Foi encontrada uma pintura oculta no retrato “Virgem Maria e Menino Jesus” do Século XIV, depois de obras de restauro de mais de 600 horas.
Atribuído ao renascentista italiano Pietro di Niccolo da Orvieto, o quadro “Virgem Maria e Menino Jesus” pertence ao acervo do Museu Fitzwilliam da Universidade de Cambridge, em Inglaterra, e estava há décadas pendurado e intocado, no mesmo lugar.
Quando estavam a prepará-lo para uma nova exposição de quadros renascentistas – chamada “Madonas e Milagres” -, os restauradores encontraram um segundo trabalho na parte de trás da tela. Especialistas acreditam que se trata de uma representação da ferida adquirida por Jesus Cristo na cruz, conforme reporta a BBC.
Uma equipa de sete restauradores do Instituto Kerr, o departamento de conservação do Museu britânico, recuperou a pintura que estava encardida e tinha perdido as suas cores.
Acredita-se que o quadro de duas faces tenha sido criado como objeto de devoção para cerimónias privadas de orações e contemplação.
O trabalho de recuperação também revelou, com a ajuda de um equipamento de luz infra-vermelha, detalhes do véu da Virgem que permaneceram invisíveis a olho nu durante séculos. Originalmente azul, cor que simboliza o celestial, essa parte da pintura tinha sido coberta por tinta preta.
Agora, a pintura está a ser exibida numa vitrina especial de vidro que permite que os seus dois lados sejam apreciados pelo público.
Em cartaz desde a semana passada, a mostra “Madonnas e Milagres” reúne obras que o museu descreve como “testamentos da devoção religiosa na Itália, durante a Renascença”. O período, do fim do século XIV ao fim do século XVI, foi marcado pela revalorização de referências culturais da antiguidade clássica na Europa.
ZAP // BBC
É vergonhoso apresentarem uma noticias destas, com um video sem legendas
A pensar que era a Teodora Cardoso