Oito distritos com dezenas de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, alerta o IPMA. Próximos dias devem manter níveis de risco no mesmo nível.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo de incêndio esta terça-feira.
Os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro contam com dezenas de concelhos em perigo máximo de incêndio rural esta terça-feira.
Outros 70 municípios, dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, estão também em risco muito elevado de incêndio.
Em risco elevado, encontram-se outras dezenas de concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Beja e Faro.
O IPMA prevê que estes níveis de riscos de incêndio se mantenham nos próximos dias, apesar de ser esperada uma pequena descida de temperatura no interior e uma subida da temperatura máxima no sotavento algarvio, avança o jornal I.
Eis os concelhos em perigo máximo de incêndio:
Bragança: Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfândega da Fé, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta.
Vila Real: Valpaços, Murça, Alijó, Sabrosa.
Viseu: Armamar, Tabuaço, Momenta da Beira, São João da Pesqueira.
Guarda: Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel, Trancoso, Almeida, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Sabugal, Manteigas.
Castelo Branco: Belmonte, Covilhã, Fundão, Penamacor, Oleiros, Castelo Branco, Sertã, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Vila de Rei.
Santarém: Ferreira do Zêzere, Mação.
Portalegre: Nisa, Castelo de Vide, Marvão, Gavião, Abrantes, Chamusca, Constância, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Portalegre.
Faro: Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira.