/

Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar

O ex-eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar, no executivo de António Costa.

A notícia foi avançada pela Antena Um/Açores e confirmada pelo Diário de Notícias.  Doutorado em Biologia pela Universidade de Liverpool e pela Universidade dos Açores, Serrão Santos foi Presidente do IMAR- Instituto do Mar, e Diretor do Departamento de Oceanografia e Pesca (DOP) da Universidade dos Açores, tendo ainda desempenhado o cargo de Pró-Reitor dessa instituição, de acordo com o Açoriano Oriental.

Na altura esta foi uma das mais-valias apresentadas pelo PS aquando da sua integração na lista às europeias de 2014. No Parlamento Europeu, o futuro governante esteve nas comissões das Pescas e da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Ricardo Serrão Santos substitui no cargo Ana Paula Vitorino, que deixa o executivo. A atual governante será uma vítima do familygate, o caso que penalizou o PS e o Governo, depois de acusações feitas aos socialistas pro construírem uma teia de relações familiares em torno do executivo.

Vitorino é casada com o ainda ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e os dois estão no atual Governo desde o início, sem que na altura se levantassem questões. É colocada a hipótese de o ministro da Administração Interna transitar para outra pasta.

De saída está também José António Vieira da Silva, ministro cessante do Trabalho e da Segurança Social, por vontade própria.  Mariana Vieira da Silva (ministra da Presidência), a principal conselheira no Executivo, irá manter-se, já que o pai, José António Vieira da Silva se reformou.

Luís Capoulas Santos, ministro cessante da Agricultura e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Valsassina Heitor poderão também sair.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.