/

Portugal sob risco de “chuvas de lama”

Miguel A. Lopes / Lusa

Rua em Benfica, Lisboa, com uma inundação devido à forte chuva.

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana.

A APA prevê que as regiões de Lisboa e do Algarve sejam as mais afectadas, devido à chuva e a uma massa de ar vinda do norte de África.

Estas condições também agravam a qualidade do ar, afectando a saúde humana, especialmente as crianças e os idosos, alerta a APA.

As previsões meteorológicas apontam para o agravamento do estado do tempo a partir deste sábado, com chuva, vento forte e agitação marítima, sobretudo nas terras altas e na zona do litoral.

Dez distritos de Portugal Continental, bem como a Madeira e os Açores, estão sob aviso laranja, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) desvaloriza o risco de “chuvas de lama”, considerando há uma probabilidade “mínima” de que isso aconteça, conforme refere a meteorologista Madalena Rodrigues ao Diário de Notícias (DN).

Esta funcionária do IPMA refere que o alerta de “chuvas de lama” é “o menos importante” fenómeno entre as previsões para este fim-de-semana.

“[A poeira] vem no trajecto e é precipitada antes de chegar cá”, nota Madalena Rodrigues, frisando que “se houver [chuva de lama em Portugal] será muito pouco“.

“O que vamos ter de mais importante hoje é a precipitação – que ainda não aconteceu mas chegará ao final do dia, o vento e a agitação marítima”, constata ainda a meteorologista.

Dez distritos de Portugal continental e as costas sul e norte da Madeira e Porto Santo vão estar, entre este sábado e segunda-feira, sob aviso laranja e amarelo, devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o IPMA.

A previsão aponta para ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima, para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga, entre as 21 horas de hoje e as 12 horas de domingo. Estes distritos passam depois a aviso amarelo até às 6 da manhã de segunda-feira.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja por causa do vento forte do quadrante leste, com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral.

As condições meteorológicas devem melhorar no início da semana, segundo as previsões do IPMA.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.