/

O Revolution NAV ROV pode ser identificado pelo Google Maps enquanto está debaixo de água

O GPS não funciona debaixo de água, o que significa que encontrar um submarino pode ser uma tarefa difícil. Contudo, com o novo ROV, este já não será mais um problema, pois o dispositivo para além de mergulhar a um nível bastante profundo, ainda aparece no horizonte do Google Maps.

Produzido pela empresa canadense Deep Trekker, o Revolution NAV é, em muitos aspetos, semelhante a muitos outros veículos que são monitorizados de forma remota.

O dispositivo (que é operado remotamente), está ligado a um operador de superfície através de um cabo de comunicação, tem seis propulsores, capacidade para descer até 305 metros de profundidade, grava vídeos em 4K auxiliados por refletores de LED, possui um braço robótico de apreensão e pode funcionar de forma autónoma até 8 horas.

No momento em que o Revolution NAV é colocado em ação, o operador usa um objeto do tamanho de uma lata, conhecido como transdutor, na água. Este flutua na superfície ao lado do dispositivo e transmite pulsos acústicos para o mar ou lago. Cada vez que o objeto montado no topo do ROV deteta um desses pulsos, o dispositivo responde.

Quando o transdutor flutuante capta o pulso em resposta, é capaz de determinar a que distância o ROV está dele (com base na quantidade de tempo que passou desde que o dispositivo enviou o pulso) e em qual direção.

Essa tecnologia não é exclusiva da Deep Trekker. No entanto, a empresa vai usar os dados para exibir a localização atual do Revolution NAV num Google Maps inserido no ecrã do controlador. A rota que o ROV seguiu também é exibida e pode ser guardada como referência futura – caso o utilizador detete algo de interesse na transmissão ao vivo da câmara do ROV.

O veículo também tem uma cabeça esférica que pode ser inclinada a 260 graus para cima e para baixo em relação ao seu corpo. Isso significa que enquanto o ROV está na sua posição dentro de água, a sua câmara, luzes e braço podem ser movidos para obter o ângulo ideal para a tarefa em questão.

O preço deste aparelho ronda os 57 mil dólares, avança o New Atlas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.