Rio responde a Costa e afasta bloco central. “Não há gambozinos que caiam no saco”

José Coelho / Lusa

Em entrevista à Visão, António Costa rejeitou o cenário de bloco central, ao afirmar que é uma “caça a gambozinos”. Rui Rio respondeu, dizendo que mesmo que o primeiro-ministro fosse à procura, “o gambozino não cai no saco”. 

Os líderes dois dois maiores partidos rejeitam a criação de um bloco central. Depois de, nesta quinta-feira, António Costa ter comparado esse cenário com a caça de gambozinos, Rui Rio respondeu que, mesmo que o primeiro-ministro vá à procura, “gambozino não cai no saco”.

“É com um saco, no escuro, que se apanham os gambozinos”, disse o líder do PSD, sublinhando que “mesmo que andem a pedir o bloco central, de noite ou de dia, ele não cai no saco”.

Questionado sobre a sintonia entre o PS e o PSD em muitos assuntos, Rui Rio admitiu, citado pela Renascença, convergência com o partido de António Costa, nomeadamente na questão sobre o fim dos debates quinzenais.

O líder social-democrata concorda que tem havido encontro entre os dois partidos em temas como a aprovação do Orçamento Suplementar ou na proposta do PSD de apoio aos sócios gerentes. “Para doutores comentadores, isso é o bloco central.”

No entanto, um Governo de bloco central em que os dois partidos estejam simultaneamente no poder é uma hipótese rejeitada por Rio.

“Se o conceito de bloco central é um Governo com elementos do PSD e PS, independentemente do primeiro-ministro ser de um ou de outro partido, que é o que eu considero [como bloco central], não vejo qualquer necessidade”, justificou.

Rui Rio falou aos jornalistas à saída de um encontro com profissionais de Saúde, em Portimão, onde defendeu a urgência de construir o Hospital Central do Algarve.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Rui Rio já se apercebeu que o país caminha a passos largos para uma crise económica e subsequente crise política mesmo que ninguém a provoque. Antonio Costa já tinha falado nisso, há algum tempo, querendo fazer passar a ideia que seria uma crise artificial provocada por “alguém “. De facto, a crise que vamos atrvessar deve-se exclusivamente à incompetencia do PM e ao “socretinismo” estrutural do sr Antonio Costa e nestas condições Rio sabe que vai ser PM, sónão sabe é quando nem como e por isso não quer nenhuma espécie de entedimento com o PS.

RESPONDER

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …