Se não chegar a primeiro-ministro, Rio quer fazer emergir o seu “sucessor”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O líder do PSD defendeu que será mais fácil o partido chegar ao poder se vencer as diretas no sábado. Sobre o Chega, admite o seu perfil populista e por vezes extremista, mas tem dificuldade em classificá-lo de extrema-direita.

Numa entrevista à TSF, divulgada esta sexta-feira, Rui Rio defendeu que será “muitíssimo mais fácil” o partido chegar ao poder se vencer as diretas deste sábado, mas, se não conseguir ser primeiro-ministro, prometeu preparar o seu “sucessor”.

“Se eu ganhar as eleições e, ainda assim, não conseguir chegar a primeiro-ministro, eu tenho, o partido tem que fazer em paralelo um trajeto em que faça emergir aquele que deve ser o meu sucessor para chegar ao poder. Se eu chegar, a questão não se põe”, afirmou o presidente do PSD.

O recandidato à liderança disse que, para já, não tem esse nome na cabeça e reconheceu que são hoje menos as figuras destacadas do PSD do que há 20 anos: “Não há um leque de escolha brutal, mas há alguns, e outros que estão numa segunda linha e em que é preciso reparar para ver se chegam a patamar de primeira linha”, afirmou.

“Eu acho que é muitíssimo mais fácil o PSD chegar ao poder se eu ganhar as eleições de sábado do que se não ganhar. Se isso não fosse para mim evidente, também não estava a candidatar-me”, afirmou.

Questionado sobre a sua forma de fazer oposição, Rio considerou que não a fez da forma que gostaria de a ter feito, até para para pôr o partido a funcionar como entendia que devia ser, porque, para isso, “teria de ter tido uma paz interna” que não teve.

“Estou convencido de que, se ganhar, o partido já está mais apto, mais consciente para censurar aqueles que ainda assim possam continuar a boicotar a atividade da direção legitimamente eleita através do ato eleitoral que vamos ter agora”, declarou, acrescentando que se continuarem por esse caminho, não sabe qual é que pode ser o futuro do PSD.

“É exagerado classificar o Chega de extrema-direita”

Na mesma entrevista, o líder social-democrata considerou que é “um bocadinho exagerado” dizer que o Chega é de extrema-direita ou fascista” e remeteu uma decisão sobre entendimentos futuros com este partido para o momento em que se coloque, de forma real, a necessidade de fazer coligações. Mas também avisou que só terá abertura para isso se o partido se moderar.

“O Chega é muito jovem, só tem um deputado, é muito difícil perceber o que vai ser dentro de um ano ou dois. Acho que é um bocadinho exagerado classificarmos o Chega de fascista ou de extrema-direita. Tem algumas posições extremistas e de perfil populista, se forem ganhando peso no Chega não será possível entendimentos com o PSD, se se forem moderando penso que sim”, disse.

Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz são os três candidatos que disputam, no sábado, a presidência do partido em eleições diretas. Se nenhum obtiver mais de 50% dos votos, a segunda volta realiza-se, no dia 18, entre os dois candidatos mais votados. O 38.º Congresso do PSD realiza-se entre 7 e 9 de Fevereiro em Viana do Castelo.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E diz-se democrata que seria se não fosse Democrata, não passa de um Ditador do quero posso e mando, parece que quer um PPD igual ao da União Nacional de triste memória
    Rui Rio implementou um Sistema de Pagamento de Quotas no PSD que apenas permite que possam votar para Presidente do Partido, em 11-01-2020, uma Minoria Extrema de Militantes Filiados no Partido Social Democrata.
    EUROPA ……. Podem Votar 112 Militantes 13 %
    Ficam de Fora da Votação 87 %
    FORA/EUROPA .. Podem Votar 8 Militantes 1 %
    Ficam de Fora da Votação 99 %
    AÇORES……. Podem Votar 667 Militantes 6 %
    Ficam de Fora da Votação 94 %
    MADEIRA……. Podem Votar 104 Militantes 1 %
    Ficam de Fora da Votação 99 %
    Total de Militantes Inscritos no PSD 107 428
    Podem Votar 40 330 Militantes 37,5%
    Ficam Fora da Votação 62,5%
    Rui Rio não tem VERGONHA.

    • Ah?!
      Se o R. Rio não tem vergonha, o que dizer de ti, que defendes que as regras não são para ser cumpridas e que vale tudo para se chegar ao “trono”?!

    • Essa avaliação deu-lhe uma trabalheira dos Diabos, quanto a fonte não sei se as percentagens são fiáveis. Certo é que tem que haver regras, ao risco de haver batota das grandes com votos fantasmas. Será que prefere um sistema mafioso ?????

RESPONDER

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …