Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

Manuel De Almeida / Lusa

Ricardo Salgado (E), ex-presidente do BES, à saida do Tribunal Central de Instrução Criminal

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado.

De acordo com o matutino, esta é a tese para qual o MP se inclina e o despacho de acusação do universo Espírito Santo deve ser conhecido até à próxima quinta-feira, dia 15.

Em causa estará uma estrutura fraudulenta criado pelo antigo banqueiro, uma organização montada sem conhecimento da maioria da equipa de gestão e das entidades de fiscalização do banco, nomeadamente, do Banco de Portugal.

Segundo novos factos, escreve o Público, Ricardo Salgado terá sido o cérebro e o líder de uma rede criminosa, por si estruturada dentro GES e do Banco Espírito Santo (BES), com a finalidade de cometer delitos de forma organizada.

Pretendia através desta estrutura fazer pagamentos ocultos, cometer fraude no comércio internacional e de desviar fundos de centenas de milhões de euros para corrupção, tendo desnatado o BES em mais de mil milhões de euros.

Terá construído no seio do BES uma entidade paralela, que funcionava à margem dos órgãos de gestão e de controlo e dos supervisores, com o objectivo de “segurar” o GES.

O Público frisa ainda que se espera que este caso caso possa produzir a mais grave acusação alguma vez feita até hoje a um banqueiro em Portugal. “Todas as informações que têm vindo a público permitem antecipar que este será, talvez, o maior escândalo financeiro da história do país”, escreve ainda o diário.

Também a revista Sábado escreve que o despacho de acusação está concluído e nele constam mais de 3.000 paginas. Ricardo Salgado e todos os outros arguidos envolvidos deverão começar a ser notificados já na próxima segunda-feira, precisa.

Segundo a mesma publicação, alguns dos crimes estão em vias de prescrever, nomeadamente de falsificação que são imputados a Ricardo Salgado, levando à necessidade de se avançar com a acusação.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se compreendo bem….vai ser mais uma vez acusado, alem de já ter sido acusado, arrestados alguns bens, com mais uma acusação nunca chegará a ser Julgado. Os ditos “méga-processos”, recheados de contratempos, recursos e mesmo por causa do Covid 19, tem a vida longa. Entre tempo estes Srs. da “Alta”, vagueiam livremente, como se tais crimes não justificassem penas de prisão ! ….O Sistema de Justiça é antes de tudo um enorme negocio, pobre daquele que rouba um pão !

  2. Já lá vão seis anos e o homem continua em liberdade, possivelmente quando chegar a ser condenado já estará morto há algum tempo, o crime sempre compensa, sobretudo para peixe graúdo!

  3. Pelo que entendi, o MP tem mais uma mão cheia de nada, muita parra e nenhuma uva, só suposições mas provas, que é bom, nada…
    Parem de gastar o nosso dinheiro em coisas inúteis, façam algo de produtivo que justifique os seu gordos salários.

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …