Rihanna lança coleção de moda com calçado português

Liam Mendes / Wikimedia

Rihanna (foto: Liam Mendes / Wikmedia)

Rihanna (foto: Liam Mendes / Wikmedia)

O calçado de estilo “agressivo, mas requintado” da linha de moda assinada pela cantora Rihanna, cuja coleção de inverno será lançada mundialmente a 07 de novembro, é fabricado em Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis.

Segundo fontes do setor, na base dessa linha exclusiva estão os desenhos criados pela própria artista em colaboração com a marca de confeção River Island, que, por sua vez, compra à britânica Shoeboos o calçado assegurado pela sua sucursal de Arrifana, no concelho de Santa Maria da Feira.

“São os nossos gabinetes que asseguram o desenvolvimento técnico dos sapatos e botas da linha exclusiva da Rihanna”, revela à Lusa João Vultos Sequeira, da Shoeboos portuguesa. “Determinamos que componentes são os mais adequados a cada peça – solas, peles, saltos – e depois entregamos a produção às fábricas mais aptas a construírem esse produto final”.

No caso dos sapatos e botas desenhados pela cantora da ilha Barbados, radicada nos Estados Unidos, a parte física da produção cabe assim a duas empresas de Oliveira de Azeméis: os modelos clássicos e casual são produzidos pela S. O. & Marques, instalada em Loureiro, e os de ‘design’ mais delicado, como os ‘stilletos’, são entregues à A.S. Indústria de Calçado, de S. Roque.

“O resultado global é um calçado de estilo agressivo, mas requintado”, descreve João Vultos Sequeira. “É um estilo que, por um lado, combina com a imagem arrojada da própria Rihanna e que, por outro, tem o requinte próprio das matérias-primas de grande qualidade”.

Para o porta-voz da Shoeboos, a escolha de fabricantes portugueses para produção do calçado desenhado pela cantora já seis vezes premiada com um Grammy é assim “motivo de reconhecimento pelo trabalho de qualidade realizado por empresas nacionais que, na maioria das vezes, têm que manter-se no animato devido a contratos de confidencialidade rigorosos”.

“É muito mais difícil gerir esse sigilo e tudo o que está envolvido neste tipo de contratos do que fabricar efetivamente o calçado”, admite João Vultos Sequeira.

Na imprensa estrangeira, a coleção de Inverno criada por Rihanna para a River Island, já em pré-venda mundial, é anunciada como um conjunto de “80 peças num misto de luxo desportivo urbano e vestidos sofisticados”, com abundância de “brilhos, padrões escoceses, saias coleantes e calçado alto com tiras”.

Entre as 39 peças já disponíveis em pré-venda, incluem-se dois sapatos de salto alto a preços finais entre 60 e 65 libras, o que equivale a cerca de 70 a 76 euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …