Rio responde a Costa e afasta bloco central. “Não há gambozinos que caiam no saco”

José Coelho / Lusa

Em entrevista à Visão, António Costa rejeitou o cenário de bloco central, ao afirmar que é uma “caça a gambozinos”. Rui Rio respondeu, dizendo que mesmo que o primeiro-ministro fosse à procura, “o gambozino não cai no saco”. 

Os líderes dois dois maiores partidos rejeitam a criação de um bloco central. Depois de, nesta quinta-feira, António Costa ter comparado esse cenário com a caça de gambozinos, Rui Rio respondeu que, mesmo que o primeiro-ministro vá à procura, “gambozino não cai no saco”.

“É com um saco, no escuro, que se apanham os gambozinos”, disse o líder do PSD, sublinhando que “mesmo que andem a pedir o bloco central, de noite ou de dia, ele não cai no saco”.

Questionado sobre a sintonia entre o PS e o PSD em muitos assuntos, Rui Rio admitiu, citado pela Renascença, convergência com o partido de António Costa, nomeadamente na questão sobre o fim dos debates quinzenais.

O líder social-democrata concorda que tem havido encontro entre os dois partidos em temas como a aprovação do Orçamento Suplementar ou na proposta do PSD de apoio aos sócios gerentes. “Para doutores comentadores, isso é o bloco central.”

No entanto, um Governo de bloco central em que os dois partidos estejam simultaneamente no poder é uma hipótese rejeitada por Rio.

“Se o conceito de bloco central é um Governo com elementos do PSD e PS, independentemente do primeiro-ministro ser de um ou de outro partido, que é o que eu considero [como bloco central], não vejo qualquer necessidade”, justificou.

Rui Rio falou aos jornalistas à saída de um encontro com profissionais de Saúde, em Portimão, onde defendeu a urgência de construir o Hospital Central do Algarve.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Rui Rio já se apercebeu que o país caminha a passos largos para uma crise económica e subsequente crise política mesmo que ninguém a provoque. Antonio Costa já tinha falado nisso, há algum tempo, querendo fazer passar a ideia que seria uma crise artificial provocada por “alguém “. De facto, a crise que vamos atrvessar deve-se exclusivamente à incompetencia do PM e ao “socretinismo” estrutural do sr Antonio Costa e nestas condições Rio sabe que vai ser PM, sónão sabe é quando nem como e por isso não quer nenhuma espécie de entedimento com o PS.

  2. Não PSD, não Rui Rio, Assim não, não se ganha eleições a perseguir um Ministro ou a vigiar excessos de velocidade, são precisas propostas, políticas, trabalho.
    Já recordam a cassete idêntica á que em tempos acusavam o Partido Comunista, hoje é o PSD/CDS a usa-la, penso que este grupo de Deputados do PSD/CDS é que precisam de uma remodelação urgente, o 1º Ministro chegou a aconselhar um deputado do PSD a tirar umas férias, e é verdade, num Debate da Nação, sabendo que o palco do debate para questionar o Governo é propor o Futuro, não passou da renovação dos Ministros, dos casos Cabrita, dos excessos de velocidade (como fosse um caso virgem no comum dos Portugueses) Muito pobre mesmo para um Partido de oposição, quanto mais para quem anseia ser governo, destas vez nem o Chega foi novidade.

RESPONDER

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se registar como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for Liberty, …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …