Se não chegar a primeiro-ministro, Rio quer fazer emergir o seu “sucessor”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O líder do PSD defendeu que será mais fácil o partido chegar ao poder se vencer as diretas no sábado. Sobre o Chega, admite o seu perfil populista e por vezes extremista, mas tem dificuldade em classificá-lo de extrema-direita.

Numa entrevista à TSF, divulgada esta sexta-feira, Rui Rio defendeu que será “muitíssimo mais fácil” o partido chegar ao poder se vencer as diretas deste sábado, mas, se não conseguir ser primeiro-ministro, prometeu preparar o seu “sucessor”.

“Se eu ganhar as eleições e, ainda assim, não conseguir chegar a primeiro-ministro, eu tenho, o partido tem que fazer em paralelo um trajeto em que faça emergir aquele que deve ser o meu sucessor para chegar ao poder. Se eu chegar, a questão não se põe”, afirmou o presidente do PSD.

O recandidato à liderança disse que, para já, não tem esse nome na cabeça e reconheceu que são hoje menos as figuras destacadas do PSD do que há 20 anos: “Não há um leque de escolha brutal, mas há alguns, e outros que estão numa segunda linha e em que é preciso reparar para ver se chegam a patamar de primeira linha”, afirmou.

“Eu acho que é muitíssimo mais fácil o PSD chegar ao poder se eu ganhar as eleições de sábado do que se não ganhar. Se isso não fosse para mim evidente, também não estava a candidatar-me”, afirmou.

Questionado sobre a sua forma de fazer oposição, Rio considerou que não a fez da forma que gostaria de a ter feito, até para para pôr o partido a funcionar como entendia que devia ser, porque, para isso, “teria de ter tido uma paz interna” que não teve.

“Estou convencido de que, se ganhar, o partido já está mais apto, mais consciente para censurar aqueles que ainda assim possam continuar a boicotar a atividade da direção legitimamente eleita através do ato eleitoral que vamos ter agora”, declarou, acrescentando que se continuarem por esse caminho, não sabe qual é que pode ser o futuro do PSD.

“É exagerado classificar o Chega de extrema-direita”

Na mesma entrevista, o líder social-democrata considerou que é “um bocadinho exagerado” dizer que o Chega é de extrema-direita ou fascista” e remeteu uma decisão sobre entendimentos futuros com este partido para o momento em que se coloque, de forma real, a necessidade de fazer coligações. Mas também avisou que só terá abertura para isso se o partido se moderar.

“O Chega é muito jovem, só tem um deputado, é muito difícil perceber o que vai ser dentro de um ano ou dois. Acho que é um bocadinho exagerado classificarmos o Chega de fascista ou de extrema-direita. Tem algumas posições extremistas e de perfil populista, se forem ganhando peso no Chega não será possível entendimentos com o PSD, se se forem moderando penso que sim”, disse.

Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz são os três candidatos que disputam, no sábado, a presidência do partido em eleições diretas. Se nenhum obtiver mais de 50% dos votos, a segunda volta realiza-se, no dia 18, entre os dois candidatos mais votados. O 38.º Congresso do PSD realiza-se entre 7 e 9 de Fevereiro em Viana do Castelo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E diz-se democrata que seria se não fosse Democrata, não passa de um Ditador do quero posso e mando, parece que quer um PPD igual ao da União Nacional de triste memória
    Rui Rio implementou um Sistema de Pagamento de Quotas no PSD que apenas permite que possam votar para Presidente do Partido, em 11-01-2020, uma Minoria Extrema de Militantes Filiados no Partido Social Democrata.
    EUROPA ……. Podem Votar 112 Militantes 13 %
    Ficam de Fora da Votação 87 %
    FORA/EUROPA .. Podem Votar 8 Militantes 1 %
    Ficam de Fora da Votação 99 %
    AÇORES……. Podem Votar 667 Militantes 6 %
    Ficam de Fora da Votação 94 %
    MADEIRA……. Podem Votar 104 Militantes 1 %
    Ficam de Fora da Votação 99 %
    Total de Militantes Inscritos no PSD 107 428
    Podem Votar 40 330 Militantes 37,5%
    Ficam Fora da Votação 62,5%
    Rui Rio não tem VERGONHA.

    • Ah?!
      Se o R. Rio não tem vergonha, o que dizer de ti, que defendes que as regras não são para ser cumpridas e que vale tudo para se chegar ao “trono”?!

    • Essa avaliação deu-lhe uma trabalheira dos Diabos, quanto a fonte não sei se as percentagens são fiáveis. Certo é que tem que haver regras, ao risco de haver batota das grandes com votos fantasmas. Será que prefere um sistema mafioso ?????

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …