Ricciardi tem trunfo na manga para tentar ilibar-se na insolvência do BES

José Maria Ricciardi tem um trunfo na manga para se tentar ilibar no processo de insolvência do Banco Espírito Santo. O ex-gestor argumenta que não teve “qualquer comportamento doloso”.

José Maria Ricciardi é um dos ex-gestores do Banco Espírito Santo (BES) considerados culpados pelo colapso do banco no âmbito do processo de insolvência. Mas o antigo presidente do BES Investimento (BESI) tem um trunfo na manga para tentar ilibar-se, escreve este domingo o Jornal de Negócios.

O processo de insolvência do BES decorre no Tribunal do Comércio de Lisboa e o Ministério Público (MP) argumenta que os 13 ex-gestores tiveram uma conduta culposa na gestão do banco, levando à sua falência.

Por sua vez, Ricciardi defende que não teve “qualquer comportamento doloso”, embora o juiz continue sem lhe dar razão. Pelo contrário, em 2019, o MP deixou de considerar como culpados Pedro Mosqueira do Amaral e Ricardo Abecassis.

Paralelamente a este processo, há um outro: o processo-crime principal relativo à queda do Grupo Espírito Santo (GES). Ricardo Salgado, Manuel Fernando Espírito Santo, Amílcar Morais Pires e José Manuel Espírito Santo foram constituídos arguidos.

José Maria Ricciardi não só não foi constituído arguido como foi chamado como testemunha da acusação. O facto de não ter sido acusado no processo-crime será o trunfo usado pelo ex-gestor para ser ilibado no processo de insolvência.

“Um dos visados pelo incidente de qualificação de insolvência veio ao processo alegar que a acusação deduzida pelo MP no processo-crime, recentemente tornado público, afasta qualquer comportamento doloso ou com culpa grave da sua parte”, lê-se no mais recente relatório da comissão liquidatária. O Negócios sabe que em causa está José Maria Ricciardi.

“Tanto o MP como a comissão liquidatária se opuseram a esta pretensão, tendo o tribunal decidido que o incidente deveria prosseguir os seus termos relativamente àquele visado”, lê-se ainda no relatório.

A decisão sobre a culpa pela queda do BES arrasta-se desde 2017 e não tem prazo previsto. O juiz responsável pelo processo de insolvência está agora a analisar todos os documentos entregues e irá decidir quem levar a julgamento.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Quem não deve não teme”, e normalmente, quem não deve, não precisa (de trunfos na manga) !…. . Além de “trunfos na manga”, a maioria de Ilustres indiciados, suspeitos ou meros intermediários, têm igualmente meios de defesa (económicos) em contas ofshores e Influencias diversas de altos níveis!….. Os ditos (Mega Processos) são uma prova a vista de todos, que permitem o arrastamento sem Fim de qualquer condenação. ………..Mas disso já todos nós demos conta !….Este “Disfuncionamento”, para não utilizar outro termo, em termos de Justiça, talvez seja, não un defeito mas sim uma normalidade neste Jardim a beira mar plantado !…… Bem podemos mudar de Políticos e Governos, mas mais difícil será mudar de Politicas (Justas) !…… Como se costuma ouvir Popularmente, “mudam-se as Moscas mas fica sempre a M…….” !…..Bem haja a todos !

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …