Rio ironiza que vai escrever a Costa para que ele indique quem do PSD deve debater com Centeno

Hugo Delgado / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou hoje que vai escrever ao líder do PS para que António Costa indique qual o social-democrata que poderá debater com Mário Centeno, e diz aguardar uma resposta nas próximas 24 horas.

Hoje, em Vila Franca de Xira, o ministro Mário Centeno, candidato a deputado pelo PS, afirmou, em declarações à Lusa, estar “à espera que o doutor Rui Rio responda” ao seu desafio para debater com ele os quadros macroeconómicos dos dois partidos.

“Não é o doutor Rui Rio que vai determinar com quem é que o candidato Mário Centeno vai debater”, respondeu à Lusa, questionado por que motivo não iria debater com o também candidato a deputado pelo PSD, Álvaro Almeida.

No final de uma sessão de perguntas e respostas em Aveiro — iniciativa de campanha que o PSD tem designado de ‘talk’ —, Rio fez questão de responder à notícia que recebeu via telemóvel.

“Já me tinham pedido para tirar Tancos da campanha, só falta agora dizer que não sou eu quem por parte do PSD diz quem vai debater com Mário Centeno. Então vou mandar uma carta ao líder do PS para ele dizer quem do lado do PSD vai debater com o dr. Mário Centeno”, gracejou.

O líder do PSD diz ainda ter esperança que, nas próximas 24 horas, haja uma resposta favorável por parte de Mário Centeno, para que o debate se possa realizar no último dia possível antes das eleições, sexta-feira, já que no sábado é dia de reflexão.

“Vamos todos aguardar, são só mais 24 horas, pode ser que o Mário Centeno aceite cumprir a sua palavra”, desafiou.

Rui Rio relembrou que o PSD indicou primeiro o porta-voz do partido para as Finanças Públicas, Joaquim Sarmento, que não é candidato a deputado, que Centeno recusou por essa razão.

“Depois indicámos um que começa por A , Álvaro Almeida, se ele não gostar passamos para o B, para o C, até ao Z”, garantiu.

Rui Rio avançou até um motivo pelo qual considera que Mário Centeno não está a aceitar este debate.

“A minha intuição é que não faz o debate porque sabe que o que trouxe para a praça pública não corresponde à verdade e, neste momento, perder um debate desse é terrível para o PS. Já perderam muita coisa nas últimas semanas e por isso não querem mais”, afirmou.

Em 30 de setembro, o ministro Mário Centeno e candidato a deputado pelo PS tinha-se mostrado disponível para debater com o presidente do PSD, Rui Rio, ou com um candidato a deputado social-democrata as previsões macroeconómicas dos programas eleitorais dos dois partidos.

“Se houver algum candidato a deputado do PSD, em particular o Dr. Rui Rio, que queira debater estas questões comigo, não terei nenhuma dificuldade em fazê-lo“, disse Mário Centeno, nessa ocasião.

A ‘talk’ de hoje, em princípio a última desta campanha, teve por tema “Conversas no Feminino”. Se as perguntas foram todas feitas por mulheres, o tema central foram as finanças públicas, já que Joaquim Sarmento era o convidado especial.

O porta-voz do PSD para as Finanças Públicas lamentou que aparentemente não vá haver debate com Mário Centeno, considerando que “era mais uma oportunidade de esclarecer as diferenças” entre os programas dos dois partidos.

Sarmento rebateu as críticas de que as contas do PSD não são realistas ou de que tem previsões empoladas e disse que gostaria também de analisar o cenário macro do PS, ff“mas este não é público”.

Antes, falou o mandatário distrital, o antigo ministro Ângelo Correia, que deixou uma forte crítica ao Bloco de Esquerda, considerando que hoje ainda existem constrangimentos à liberdade, mas de forma “mais subtil, não visível e igualmente eficaz” do que em 1975.

“Hoje esse rosto do constrangimento nacional em relação à liberdade chama-se BE: porque culturalmente é produtor da ideia mais mortífera, mais derradeira e pior para uma sociedade, que é o politicamente correto”, acusou, saudando que um dos defeitos que se aponte a Rui Rio seja ser “politicamente incorreto”

Tal como em outras ‘talk’, hoje a plateia – com lugares sentados para cerca de uma centena de pessoas, com algumas de pé, mas que foi esvaziando para o final da sessão de perto de duas horas – teve direito a um ‘sketch’ humorístico.

Hoje, o tema foi a corrupção e houve várias alusões ao processo da Operação Marquês, que envolve o antigo primeiro-ministro José Sócrates: “Não se diz dinheiro, diz-se fotocópias” ou “De repente estou em Paris, compro um apartamento com esse dinheiro, isso é corrupção? Não, é falta de motorista”, foram algumas das deixas.

Também num registo ligeiro, a presidente das Mulheres Sociais-Democratas, Lina Lopes, ofereceu a Rui Rio uma “diaba” de papelão: “É para o proteger de todos os diabinhos que existem por aí”.

Em Aveiro, é cabeça de lista a investigadora Ana Miguel Santos, que foi candidata na lista às europeias no oitavo lugar, acabando por ficar de fora do Parlamento Europeu.

Em 2015, a coligação PSD/CDS-PP elegeu 10 dos 16 deputados escolhidos por este círculo, oito dos quais são sociais-democratas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …