Rui Rio dispara contra “cirúrgicos jornalistas ligados à maçonaria”

João Relvas / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O líder do PSD, Rui Rio, está a chamar a si as negociações finais das listas de deputados às próximas legislativas, apontando igualmente o dedo a “alguns jornalistas cirúrgicos ligados à maçonaria”. Terça-feira foi o dia decisivo para as escolhas finais do partido.

Segundo noticiou o Expresso, depois da reunião geral de segunda-feira com os líderes distritais e os cabeças-de-lista decididos pelo líder, vários líderes distritais fizeram caminho até à São Caetano à Lapa na terça-feira, conscientes de que alguns nomes propostos podem ser recusados – os dos críticos.

Alguns já foram – aumentando a tensão para o Conselho Nacional do dia 30 de julho, que terá que dar luz verde final às listas. De acordo com o artigo, até Rui Rio já deixou transpirar o clima interno que se vive, numa publicação que fez no Twitter, deixando no ar que as sondagens dos últimos dias têm motivações escondidas.

A sondagem da Pitagórica, publicada na segunda-feira no Jornal de Notícias e na TSF, foi a primeira a dar maioria absoluta ao PS, com o dobro da intenção de voto do que o PSD. Antecipou também que a lista dos deputados eleitos do PSD descerá drasticamente em outubro face à bancada que ainda está em funções. Na reação à sondagem, Rui Rio chegou a desvalorizar, dizendo que há inquéritos a mais. Um dia depois, surgiu a crítica.

https://twitter.com/RuiRioPSD/status/1153673619207348224?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1153673619207348224&ref_url=https%3A%2F%2Fexpresso.pt%2Fpolitica%2F2019-07-23-Tensao-sobe-no-PSD.-Rio-dispara-contra-cirurgicos-jornalistas-ligados-a-maconaria-2

Na terça-feira, a agência Lusa revelou já que a segunda reunião negocial da direção do partido com a distrital de Setúbal acabou sem acordo. Fonte da direção do PSD confirmou a imposição de Fernando Negrão para segundo candidato por Setúbal e também que o nome de Maria Luís Albuquerque “não consta” dos restantes nomes propostos pela distrital.

De acordo com o Expresso, caso as sondagens corresponderem a votos em outubro, o PSD não conseguirá eleger muito mais deputados por aquele círculo. Bruno Vitorino, líder da distrital, já tinha ameaçado demitir-se se tudo acabasse assim.

No sábado, o Expresso já tinha noticiado que há conflitos abertos com as estruturas do partido. Em Lisboa, o líder da distrital parece sem margem para impor o nome de Miguel Pinto Luz, assumido candidato à sucessão de Rui Rio. No Porto, os principais nomes indicados pelas maiores concelhias estão a ser afastados. Em Braga, Hugo Soares está riscado, deixando João Granja, vice da concelhia, e Ricardo Rio, presidente da Câmara, em conflito aberto com a direção nacional.

Também no sábado, o Expresso apontou que, em Viseu, a direção nacional quer impor João Montenegro nas listas, contra o líder distrital e contra o cabeça-de-lista Fernando Ruas; em Santarém é o mesmo com Duarte Marques e, em Viana, o líder distrital Carlos Morais está em risco.

As listas de candidatos a deputados do PSD serão votadas, de braço no ar, no Conselho Nacional do partido marcado para 30 de julho, em Guimarães. Como as listas têm que ser entregues poucos dias depois, não é provável que sejam chumbadas. A dúvida é que estragos farão nas estruturas do partido – e que impacto isso terá na campanha eleitoral.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ó Rio, vai-te embora pá. Dá lugar a outro. Isto já nem é uma questão de salvar o psd. É uma questão nacional. O país precisa de uma alternativa a este desgoverno. Faz um favor ao país e vai-te embora enquanto é tempo.
    Perante o desgoverno que temos vivido e tu pouco vais além dos 20%?!!?!?!??!
    Só tu é que ainda não percebeste que não irás a lado nenhum nas eleições que se aproximam. Vais sair pela porta do cavalo.

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …