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A Revolve Air é uma cadeira de rodas dobrável que nasceu para facilitar a vida aos viajantes

Em 2018, Andrea Mocellin inventou uma roda dobrável em tamanho normal conhecida como Revolve. Agora, incorporou a tecnologia numa cadeira de rodas que se dobra para caber no compartimento de bagagens de um avião.

Segundo o New Atlas, a roda possui um eixo central, seis estruturas dobráveis de alumínio que ocupam o lugar dos raios tradicionais e um aro, também de alumínio, dividido em seis secções interligadas – cada uma delas revestida por um pedaço de pneu com espuma.

Um mecanismo de travão no eixo central faz com que a roda seja segura em andamento. Na hora de a dobrar, basta acionar a libertação desse mecanismo, que irá permitir que os dois lados do eixo se separem um do outro, de modo a que os “raios” e as secções do aro possam ser dobrados para baixo e arrumados entre si – muito parecido com o sistema das varetas de um guarda-chuva.

A cadeira de rodas Revolve Air incorpora duas dessas rodas de 60 centímetros, unidas lado a lado ao longo de um eixo partilhado. Um componente em forma de cápsula guarda ambas as rodas quando são dobradas.

Na hora de usar a cadeira de rodas, a cápsula é retirada e colocada no eixo, onde funciona como assento. Uma outra estrutura, com um pequeno conjunto de rodas dianteiras na extremidade, dobra-se para baixo a partir da parte inferior da cápsula.

A Revolve Air pode ser dobrada e desdobrada em, aproximadamente, o mesmo período de tempo que é necessário para uma cadeira de rodas dobrável tradicional.

Ao contrário destas, o seu tamanho é reduzido em 60% quando é dobrada, o que significa que pode ser facilmente levada a bordo de um avião e armazenada como uma mala de cabine. Da mesma forma, pode também ser transportada em comboios e autocarros.

O projeto procura agora parceiros de negócios para produzir uma série limitada de cadeiras de rodas, a fim de serem testadas por viajantes ativos.

De acordo com Andrea Mocellin, os primeiros protótipos devem estar prontos para teste e certificação até 2022. Um lote inicial de cadeiras de rodas de produção pode rondar os 2.000 euros cada, apesar de este valor ser ainda uma estimativa.

ZAP //

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