Reyes ia a 237 km/h quando um pneu rebentou. E “não é um herói”

Alberto Martin / EPA

O acidente que provocou a morte do futebolista espanhol José António Reyes e, mais tarde, do seu primo, Jonathan Reyes, terá sido causado pela perda de controlo do veículo devido ao rebentamento de um pneu.

Segundo revela este domingo o jornal espanhol Mundo Deportivo, que cita a Guardia Civil, os peritos que analisaram o local do acidente terão determinado, a partir das marcas deixadas no local e dos sinais de violência do impacto, que no momento no acidente o veículo circulava a 237 km/h, numa via com velocidade máxima de 120 km/h.

O acidente ocorreu este sábado, no quilómetro 18 da autoestrada A-376, em Espanha, quando o jogador e dois familiares se dirigiam para Utrera, a sua terra natal.

De acordo com os peritos citados pelo jornal espanhol, o acidente foi causado pelo rebentamento de um dos pneus do Mercedes Brabus S550 de 380 CV de Reyes, que provocou o despiste da viatura, que acabou por se incendiar.

Além disso, os peritos suspeitam que os pneus da viatura não tinham a pressão adequada, e que o futebolista, que tinha uma pequena frota de veículos de grande cilindrada (entre os quais, um Ferrari), não conduzia o Mercedes “há vários meses”.

“Não merece homenagem como se fosse um herói”

Na sequência da morte do popular futebolista espanhol, sucederam-se mensagens emotivas de homenagem de colegas, responsáveis desportivos e adeptos de futebol. Antes do início da final da Champions League deste sábado, entre Liverpool e Tottenham, foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao antigo jogador.

Mas uma voz dissonante lançou a polémica. Santiago Cañizares, antigo guarda-redes do Real Madrid e Valência, recorda que o acidente “fez mais vítimas”. Para o antigo guardião merengue, Reyes não merece ser homenageado como se fosse um herói.

Circular em excesso de velocidade é uma atitude reprovável. No acidente houve vítimas além do condutor. Reyes não merece uma homenagem como se fosse um herói. Mas isso não faz com que não lamente o ocorrido e reze pelas suas almas”, escreveu no seu perfil no Twitter o antigo guarda-redes espanhol, actualmente piloto de rally.

https://twitter.com/santicanizares/status/1134969074335780864

A mensagem gerou fortes críticas de alguns utilizadores, que levaram Cañizares a esclarecer a sua posição. “Talvez não me tenha explicado bem. Claro que merece uma homenagem e uma grande memória pela sua carreira e contributo ao futebol.”

“Leio opiniões de todo o tipo, respeito-as a todas e até excepcionalmente hoje as que vêm acompanhadas por insultos e menosprezo. Só pretendo condenar a insensibilidade, e convidar à reflexão sobre os nossos erros, e creio que é perfeitamente compatível com a dor”, explicou Cañizares.

No veículo, conduzido por Reyes, viajavam o futebolista e dois primos seus. José António e e o primo Jonathan Reyes faleceram no local, carbonizados no interior do automóvel. Juan Manuel Calderón sofreu queimaduras em 60% do corpo e encontra-se hospitalizado em estado muito grave.

Reyes, que jogava actualmente no Extremadura, da segunda divisão espanhola, jogou no Benfica na época 2008/09, por empréstimo do Atlético de Madrid, tendo disputado 35 jogos e marcado seis golos ao serviço da equipa lisboeta. Conquistou nessa época a Taça da Liga, frente ao Sporting, tendo marcado o golo que deu a vitória aos encarnados.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Há carros que são perfeitamente seguros a uma velocidade de 236kmsh. Foi preciso o pneu rebentar para terem um acidente senão o carro seguia alegremente sem problemas.
    A historia dos limites horários é um embuste, caso os pneus tivessem a pressão correcta provavelmente nao teria rebentado

  2. A 237k para uma estrada preparada para 120. Depois há sempre a desculpa do pneu que rebentou. Podia ter sido. Muito dinheiro, muitos carros, mas a vida vai-se
    e acabou tudo….

  3. Típico em Espanha, a necessidade de dar noticia é tanta que especulação passa a factos. (acontece muitas vezes, ainda a pouco passou o mesmo na noticia do miúdo que morreu num furo aberto ilegalmente)

    Os peritos fantásticos até conseguem ir á televisão dar certezas de que o jogador Jose Reys conduzia a uma velocidade de 237Km por hora e com pneus supostamente com pressão errada.

    Agora que os verdadeiros experts (aqueles que olham os factos e não as especulações de testemunhas que viram Reys passar a mais de 300Km) começam a analisar todos os factos fica-se a saber que afinal Reys não vinha ao volante mas sim o primo, que a velocidade não podia ser superior a 200Km devido ao local, imagem da ultima camera de vigilância pelo qual o carro passou e a capacidade de aceleração do veiculo (não afastando o excesso de velocidade).
    Certo é que o Jose Reys era copiloto e não o condutor, também pensam agora que o pneu não rebentou mas sim a jante partiu devido a danos causados anteriormente (existe pedaços da janta na estrada) e também porque o carro usava pneus slim quem em caso de rebentamento não produzem impacto suficiente para causar problemas a condução.

    Enfim, os expertos da miúdos da esquadra tinham que aparecer na televisão e parecerem inteligentes, logo dizem m****, depois culpasse a velocidade (como de costume) e o Jose Reys quando este não conduzia e se realmente a jante partiu, ir a 120 não teria evitado o acidente “ACIDENTE – palavra que descreve algo causado sem intenção ou possibilidade de evitar”

      • Não, andei na balda porque não gostava de estudar e aos 16 fui trabalhar, agora trabalho fora de Portugal, tenho um bom cargo de director, bom salário, 6 filhos magnificos, uma mulher que me atura, uma vida pessoal e financeira da qual não me posso queixar. Assim que não preciso de saber escrever para ser feliz.

        e você é feliz?! porque olhando a alguns dos post que você faz, passa a vida a queixar-se e fazer comentários que nada tem a haver com o tópico… parece que ter ido a escola não lhe serviu de nada a não ser para escrever mal de tudo e todos.

        Aprenda a viver e deixe os outros em paz, se não percebeu alguma coisa que escrevi, de este ou do outro post, sinta-se á vontade de colocar as suas duvidas, posso não ter tido paciência para estudar mas com 6 filhos, tenho paciência para aturar crianças.

        Um abraço

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …