A Revolve Air é uma cadeira de rodas dobrável que nasceu para facilitar a vida aos viajantes

Em 2018, Andrea Mocellin inventou uma roda dobrável em tamanho normal conhecida como Revolve. Agora, incorporou a tecnologia numa cadeira de rodas que se dobra para caber no compartimento de bagagens de um avião.

Segundo o New Atlas, a roda possui um eixo central, seis estruturas dobráveis de alumínio que ocupam o lugar dos raios tradicionais e um aro, também de alumínio, dividido em seis secções interligadas – cada uma delas revestida por um pedaço de pneu com espuma.

Um mecanismo de travão no eixo central faz com que a roda seja segura em andamento. Na hora de a dobrar, basta acionar a libertação desse mecanismo, que irá permitir que os dois lados do eixo se separem um do outro, de modo a que os “raios” e as secções do aro possam ser dobrados para baixo e arrumados entre si – muito parecido com o sistema das varetas de um guarda-chuva.

A cadeira de rodas Revolve Air incorpora duas dessas rodas de 60 centímetros, unidas lado a lado ao longo de um eixo partilhado. Um componente em forma de cápsula guarda ambas as rodas quando são dobradas.

Na hora de usar a cadeira de rodas, a cápsula é retirada e colocada no eixo, onde funciona como assento. Uma outra estrutura, com um pequeno conjunto de rodas dianteiras na extremidade, dobra-se para baixo a partir da parte inferior da cápsula.

A Revolve Air pode ser dobrada e desdobrada em, aproximadamente, o mesmo período de tempo que é necessário para uma cadeira de rodas dobrável tradicional.

Ao contrário destas, o seu tamanho é reduzido em 60% quando é dobrada, o que significa que pode ser facilmente levada a bordo de um avião e armazenada como uma mala de cabine. Da mesma forma, pode também ser transportada em comboios e autocarros.

O projeto procura agora parceiros de negócios para produzir uma série limitada de cadeiras de rodas, a fim de serem testadas por viajantes ativos.

De acordo com Andrea Mocellin, os primeiros protótipos devem estar prontos para teste e certificação até 2022. Um lote inicial de cadeiras de rodas de produção pode rondar os 2.000 euros cada, apesar de este valor ser ainda uma estimativa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …