Revelado o duplo segredo de um retrato medieval da Virgem Maria com Jesus

Foi encontrada uma pintura oculta no retrato “Virgem Maria e Menino Jesus” do Século XIV, depois de obras de restauro de mais de 600 horas.

Atribuído ao renascentista italiano Pietro di Niccolo da Orvieto, o quadro “Virgem Maria e Menino Jesus” pertence ao acervo do Museu Fitzwilliam da Universidade de Cambridge, em Inglaterra, e estava há décadas pendurado e intocado, no mesmo lugar.

Quando estavam a prepará-lo para uma nova exposição de quadros renascentistas – chamada “Madonas e Milagres” -, os restauradores encontraram um segundo trabalho na parte de trás da tela. Especialistas acreditam que se trata de uma representação da ferida adquirida por Jesus Cristo na cruz, conforme reporta a BBC.

Uma equipa de sete restauradores do Instituto Kerr, o departamento de conservação do Museu britânico, recuperou a pintura que estava encardida e tinha perdido as suas cores.

Acredita-se que o quadro de duas faces tenha sido criado como objeto de devoção para cerimónias privadas de orações e contemplação.

O trabalho de recuperação também revelou, com a ajuda de um equipamento de luz infra-vermelha, detalhes do véu da Virgem que permaneceram invisíveis a olho nu durante séculos. Originalmente azul, cor que simboliza o celestial, essa parte da pintura tinha sido coberta por tinta preta.

Agora, a pintura está a ser exibida numa vitrina especial de vidro que permite que os seus dois lados sejam apreciados pelo público.

Em cartaz desde a semana passada, a mostra “Madonnas e Milagres” reúne obras que o museu descreve como “testamentos da devoção religiosa na Itália, durante a Renascença”. O período, do fim do século XIV ao fim do século XVI, foi marcado pela revalorização de referências culturais da antiguidade clássica na Europa.

ZAP // BBC

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …

Tribunal confirma incapacidade de centenário que se casou com empregada em Bragança

O centenário milionário de Bragança que se casou com uma empregada em maio, dois meses antes de morrer, estava incapaz de tomar decisões, indica uma sentença judicial datada desta segunda-feira, a que a Lusa teve …

Alemanha proíbe smartwatches que espiam crianças

O órgão regulador das telecomunicações alemãs anunciou, este fim de semana, a proibição da utilização de smartwatches a todas as crianças. Aos pais, o Bundesnetzagentur pediu que destruíssem estes equipamentos. A decisão foi tomada pelo órgão …

Ministério Público pede 3 anos e 4 meses de pena suspensa para Carrilho

O Ministério Público pediu, esta segunda-feira, três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, para Manuel Maria Carrilho pelo crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. Foram mais de três horas de …

El Mundo aponta Centeno como favorito à presidência do Eurogrupo

Faltam duas semanas para serem tornados públicos os nomes dos candidatos à presidência do Eurogrupo que vão suceder a Dijsselbloem. O espanhol El Mundo já tem um favorito e é português: Mário Centeno. "Mário Centeno, o …

João Lourenço exonera comandante da polícia e chefe da secreta militar

O Presidente angolano exonerou hoje o comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, e o chefe da secreta militar, general António José Maria, nomeando respetivamente, para os mesmos lugares, o comissário-geral Alfredo Mingas e o …

Porto perde a Agência Europeia do Medicamento para Amesterdão

A cidade do Porto foi eliminada, esta segunda-feira, na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), que vai abandonar o Reino Unido devido ao Brexit. À …

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A agência espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …