoio de 282 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte, com rajadas até 60 quilómetros/hora, no Algarve e nas terras altas, e rodando temporariamente para noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde e subida de temperatura, em especial no litoral norte e centro.

Em Lisboa, Leiria, Braga e em Évora prevê-se uma temperatura máxima de 30 graus Celsius, em Beja 31, Faro 26, Castelo Branco e Portalegre 28, Guarda 22, Viana do Castelo, Porto e Sines 27, Bragança e Funchal 24 e Ponta Delegada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 20.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parceiros sociais apanhados de surpresa com alterações ao sucessor do lay-off

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) disse que o Governo não apresentou aos parceiros sociais as alterações que anunciou para regime de apoio à retoma progressiva, o sucedâneo do lay-off simplificado. "Compreendemos que o …

Apesar de "isto estar mais para os partidos de extremos", Santana Lopes nega ligações ao Chega

Em entrevista à TVI24, Santana Lopes referiu que a saída do Aliança não é o fim da sua carreira política, ainda assim recusa um regresso ao PSD. O ex- primeiro-ministro assume as ligações à direita, …

Nem senhoras, nem senhores. Japan Airlines vai abolir expressões de género

A habitual saudação "senhoras e senhores" da companhia aérea japonesa vai ser substituída por saudações neutras relativamente ao género como, por exemplo, "bom dia" e "boa noite". Segundo o jornal The Telegraph, a Japan Airlines vai …

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …