Se não chegar a primeiro-ministro, Rio quer fazer emergir o seu “sucessor”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O líder do PSD defendeu que será mais fácil o partido chegar ao poder se vencer as diretas no sábado. Sobre o Chega, admite o seu perfil populista e por vezes extremista, mas tem dificuldade em classificá-lo de extrema-direita.

Numa entrevista à TSF, divulgada esta sexta-feira, Rui Rio defendeu que será “muitíssimo mais fácil” o partido chegar ao poder se vencer as diretas deste sábado, mas, se não conseguir ser primeiro-ministro, prometeu preparar o seu “sucessor”.

“Se eu ganhar as eleições e, ainda assim, não conseguir chegar a primeiro-ministro, eu tenho, o partido tem que fazer em paralelo um trajeto em que faça emergir aquele que deve ser o meu sucessor para chegar ao poder. Se eu chegar, a questão não se põe”, afirmou o presidente do PSD.

O recandidato à liderança disse que, para já, não tem esse nome na cabeça e reconheceu que são hoje menos as figuras destacadas do PSD do que há 20 anos: “Não há um leque de escolha brutal, mas há alguns, e outros que estão numa segunda linha e em que é preciso reparar para ver se chegam a patamar de primeira linha”, afirmou.

“Eu acho que é muitíssimo mais fácil o PSD chegar ao poder se eu ganhar as eleições de sábado do que se não ganhar. Se isso não fosse para mim evidente, também não estava a candidatar-me”, afirmou.

Questionado sobre a sua forma de fazer oposição, Rio considerou que não a fez da forma que gostaria de a ter feito, até para para pôr o partido a funcionar como entendia que devia ser, porque, para isso, “teria de ter tido uma paz interna” que não teve.

“Estou convencido de que, se ganhar, o partido já está mais apto, mais consciente para censurar aqueles que ainda assim possam continuar a boicotar a atividade da direção legitimamente eleita através do ato eleitoral que vamos ter agora”, declarou, acrescentando que se continuarem por esse caminho, não sabe qual é que pode ser o futuro do PSD.

“É exagerado classificar o Chega de extrema-direita”

Na mesma entrevista, o líder social-democrata considerou que é “um bocadinho exagerado” dizer que o Chega é de extrema-direita ou fascista” e remeteu uma decisão sobre entendimentos futuros com este partido para o momento em que se coloque, de forma real, a necessidade de fazer coligações. Mas também avisou que só terá abertura para isso se o partido se moderar.

“O Chega é muito jovem, só tem um deputado, é muito difícil perceber o que vai ser dentro de um ano ou dois. Acho que é um bocadinho exagerado classificarmos o Chega de fascista ou de extrema-direita. Tem algumas posições extremistas e de perfil populista, se forem ganhando peso no Chega não será possível entendimentos com o PSD, se se forem moderando penso que sim”, disse.

Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz são os três candidatos que disputam, no sábado, a presidência do partido em eleições diretas. Se nenhum obtiver mais de 50% dos votos, a segunda volta realiza-se, no dia 18, entre os dois candidatos mais votados. O 38.º Congresso do PSD realiza-se entre 7 e 9 de Fevereiro em Viana do Castelo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E diz-se democrata que seria se não fosse Democrata, não passa de um Ditador do quero posso e mando, parece que quer um PPD igual ao da União Nacional de triste memória
    Rui Rio implementou um Sistema de Pagamento de Quotas no PSD que apenas permite que possam votar para Presidente do Partido, em 11-01-2020, uma Minoria Extrema de Militantes Filiados no Partido Social Democrata.
    EUROPA ……. Podem Votar 112 Militantes 13 %
    Ficam de Fora da Votação 87 %
    FORA/EUROPA .. Podem Votar 8 Militantes 1 %
    Ficam de Fora da Votação 99 %
    AÇORES……. Podem Votar 667 Militantes 6 %
    Ficam de Fora da Votação 94 %
    MADEIRA……. Podem Votar 104 Militantes 1 %
    Ficam de Fora da Votação 99 %
    Total de Militantes Inscritos no PSD 107 428
    Podem Votar 40 330 Militantes 37,5%
    Ficam Fora da Votação 62,5%
    Rui Rio não tem VERGONHA.

    • Ah?!
      Se o R. Rio não tem vergonha, o que dizer de ti, que defendes que as regras não são para ser cumpridas e que vale tudo para se chegar ao “trono”?!

    • Essa avaliação deu-lhe uma trabalheira dos Diabos, quanto a fonte não sei se as percentagens são fiáveis. Certo é que tem que haver regras, ao risco de haver batota das grandes com votos fantasmas. Será que prefere um sistema mafioso ?????

RESPONDER

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …