Rui Rio dispara contra “cirúrgicos jornalistas ligados à maçonaria”

João Relvas / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O líder do PSD, Rui Rio, está a chamar a si as negociações finais das listas de deputados às próximas legislativas, apontando igualmente o dedo a “alguns jornalistas cirúrgicos ligados à maçonaria”. Terça-feira foi o dia decisivo para as escolhas finais do partido.

Segundo noticiou o Expresso, depois da reunião geral de segunda-feira com os líderes distritais e os cabeças-de-lista decididos pelo líder, vários líderes distritais fizeram caminho até à São Caetano à Lapa na terça-feira, conscientes de que alguns nomes propostos podem ser recusados – os dos críticos.

Alguns já foram – aumentando a tensão para o Conselho Nacional do dia 30 de julho, que terá que dar luz verde final às listas. De acordo com o artigo, até Rui Rio já deixou transpirar o clima interno que se vive, numa publicação que fez no Twitter, deixando no ar que as sondagens dos últimos dias têm motivações escondidas.

A sondagem da Pitagórica, publicada na segunda-feira no Jornal de Notícias e na TSF, foi a primeira a dar maioria absoluta ao PS, com o dobro da intenção de voto do que o PSD. Antecipou também que a lista dos deputados eleitos do PSD descerá drasticamente em outubro face à bancada que ainda está em funções. Na reação à sondagem, Rui Rio chegou a desvalorizar, dizendo que há inquéritos a mais. Um dia depois, surgiu a crítica.

https://twitter.com/RuiRioPSD/status/1153673619207348224?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1153673619207348224&ref_url=https%3A%2F%2Fexpresso.pt%2Fpolitica%2F2019-07-23-Tensao-sobe-no-PSD.-Rio-dispara-contra-cirurgicos-jornalistas-ligados-a-maconaria-2

Na terça-feira, a agência Lusa revelou já que a segunda reunião negocial da direção do partido com a distrital de Setúbal acabou sem acordo. Fonte da direção do PSD confirmou a imposição de Fernando Negrão para segundo candidato por Setúbal e também que o nome de Maria Luís Albuquerque “não consta” dos restantes nomes propostos pela distrital.

De acordo com o Expresso, caso as sondagens corresponderem a votos em outubro, o PSD não conseguirá eleger muito mais deputados por aquele círculo. Bruno Vitorino, líder da distrital, já tinha ameaçado demitir-se se tudo acabasse assim.

No sábado, o Expresso já tinha noticiado que há conflitos abertos com as estruturas do partido. Em Lisboa, o líder da distrital parece sem margem para impor o nome de Miguel Pinto Luz, assumido candidato à sucessão de Rui Rio. No Porto, os principais nomes indicados pelas maiores concelhias estão a ser afastados. Em Braga, Hugo Soares está riscado, deixando João Granja, vice da concelhia, e Ricardo Rio, presidente da Câmara, em conflito aberto com a direção nacional.

Também no sábado, o Expresso apontou que, em Viseu, a direção nacional quer impor João Montenegro nas listas, contra o líder distrital e contra o cabeça-de-lista Fernando Ruas; em Santarém é o mesmo com Duarte Marques e, em Viana, o líder distrital Carlos Morais está em risco.

As listas de candidatos a deputados do PSD serão votadas, de braço no ar, no Conselho Nacional do partido marcado para 30 de julho, em Guimarães. Como as listas têm que ser entregues poucos dias depois, não é provável que sejam chumbadas. A dúvida é que estragos farão nas estruturas do partido – e que impacto isso terá na campanha eleitoral.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ó Rio, vai-te embora pá. Dá lugar a outro. Isto já nem é uma questão de salvar o psd. É uma questão nacional. O país precisa de uma alternativa a este desgoverno. Faz um favor ao país e vai-te embora enquanto é tempo.
    Perante o desgoverno que temos vivido e tu pouco vais além dos 20%?!!?!?!??!
    Só tu é que ainda não percebeste que não irás a lado nenhum nas eleições que se aproximam. Vais sair pela porta do cavalo.

RESPONDER

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …