Rio afasta ideia de geringonça à direita e critica atuação do Banco de Portugal

João Relvas / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Num almoço-debate da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Rui Rio afastou a hipótese de uma geringonça à direita, denunciou um poder político fraco e criticou a atuação do Banco de Portugal.

“À direita, nunca pode haver uma geringonça em que eu seja o líder, porque à direita tem de ser uma ligação consistente e com sentido”, disse o líder do PSD, num almoço-debate realizado pela Câmara de Comércio e Indústria, em Lisboa. Rio disse que apenas com “sentido estratégico” é que juntaria 116 deputados.

Ainda nesta vertente, Rui Rio criticou a geringonça formada nas últimas legislativas. “Uma geringonça é algo mal amanhado que, no caso da esquerda, foi concertado apenas para haver uma maioria parlamentar e que não tinha um programa estratégico“, disse, citado pelo Correio da Manhã.

Com Paulo Portas na audiência, como vice-presidente da organização, o social-democrata deixou duras críticas à atuação do Banco de Portugal nos últimos anos. “Nenhum português pode ver a atuação do Banco de Portugal com bons olhos. Se tivesse estado mais atento, se tivesse sido mais independente, não tínhamos chegado à situação a que chegámos”, atirou.

Rui Rio relembrou que no caso do Banco Espírito Santo, Cavaco Silva, o então presidente da República, até foi levado a dizer que estava tudo bem com o banco, mas pouco tempo depois viria a colapsar. “Afirmações feitas sobre o GES e o BES demonstram que o Banco de Portugal não estava bem ciente do problema, quando diz que o GES estava mal e o BES estava bem”, explicou, citado pela Rádio Renascença.

Para o líder social-democrata, o supervisor tinha de ter mais prudência, caso contrário acabaria por enganar as pessoas, “como enganou muitas, que perderam ainda mais dinheiro”. Por essa razão, Rio admite um olhar “muito, muito crítico” sobre a atuação de várias administrações.

Rio apenas dá um desconto ao Banco de Portugal: “a crise económica e financeira”, que evidentemente acelerou os problemas na banca, limitando a ação do supervisor.

Em relação às eleições legislativas que se aproxima, o líder do Partido Social Democrata, segundo o Expresso, reiterou que, seja no poder ou na oposição, fará os possíveis para impor quatro grandes reformas estruturais: descentralização, Segurança Social, justiça e sistema político.

E explicou a sua visão: “O país tem estrangulamentos estruturais. Ou nos libertamos desses estrangulamentos ou a maioria terá de ser ainda mais alargada para se libertar desse estrangulamento. O poder político já é tão fraco que os poderes fáticos já têm mais poder do que o poder político”.

O debate também foi aproveitado para deixar algumas críticas ao PS, nomeadamente no modelo económico seguido. O Governo de Costa foi acusado de “distribuir o que há e não aplicar nada para preparar o futuro”.

A saúde também veio à baila, com Rio a culpar o PS do estado do SNS. “O PS enche a boca a dizer que criou o SNS, mas o primeiro a não cumpri-lo é o PS. O PS pegou no SNS e pô-lo num caos completo”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …