O Revolution NAV ROV pode ser identificado pelo Google Maps enquanto está debaixo de água

O GPS não funciona debaixo de água, o que significa que encontrar um submarino pode ser uma tarefa difícil. Contudo, com o novo ROV, este já não será mais um problema, pois o dispositivo para além de mergulhar a um nível bastante profundo, ainda aparece no horizonte do Google Maps.

Produzido pela empresa canadense Deep Trekker, o Revolution NAV é, em muitos aspetos, semelhante a muitos outros veículos que são monitorizados de forma remota.

O dispositivo (que é operado remotamente), está ligado a um operador de superfície através de um cabo de comunicação, tem seis propulsores, capacidade para descer até 305 metros de profundidade, grava vídeos em 4K auxiliados por refletores de LED, possui um braço robótico de apreensão e pode funcionar de forma autónoma até 8 horas.

No momento em que o Revolution NAV é colocado em ação, o operador usa um objeto do tamanho de uma lata, conhecido como transdutor, na água. Este flutua na superfície ao lado do dispositivo e transmite pulsos acústicos para o mar ou lago. Cada vez que o objeto montado no topo do ROV deteta um desses pulsos, o dispositivo responde.

Quando o transdutor flutuante capta o pulso em resposta, é capaz de determinar a que distância o ROV está dele (com base na quantidade de tempo que passou desde que o dispositivo enviou o pulso) e em qual direção.



Essa tecnologia não é exclusiva da Deep Trekker. No entanto, a empresa vai usar os dados para exibir a localização atual do Revolution NAV num Google Maps inserido no ecrã do controlador. A rota que o ROV seguiu também é exibida e pode ser guardada como referência futura – caso o utilizador detete algo de interesse na transmissão ao vivo da câmara do ROV.

O veículo também tem uma cabeça esférica que pode ser inclinada a 260 graus para cima e para baixo em relação ao seu corpo. Isso significa que enquanto o ROV está na sua posição dentro de água, a sua câmara, luzes e braço podem ser movidos para obter o ângulo ideal para a tarefa em questão.

O preço deste aparelho ronda os 57 mil dólares, avança o New Atlas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …