O Revolution NAV ROV pode ser identificado pelo Google Maps enquanto está debaixo de água

O GPS não funciona debaixo de água, o que significa que encontrar um submarino pode ser uma tarefa difícil. Contudo, com o novo ROV, este já não será mais um problema, pois o dispositivo para além de mergulhar a um nível bastante profundo, ainda aparece no horizonte do Google Maps.

Produzido pela empresa canadense Deep Trekker, o Revolution NAV é, em muitos aspetos, semelhante a muitos outros veículos que são monitorizados de forma remota.

O dispositivo (que é operado remotamente), está ligado a um operador de superfície através de um cabo de comunicação, tem seis propulsores, capacidade para descer até 305 metros de profundidade, grava vídeos em 4K auxiliados por refletores de LED, possui um braço robótico de apreensão e pode funcionar de forma autónoma até 8 horas.

No momento em que o Revolution NAV é colocado em ação, o operador usa um objeto do tamanho de uma lata, conhecido como transdutor, na água. Este flutua na superfície ao lado do dispositivo e transmite pulsos acústicos para o mar ou lago. Cada vez que o objeto montado no topo do ROV deteta um desses pulsos, o dispositivo responde.

Quando o transdutor flutuante capta o pulso em resposta, é capaz de determinar a que distância o ROV está dele (com base na quantidade de tempo que passou desde que o dispositivo enviou o pulso) e em qual direção.

Essa tecnologia não é exclusiva da Deep Trekker. No entanto, a empresa vai usar os dados para exibir a localização atual do Revolution NAV num Google Maps inserido no ecrã do controlador. A rota que o ROV seguiu também é exibida e pode ser guardada como referência futura – caso o utilizador detete algo de interesse na transmissão ao vivo da câmara do ROV.

O veículo também tem uma cabeça esférica que pode ser inclinada a 260 graus para cima e para baixo em relação ao seu corpo. Isso significa que enquanto o ROV está na sua posição dentro de água, a sua câmara, luzes e braço podem ser movidos para obter o ângulo ideal para a tarefa em questão.

O preço deste aparelho ronda os 57 mil dólares, avança o New Atlas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …