Risco máximo de incêndio em vinte concelhos

Steve Crane / Flickr

-

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto e Braga apresentam hoje risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje sob risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação (Santarém), Oleiros (Castelo Branco), Sabugal, Gouveia, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Cinfães (Viseu), Arouca, Castelo de Paiva (Aveiro), Valongo (Porto), Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa do Lanhoso (Braga).

De acordo com o IPMA, há também vários concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou na terça-feira 69 incêndios, os quais foram combatidos por 1.012 operacionais com o apoio de 282 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte, com rajadas até 60 quilómetros/hora, no Algarve e nas terras altas, e rodando temporariamente para noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde e subida de temperatura, em especial no litoral norte e centro.

Em Lisboa, Leiria, Braga e em Évora prevê-se uma temperatura máxima de 30 graus Celsius, em Beja 31, Faro 26, Castelo Branco e Portalegre 28, Guarda 22, Viana do Castelo, Porto e Sines 27, Bragança e Funchal 24 e Ponta Delegada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 20.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …