Se, na próxima segunda-feira, o Conselho de Jurisdição Nacional aprovar uma deliberação que prevê sanções para Rui Rio e Adão Silva, o presidente do PSD admite suspender funções.
Na próxima semana, já na segunda-feira, será tomada a decisão do Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) e Rui Rio, atual líder do PSD, poderá mesmo suspender funções (ainda que temporariamente) e convocar um Conselho Nacional para debater a situação.
A notícia é avançada pelo Expresso e está em causa uma queixa feita por um militante de Braga: tanto Rui Rio como Adão Silva não tomaram as diligências necessárias no sentido de o partido propor um referendo à despenalização da morte assistida, sendo que no congresso, em fevereiro de 2020, tinha sido aprovada uma moção setorial nesse sentido.
O “tribunal” do PSD decidiu que, juridicamente, a moção era vinculativa e que, por isso, o líder do partido e o líder parlamentar entraram em incumprimento.
A direção do PSD discorda e acusa o Conselho de Jurisdição Nacional de estar a tomar decisões “políticas” e não jurídicas.
A decisão será tomada na segunda-feira. Contudo, ao que o semanário apurou, a proposta de Paulo Colaço vai mesmo no sentido de sancionar tanto Rui Rio como Adão Silva.
Para o líder do partido deverá ser aplicada uma “advertência grave”, enquanto para o líder parlamentar estará prevista a suspensão de mandato por um ano.
A direção do partido considera que, se vier mesmo a acontecer, a sanção é desproporcional, isto porque Rui Rio foi líder parlamentar no partido até setembro, altura em que passou a pasta a Adão Silva, e a iniciativa de cidadãos que propunha o referendo à eutanásia foi chumbada a 23 de outubro.
Por isso, entende a direção social-democrata, não se justifica que Adão Silva tenha uma sanção mais severa se o próprio Rui Rio acumulou funções de presidente e líder parlamentar durante a maior parte do tempo em que o assunto esteve no Parlamento.
O “tribunal” do PSD vai reunir na segunda-feira e, se aprovar as sanções, deverá notificar os visados nos dias seguintes.
Com ferro se mata, com ferro se Morre!
Livrem-se desse comunista ideológico. O PSD mais não é que uma força politica morta, vejam as sondagems… é isso que o PSD se propõe a ser?