/

Rio acredita em acordo à esquerda, mas mostra-se disponível para reformas estruturais

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente dos sociais-democratas considerou que os socialistas vão conseguir um apoio maioritário à esquerda para governar, mas disse esperar que esse acordo não impeça entendimentos entre PS e PSD para reformas estruturais.

Rui Rio, que falava no Palácio de Belém, em Lisboa, à saída de uma reunião com o Presidente da República, no quadro das audições aos partidos com assento parlamentar sobre a formação do novo Governo, deu como certo um acordo entre PS e Bloco (BE).

“Espero, e isso transmitimos ao senhor Presidente da República, que o acordo que venha a ser firmado entre BE e PS não inviabilize a possibilidade de haver entendimentos no futuro sobre essas matérias estruturais, porque isso é era importante para o país”, disse.

O presidente do PSD referiu que pretende entendimentos no plano parlamentar com o PS para reformas sobre a descentralização, o sistema de justiça, o sistema político e a segurança social, que, ressalvou, “podem incluir também o BE”.

“Agora, não pode haver nenhuma reforma estrutural no país sem a colaboração dos dois grandes partidos, independente de os outros também poderem colaborar. E isso é que era bom para o futuro de Portugal, que não ficasse cortada essa possibilidade de o país poder mexer naquilo que é estrutural, tendo em vista o seu futuro”, defendeu.

Rui Rio mostrou-se ainda confiante sobre uma maioria à esquerda. “Vai haver essa maioria à esquerda”, respondeu, quando questionado sobre se poderia ser o PSD a viabilizar o Orçamento do Estado. “Portanto, essa questão não se coloca”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.